Publicidade:

5 pequenos truques que podem ajudá-lo a poupar

Existem alguns pequenos truques que podem ajudá-lo a poupar, quase como num passe de magia. Não acredita? Comprove por si mesmo!

5 pequenos truques que podem ajudá-lo a poupar
Saiba quais são

Quantas vezes chegou ao fim do mês com a sensação de que fez tudo para poupar “uns trocos”, mas ainda assim não foi possível? Se a resposta é “mais vezes do que gostaria”, então nós trazemos uma lista com pequenos truques que podem ajudá-lo a poupar.

Por cá, somos fãs da poupança e não faltam sugestões para amealhar uns euros a mais todos os meses: nas compras online, da maneira mais eficiente ou de forma rápida, e até mesmo sem se aperceber.

Se, ainda assim, não consegue aliviar o seu esforço financeiro, trazemos-lhe agora mais algumas dicas que vão salvar a sua conta bancária.

Pequenos truques que podem ajudá-lo a poupar


1. Faça os balanços económicos mensais

pequenos truques que podem ajudá-lo a poupar

Se quer poupar, tem de saber quais os seus gastos mensais. Para tal, deverá puxar da calculadora e fazer contas à vida, literalmente. Subtraia o valor dos seus rendimentos ao total das suas despesas. O resultado obtido corresponderá ao seu saldo mensal. Para estas contas deverá incluir todos os gostos, incluindo as despesas fixas e variáveis.

Quer saber como organizar as despesas? Nós explicamos. Feito o balanço mensal, irá perceber onde e como gasta o seu salário. Dessa forma, rapidamente conseguirá fazer determinados ajustes que permitirão novas formas de poupança.

2. Agende pagamentos e transferências automáticas

pequenos truques que podem ajudá-lo a poupar

Para não se perder em faturas (e valores extra por ter excedido o prazo legal de pagamento) pode agendar débitos diretos. Pode, ainda, autorizar transferências automáticas para uma conta poupança ao início de cada mês.

3. Nunca compre por impulso

pequenos truques que podem ajudá-lo a poupar

Compre apenas o que realmente precisa. Sempre que for às compras, siga a regra dos 10 segundos: pegue no produto e, durante 10 segundos, pense se precisa mesmo do artigo, qual a sua utilidade e se vai realmente utilizá-lo. Se não entrar nenhuma resposta durante esses 10 segundos, volte a colocar o produto na prateleira.

4. Faça a divisão do seu salário

pequenos truques que podem ajudá-lo a poupar

Este é mais um dos pequenos truques que podem ajudá-lo a poupar. Sempre que receber o seu salário faça a distribuição do rendimento da seguinte forma:

  • 10% do salário deve ser guardado;
  • 35% do salário deve ser reencaminhado para o pagamento das despesas com a habitação;
  • 25% do salário deve ser gasto em atividades de lazer com família, refeições fora de casa e com amigos e férias;
  • 15% do salário deve ser gasto com despesas relacionadas com o automóvel (créditos e seguros);
  • 15% do salário deve ser direcionado para o pagamento das prestações relativas a cartões de crédito ou outros créditos pessoais (se não for o caso, pode juntar este valor ao montante reencaminhado para a poupança).

5. Utilize o sistema do envelope

pequenos truques que podem ajudá-lo a poupar

Este é outros dos pequenos truques que podem ajudá-lo a poupar mais antigos da nossa lista. O processo é simples: coloque o seu dinheiro em diversos envelopes, repartidos consoante objetivos distintos (para pagar contas, alimentação, despesas com o carro, créditos, etc). Dessa forma não corre o risco de gastar mais do que pode.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].