Publicidade:

Ponta Delgada: guia essencial para não perder o melhor da cidade

Vai aos Açores? O mais certo é que aterre em Ponta Delgada, capital da ilha de São Miguel e do arquipélago. Antes de ir, confira as nossas dicas sobre a cidade.

Ponta Delgada: guia essencial para não perder o melhor da cidade
Uma bonita cidade insular à sua espera

Situada no Sudoeste da ilha de São Miguel, Ponta Delgada é uma pequena cidade com cerca de 50 mil habitantes. Capital da ilha e do arquipélago dos Açores, encontra-se a menos de duas horas e meia de Lisboa de avião, oferecendo paisagens de tirar o fôlego e vários monumentos emblemáticos.

Seja para uma escapadinha ou no âmbito de um périplo mais alargado pelas ilhas açorianas, Ponta Delgada é um excelente destino de férias. Uma vez nesta cidade que já foi apelidada de “cidade memória”, devido ao elevado cuidado na conservação do património e da cultura, não deixe de seguir as nossas dicas e usufruir de momentos únicos.

Guia de Ponta Delgada para uma visita inesquecível


Como chegar

Aeroporto de Ponta Delgada

Se vai do continente ou da Ilha da Madeira, o avião é o meio de transporte a utilizar. O Aeroporto de Ponta Delgada fica apenas a três quilómetros do centro da cidade, pelo que uma vez em terra firme poderá apanhar um táxi ou alugar um carro. Se chegar de carro alugado ao centro, um bom local para estacionar é junto à Marina Pêro de Teive.

Existem ainda autocarros, de 20 em 20 minutos, que fazem a ligação entre o aeroporto e os principais hotéis da cidade. Se estiver nas Ilhas da Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Santa Maria ou Graciosa, poderá chegar a Ponta Delgada de ferry-boat.

Que monumentos visitar


Portas da Cidade, Ponta Delgada

Ponta Delgada é uma cidade com uma história rica e aspetos culturais curiosos, espelhados em muitas construções edifícios apelativos e originais. De seguida, a nossa lista de locais imperdíveis:

Portas da Cidade

Estas arcadas são a imagem de marca de Ponda Delgada. Datam de 1783, mas só se encontram na Praça de Gonçalo Velho Cabral desde 1952. Estão edificadas com pedra basáltica da região e são parte da antiga defesa terrestre da cidade.

Igreja Matriz de São Sebastião

wikimmedia commonsFonte: Commons/ Robert Cutts

É imóvel de interesse público, datado do século XVI. Apresenta traços dos estilos gótico tardio e manuelino e dispõe de um interessante museu de arte sacra.

Igreja do Senhor Santo Cristo
Inserida no Convento da Esperança, num conjunto arquitetónico do século XVI, é neste templo que é venerado o Senhor Santo Cristo dos Milagres. Todos os anos, no 5º domingo após a Páscoa, milhares de fiéis acorrem às famosas celebrações em sua honra.

Igreja de São José
Começou a ser construída em 1709. O aspeto exterior remete para a arquitetura maneirista e barroca comum a muitos edifícios históricos de Ponta Delgada. Lá dentro são de destacar os azulejos do século XVIII e o altar em talha dourada.

Convento e Igreja de Santo André
Santo André foi o primeiro padroeiro de Ponta Delgada. É neste edifício do século XVI que está instalado o Museu Carlos Machado, dedicado ao património e à cultura açoriana.

Igreja de Todos-os-Santos

Igreja do Convento dos Jesuítas, Ponta DelgadaFonte: Commons/Carlos Luis M C da Cruz

Tendo a sua construção começado em 1592, foi a igreja do Colégio dos Jesuítas. Atualmente pertence à Câmara Municipal e alberga o a coleção de arte sacra do Museu Carlos Machado.

Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Neves

Edificada entre 1472 e 1480, sofreu grande degradação ao longo dos anos. Sofreu várias obras de restauro e remodelação, com o estilo barroco da primeira metade do século XVIII a sobressair. Repare nas pias de água benta, na pintura sobre tábua de S. Cristóvão e na escultura Nossa Senhora das Neves.

Forte São Brás

É o único forte ainda existente em Ponta Delgada. Trata-se de uma construção de base poligonal projetada por Tomaso Benedetti. Os quatro baluartes nos ângulos serviam para receber peças de artilharia. No seu interior há uma praça de armas rodeada de vários de edifícios de épocas diferentes. Acolhe o Museu Militar dos Açores.

Coliseu Micaelense

É o principal palco cultural da cidade, por onde passam excelentes espetáculos e os mais importantes atores, cantores e outros artistas. Inaugurado em 1917 é um dos espaços mais acarinhados da cidade. Entre outras atividades e eventos, são famosos os bailes de carnaval e de final de ano aqui organizados. Promove visitas guiadas.

Casa de Natália Correia

Fica na freguesia de Fajã de Baixo e apesar de não ter o espólio da escritora, acolhendo antes a Casa do Povo da freguesia, é muito procurada pelos turistas portugueses apreciadores da poetisa ativista e lutadora.

Que atividades não deve perder


Observação de cetáceos

observação de cetáceos, Ponta Delgada

Observar baleias e golfinhos é uma experiência única e memorável. Há operadores turísticos em Ponta Delgada, como a Picos de Aventura, que lhe proporcionam esta aventura em total segurança. Sabia que das 86 espécies de cetáceos identificadas em todo o mundo, 24 podem ser encontradas nas águas dos Açores?

Passeio à Lagoa das Sete Cidades

Lagoa das Sete Cidades, Ponta Delgada

Pertence ao concelho de Ponta Delgada e é uma das mais famosas lagoas – se não a mais famosa – dos Açores. Para apreciá-la, nada melhor do que subir ao Miradouro da Lagoa do Canário, onde poderá contemplar ainda a lagoa que dá o nome a este ponto de observação.

O Miradouro Vista do Rei é igualmente imperdível. Está a 251 metros de altitude e mostra-lhe toda a beleza desta lagoa mítica.

Curiosidade: muito próximo do Miradouro Vista do Rei fica o célebre – ainda que pelas piores razões – Hotel Monte Palace. Este empreendimento de luxo ficou ao abandono durante quase três décadas, mas ao que parece reabrirá com novos donos em 2021.

Que especialidades provar


Ananás dos Açores

Ingredientes fresquíssimos, do peixe à carne, dos laticínios à fruta: os Açores são uma terra fértil e em Ponta Delgada poderá contactar com a sua riqueza gastronómica. Não se vá embora da cidade sem experimentar:

  • Caldeirada de peixe
  • Lapas
  • Bife, de carne regional
  • Ananás, anona, araçá e maracujá
  • Queijo de São Jorge
  • Chá Gorreana
  • Pudim de chá verde e feijão
  • Pratos com “Pimenta da Terra” (uma malagueta local)
  • Massa sovada e bolo lêvedo

Onde comer


Restaurantes em Ponta Delgada

Mercado da Graça (Mercado de Ponta Delgada) >>
Para provar e comprar os produtos típicos. A loja O Rei dos Queijos é de visita obrigatória.

À Terra Azor >>
Uma experiência de fine dining num hotel de luxo.

A Tasca >>
Um dos restaurantes mais carismáticos e descontraídos da cidade. Não aceitam reserva.

Tasquinha Vieira >>
Decoração trendy e comida deliciosa.

Confeitaria A Colmeia >>
Para beber um café acompanhado de uma especialidade doce.

Onde dormir


Alojamentos em Ponta Delgada

Azor Hotel >>
Desde 270 euros por noite

Hotel Talisman >>
Desde 117 euros por noite

Antillia Aparthotel >>
Desde 103 euros por noite

Casas no Airbnb >>
Desde 35 euros por noite

Hostel Out of the blue >>
Desde 25 euros em camarata e wc partilhado

Agora que já sabe tudo o que é preciso para uma excelente visita a Ponta Delgada, não demore a conhecer esta bonita cidade açoriana!

Veja também: