Publicidade:

Praia de Melides: um areal amplo e cheio de atrativos

A Praia de Melides é bastante conhecida e não só pelo seu areal. Descubra tudo o que há para ver e fazer nesta zona do litoral alentejano.

Praia de Melides: um areal amplo e cheio de atrativos
Passe um agradável fim de semana em Melides

Visite a Praia de Melides e tenha muito mais do que um simples dia de praia. Aqui há muito para ver e fazer, além dos banhos de sol e de mar. Portanto, prepare-se para passear muito, conhecer um património histórico e arqueológico muito rico e, ainda deslumbrar-se com uma flora viva e entusiasmante. E claro, não podia faltar a boa gastronomia, sempre a coroar qualquer viagem. Aproveite e faça uma escapadinha até à Praia de Melides.

Praia de Melides: aproveite ao máximo o areal e os arredores


Praia de Melides: o que tem de especial?

Esta praia tem um extenso areal e está equipada com todos os serviços de apoio, desde restauração a estacionamentos. Além disso, tem condições de excelência ao nível ambiental e de acessibilidades, possuindo os galardões Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro. A sul encontram-se formações dunares com flora endémica e classificada e a norte arribas de arenitos configurando conjugações paisagísticas e ambientais de elevado interesse. As caraterísticas do seu mar e linha de costa convidam à prática de atividades desportivas, como o surf ou bodyboard. Nas imediações, há uma lagoa – a Lagoa de Melides – a qual se prolonga até à aldeia de Melides através de extensos arrozais e pequenas ilhas, cuja riqueza da flora e da fauna permitem atividades como bird watching, canoagem ou passeios pedestres.

Como chegar: Siga pela EN261, na direção sul, e apanhe a estrada em alcatrão que indica Praia de Melides.

 

Pontos de interesse: dicas imprescindíveis

Centro histórico de Melides: Vá até ao centro histórico de Melides, a cerca de 6 km da Praia e visite o seu belíssimo centro histórico, onde pode apreciar a igreja matriz – Igreja de São Pedro, datada do século XVIII – e a Fonte dos Olhos.

Vale Figueira: Visite Vale Figueira, a 8 km da Praia e admire sítios de interesse arqueológico, onde existe o Dólmen da Pedra Branca, o Monumento Megalítico das Casas Velhas e a Necrópole.

Artesanato: Melides é, também, conhecida pelas suas peças em barro, feitas a mão pelos artesãos locais. Portanto, não deixe de levar um destes objetos tão tradicionais para casa.

Passeio a cavalo: Cumpra o sonho de qualquer um e monte a cavalo, enquanto percorre a serra ou a praia, durante quase duas horas. Saiba onde e como fazê-lo e, claro, os custos inerentes, aqui.

Herdade da Aberta Nova: Os 500 hectares fazem deste espaço um local que deve mesmo conhecer. Visite-o e aproveite para comprar produtos biológicos, fazer passeios a cavalo ou, simplesmente, conhecer os muitos animais da quinta. Fique a saber mais informações, aqui.

Observatório de aves: Na Lagoa de Melides há uma casa de madeira, a partir da qual pode vestir a pele de uma verdadeiro birdwatcher. Porém, não se preocupe, pois não precisa de ser experiente na matéria. Há um painel informativo com as espécies de aves que deve procurar, como, por exemplo, o pilrito-das-praias, a poupa ou o cartaxo-comum.

Flor de Sal by Melides: Mesmo junto à praia, este é um espaço ótimo para petiscar, mas também para fazer uma refeição completa. Dê preferência aos produtos locais e aos ingredientes que vêm do mar e prove as amêijoas, a tempura de choco com maionese de coentros, o risoto e o peixe, tudo bem regado com uma excelente carta de vinhos. Siga o restaurante, aqui.

 

Certamente já percebeu o porquê da Praia de Melides ser tão falada e, mesmo, popular entre os viajantes e exploradores do nosso país, sobretudo da região alentejana. A Praia de Melides é, mesmo, um pedaço encantador de areal e de encantos naturais que proporcionam paisagens únicas e capazes de maravilhar qualquer um. Prepare-se para tirar muitas fotografias e usufrua ao máximo deste excelente destino para uns dias de descanso.

Veja também: