Publicidade:

Se tem uma destas palavras-passe, mude já

Descobrimos as piores palavras-passe criadas desde sempre e divulgadas em 2017. Se reconhecer alguma delas, aconselhamos a mudar urgentemente.

Se tem uma destas palavras-passe, mude já
Segurança? Zero

Numa altura em que se fala bastante de segurança na internet, fizemos uma lista com as piores palavras-passe de 2017. Sabia que há muitas além das normais “123456” ou “qwerty”? Sim, e muitas delas são utilizadas diariamente para proteger coisas tão importantes como a caixa de correio eletrónico ou as contas nas redes sociais.

Vale a pena criar uma palavra-passe mais segura? Pode apostar que sim.

As piores palavras-passe de sempre


A tecnológica Splashdata revelou, no final de 2017, as piores palavras-passe de sempre: palavras que continuam a ser usadas atualmente e que põem em perigo grande parte dos serviços que utilizamos diariamente. Uma lista construída com base em ataques informáticos realizados durante o ano passado.

A liderar a tabela está um clássico: a palavra-chave “123456“. Depois, a palavra-passe “password” – aliás, estas duas dominam o pódio há quatro anos seguidos. Ainda no pódio, a “12345678” – senhas de acesso com números seguidos já são clássicas nesta lista. No top 10 está ainda o “12345“, o “123456789” e o “1234567“. Sim, parece que anda a faltar imaginação a muita gente.

Para além da sequência de números, há também a famosa “qwerty”, que aparece em quarto lugar, “futebol” (em nono lugar) e “amo-te” (na décima posição). Mas atenção: a lista apresenta as palavras-passe em inglês.

Veja a lista completa e divirta-se enquanto descobre que erros não deve cometer para não comprometer a sua segurança.

piores palavras passe

Como criar uma palavra-passe segura

Há um método infalível para criar uma palavra-passe “à prova de bala”. Basta pensar numa palavra com, no mínimo, oito caracteres, sendo que terá de existir um – pelo menos – caracter maiúsculo, um minúsculo, um número e um símbolo existente no teclado.

Pense, também, em algo que não esteja relacionado com o seu nome ou com o nome da empresa em que trabalha.

Pode sempre arranjar uma expressão ou uma frase – como “Nasci a 14 de dezembro de 1974” – para transformar e criar uma palavra-passe segura. Como é que fica o resultado final? Algo como “Na14dez74”. Parece suficientemente segura? A nós também.

Há várias formas de criar uma palavra-passe segura e de manter os serviços mais importantes longe de olhares indesejados. Para isso, basta seguir algumas destas técnicas ou recorrer a gestores de palavras-passe.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.