Publicidade:

6 pessoas que fizeram a diferença no mundo do trabalho

Há 6 pessoas que fizeram a diferença no mundo do trabalho. Conheça e inspire-se em quem teve ideias que resultaram em negócios de sucesso.

6 pessoas que fizeram a diferença no mundo do trabalho
Inspire-se com estas histórias

Porque podem servir de inspiração, estas são algumas das pessoas que fizeram a diferença no mundo do trabalho. Em rigor, que continuam a fazer essa diferença todos os dias. Empreendedorismo e vontade de arriscar parecem ser elementos comuns a muitas destas personalidades.

Uma ideia, não desistir do sonho, determinação, oportunidade e sorte são alguns fatores que também ajudam a ter uma carreira de sucesso. Vamos descobrir mais?

Pessoas que fizeram a diferença no mundo do trabalho


Quase não há quem, pelo menos, nunca tenha ouvido falar no nome deles. Conheça aqui um pouco da sua história e, quem sabe, não encontra inspiração para ser a próxima pessoa a fazer a diferença no mundo do trabalho.

1. José Neves, Farfetch

Farfetch

A Farfetch começou como startup e cresceu de forma exponencial. José Neves, presidente e fundador da Farfetch, nunca teve um emprego por conta de outrem, tendo, aos 19 anos, e ainda na faculdade, lançado a sua primeira empresa – a Grey Matter, de software. A Swear, uma empresa de calçado, veio dois anos depois.

Criada durante a crise financeira, a Farfetch entrou no mercado duas semanas antes da falência do banco de investimento norte-americano Lehman Brothers, em setembro de 2008. A ideia tinha surgido no ano anterior, durante a Paris Fashion Week, onde José Neves estava presente com a marca de calçado Swear, que lançou em 1996, em Londres. Aí reparou que havia uma oportunidade de mercado no retalho de luxo.

Da ideia à concretização, a Farfetch é hoje uma empresa de muitos milhões, considerada uma das melhores empresas para trabalhar. José Neves partilha os valores-base da Farfetch em várias entrevistas: otimização, sustentabilidade e disrupção.

2. Bill Gates, Microsoft

Microsoft

Claramente associado à Microsoft, uma empresa de sucesso, Bill Gates é uma das pessoas que fizeram a diferença no mundo: primeiro, através da revolução dos computadores, depois, ao tentar alargar o acesso à saúde e à educação dos mais carenciados.

Liderou a Microsoft  tal como dirige a Bill & Melinda Gates Foundation: escolhendo as pessoas mais talentosas e inserindo-as em equipas pequenas para resolver grandes problemas.

3. Steve Jobs, Apple

Apple

A Apple é outro exemplo de sucesso ao qual associamos Steve Jobs.

Steve Jobs sempre teve a convicção de que os focus group e as pesquisas de mercado limitam a capacidade para inovar. Por isso, quando lhe perguntaram sobre as pesquisas que a Apple fez para lançar o iPad, a resposta foi: “Nenhuma. O papel do consumidor não é saber o que quer. É difícil para ele dizer o que quer quando nunca viu algo remotamente parecido.”

Steve Jobs deixou-se sempre guiar pela intuição – e ainda bem, pois os resultados são bem conhecidos.

4. Mark Zuckerberg, Facebook

facebook

Descrito pela Fortune como o empreendedor mais paranoico dos tempos atuais, Mark Zuckerberg foi – e é ainda – o rapaz que criou o Facebook num quarto da Universidade de Harvard. O sucesso que o facebook alcançou é do conhecimento de todos.

Mark  Zuckerberg está sempre a desafiar-se com alterações inovadoras e já se tornou incómodo para alguns pesos pesados, como a Google.

5. Jeff Bezos

Amazon

A Amazon é outra das empresas de sucesso a nível mundial. Jeff Bezos procura tempo para estar sozinho, para se desligar totalmente do mundo e, assim, conseguir equilíbrio para ser mais proativo e criativo.

Fá-lo a cada trimestre, isolando-se, sem contacto com a empresa, telefones, etc. Em entrevistas, diz que procura nesses dias de isolamento navegar na internet para tentar descobrir o que as pessoas normais e os hackers andam a fazer. O homem da Amazon acrescenta que desses retiros surgem, geralmente, grandes ideias.

6. Larry Page e Sergey Brin, Google

googleFonte: Commons Wikimedia

Google nasceu quando, em 1996, o seu fundador sonhou que seria possível descarregar toda a internet num computador. E o sonho tornou-se realidade! A empresa já ultrapassou os 10 mil milhões de dólares de receitas apenas num trimestre. Diariamente, 2,5 milhões de pesquisas na internet passam pelo Google.

Mas para chegar lá, Larry Page e Sergey Brin investiram muitos milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, nos últimos anos.

Os 12 maiores empreendedores da atualidade


Segue-se uma lista com alguns dos principais empreendedores do mundo:

1 – Steve Jobs – Apple
2 – Bill Gates – Microsoft
3 – Fred Smith – Federal Express (FedEx)
4 – Jeff Bezos – Amazon.com
5 – Larry Page and Sergey Brin – Google
6 – Howard Schultz – Starbucks
7 – Mark Zuckerberg – Facebook
8 – John Mackey – Whole Foods
9 – Herb Kelleher – Southwest Airlines
10 – Narayana Murthy – Infosys
11 – Sam Waltes – Wal-Mart
12 – Muhammad Yunus – Grameen Bank

Inspire-se com os exemplos das pessoas que fizeram a diferença no mundo do trabalho – e seja a próxima!

Veja também: