Publicidade:

As 5 pessoas mais generosas do mundo

Há muitos milionários que têm feito o seu caminho a ajudar quem mais precisa. Saiba quem são as pessoas mais generosas do mundo.

As 5 pessoas mais generosas do mundo
Quem serão as pessoas que partilham a sua riqueza com quem mais precisa?

Entre as pessoas mais generosas do mundo estarão os mais ricos? Ao contrário do que é julgado por grande parte das pessoas, nem todos os ricos são pessoas frias, distantes e calculistas, desprovidas de qualquer sensibilidade. Antes pelo contrário. Existem muitos milionários por esse mundo fora que em muito têm contribuído para ajudar milhares e milhares de pessoas nas condições mais adversas e com inúmeros problemas distintos.

Ao longo da história, muitos têm sido os multimilionários que utilizam parte da sua fortuna para ajudar instituições sociais, que apoiam as mais diversas causas. O americano Andrew Carnegie, por exemplo, tinha uma célebre frase em que dizia que “nenhum homem pode tornar-se rico sem que ele próprio enriqueça os outros”. Enleados nesta filosofia, existiram várias figuras ao longo do tempo que utilizaram parte da sua riqueza para apoiar centenas de causas nobres. Quem são, afinal, as pessoas mais generosas do mundo?

Para conseguir avaliar quais são as pessoas mais generosas do mundo, foram analisados aqueles cujo património líquido é bastante elevado. Identificados estes indivíduos, foi possível avaliar o somatório da caridade prestada até hoje. O rácio das doações ao longo de uma vida inteira, juntamente com o valor do património, permitiu perceber quem é, de fato, generoso.

A pessoas mais generosas do mundo: 5 bons exemplos

Bill Gates

Bill Gates nem precisa de introdução, pois não? É uma das pessoas mais ricas do mundo mas também é uma das mais generosas. Até agora é estimado que tenha doado cerca de 30 biliões de dólares para instituições e causas sociais. Nada mau, certo?

Warren Buffet

Warren Buffet, CEO da Berkshire Hathawai foi considerada a pessoa mais rica do mundo em 2008 e já doou cerca de 22 biliões de dólares para caridade, provando que não é por se ser muito rico que se tem de viver aliado de tudo o que se passa à sua volta.

Gordon Moore

O co-fundador e director da Inter Corporation é avaliado em 6,5 biliões de dólares. Ora, Gordon Moore também já doou cerca de 5 biliões para caridade, como é o caso da sua Fundação Gordon e Betty Moore. Contas feitas, já doou cerca de 77% da sua fortuna, feito que lhe dá entrada direta para esta das pessoas mais generosas do mundo.

Azim Premji

Ligado desde sempre às tecnologias de informação, Azim Premji é também fundador e presidente da fundação que tem o seu nome. Ao longo dos anos, tem-se batido por reformar o sistema de educação indiano. Entre outras coisas, a fundação oferece formação a professores e em muito tem contribuído para o desenvolvimento do ensino. Só em doações, já atingiu os 8 biliões de dólares.

Charles Francis Feeney

Charles Francis Feeney tem o objetivo de doar toda a sua riqueza, daí ser considerado a pessoa mais generosa do mundo por muitos. Apesar da sua riqueza estar avaliada em cerca de 2 milhões de dólares, as suas doações já ultrapassam os 6,3 biliões de dólares. Isso significa que já doou cerca de 420% da sua riqueza calculada.

Veja também: