Saiba como ser uma PME Líder 2019

O estatuto PME Líder é o reconhecimento de que a sua empresa se encontra entre as melhores do mercado. A sua ambição é ser líder ou manter a liderança? Saiba como.

Saiba como ser uma PME Líder 2019
Conheça os procedimentos e prazos de candidatura

O Estatuto PME Líder é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do Turismo), em parceria com algumas entidades bancárias – sendo uma delas a Caixa Geral de Depósitos – e, ainda, com as Sociedades de Garantia Mútua.

Este estatuto foi lançado pelo IAPMEI em 2008 com o objetivo de distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva.

As PME Líder que apresentem ainda melhores desempenhos serão também distinguidas com o estatuto de PME Excelência, criando-lhes condições acrescidas de visibilidade.

Quais as vantagens de obter o estatuto de PME Líder?


pme lider

Com o objetivo de melhorar o perfil de risco e incentivar as empresas na concretização da sua ambição estratégica, o estatuto PME Líder permite aceder a um conjunto variado de benefícios, entre eles:

1. Notoriedade

Uma das vantagens mais imediatas de obter o estatuto de PME Líder diz respeito à notoriedade a que a empresa fica associada, sobretudo porque durante o processo de seleção, as empresas passam por um rigoroso escrutínio, que tem por base as melhores notações de rating e indicadores financeiros. Só as empresas com melhores indicadores conseguem obter a certificação.

Além disso, um dos benefícios do estatuto de PME Líder passa pela promoção ativa das empresas distinguidas, permitindo dar uma maior visibilidade aos seus negócios.

2. Melhores condições de acesso a produtos financeiros

O estatuto de PME Líder permite também facilitar as relações das empresas com o setor financeiro. Na prática, isso traduz-se na obtenção de melhores condições em  novas operações de crédito. Além disso, as PME Líder também podem usufruir de descontos e condições preferenciais no acesso a serviços financeiros (gestão de tesouraria, exportação, entre outros), nomeadamente:

  • Na oferta específica de cada um dos Bancos Parceiros;
  • Nas Linhas de Crédito Capitalizar 2018;
  • No desenvolvimento de condições para acesso aos mercados de capitais, de forma individual ou em grupo.

3. Acesso a linhas de financiamento especiais

As PME Líder acedem a linhas de crédito especiais garantidas pelo Estado, com bonificação de taxas de juros e redução do risco das operações bancárias, através de mecanismos de garantia do Sistema Nacional de Garantia Mútua. Ou seja, com condições otimizadas.

4. Acesso a mais informação

Com o selo de reputação PME Líder, as empresas têm acesso preferencial a informação sobre atividades e serviços de apoio às PME, pelo IAPMEI ou pelo universo das suas empresas participadas ou parceiros institucionais.

Como obter o estatuto?


No que diz respeito à candidatura propriamente dita, há requisitos a preencher. Alguns deles são decisivos:

  • As empresas têm de ser consideradas PME, comprovada pela obtenção da Certificação PME através do site do IAPMEI;
  • Ser uma PME com pelo menos três exercícios de atividade completos e contas encerradas relativas ao último exercício económico e fiscal completo;
  • Ter rating atribuído pelo sistema interno de notação de risco do banco protocolado que propõe a candidatura;
  • Desenvolver uma atividade económica enquadrada na Lista de Setores de Atividade (CAE) definidos pelo IAPMEI;
  • Ter situação regularizada perante a Autoridade Tributária, a Segurança Social, o IAPMEI e o Turismo de Portugal.

As empresas que cumpram os critérios de acesso a PME Líder são convidadas pelos Bancos parceiros e propostas ao IAPMEI, ou ao Turismo de Portugal, à obtenção do estatuto. As candidaturas a submeter pelos bancos protocolados correspondem a:

Nova adesão: todas as candidaturas de empresas que se candidatam pela primeira vez ao estatuto PME Líder, ou que, tendo-se candidatado anteriormente, não renovaram o seu estatuto no ciclo anterior;
Renovação: todas as candidaturas de empresas que pretendem renovar o estatuto PME Líder obtido no ciclo anterior;
Com a candidatura é sempre obrigatória a apresentação de Carta de Adesão/Renovação, datada e assinada por quem vincule a empresa.

Como ser Caixa TOP


pme lider

Na escolha do banco que o vai acompanhar no processo de candidatura, a CGD oferece fortes argumentos. Desde logo, o seu Programa de Diferenciação Caixa TOP. Todas as  PME Líder passam a ser Caixa TOP de maneira automática e com acesso a condições muito especiais na subscrição de soluções como a Conta Caixa Business – 50% de isenção na mensalidade das contas Caixa Business e Caixa Business+, alternativas multiproduto que, mediante pagamento de uma única comissão, garantem-lhe um serviço integrado e 360º. 

O Programa Caixa TOP permite-lhe ainda acumular benefícios em soluções de comércio externo e exportação, assim como de tesouraria, e de seguros. Tudo com a exclusiva distinção de aceder a uma rede de parcerias em áreas tão diversificadas como telecomunicações; consultoria e formação; informática; viagens; entre outros.

Saiba tudo na página da PME Líder no site da Caixa Geral de Depósitos e em Caixa TOP.

Prazos de candidatura ao estatutos PME Líder 2019


1 de julho de 2019: data a partir da qual as empresas devem ter o Estatuto PME Líder atualizado para efeitos de acesso a linhas de crédito (pode ser definida outra data com Bancos e SGM);
15 de setembro de 2019: data de suspensão do Estatuto PME Líder 2018;
31 de outubro de 2019: data limite para apresentação de candidaturas ao estatuto PME Líder.

Veja também: