Publicidade:

11 modelos de presépio de Natal artesanal

Conheça modelos de presépio de Natal artesanal feitos nos mais variados materiais, como papel, cartão ou madeira. Ideias super criativas.

11 modelos de presépio de Natal artesanal
Descubra presépios diferentes

Mostramos-lhe alguns exemplos de presépio de Natal artesanal, caso pretenda uma solução mais ecológica e original para a decoração natalícia de sua casa. Procure em feiras ou mercados de Natal ou, se preferir, experimente fazer você mesmo estes belíssimos modelos de presépio.

Aposte nestas soluções bem criativas e económicas que recorrem, muitas vezes, a materiais que tem aí por casa e que, de outra forma, descartaria para o lixo. Parta à descoberta deste mundo mágico e surpreendente.

Presépio de Natal artesanal: 11 sugestões para comprar ou diy


1. Presépio com madeira

A madeira é um dos materiais muito utilizados para esculpir e dar forma às personagens do presépio, assim como ao espaço onde elas são colocadas. Neste estilo, é possível encontrar modelos mais minimalistas, em que as figuras são recortadas, apresentando-se lateralmente, ou outros casos em que elas são modeladas em toda a sua volumetria. Depois, é possível encontrar presépios em que nada é acrescentado ao trabalho em madeira, enquanto existem opções em que a madeira é pintada, dando rosto e vestes às figuras.

 

Saiba onde comprar a sua árvore de Natal para este ano >>

2. Presépio com papel

O papel, até mesmo o jornal, pode ser um excelente material para criar presépios artesanais bem bonitos e originais. Neste caso, a nossa sugestão é que recorte o presépio num papel escuro e minimamente resistente e, depois, cole esse corte em torno daqueles suportes para velas, altos e em vidro. Ao acender alguma vela no seu interior, conseguirá dar uma iluminação natural ao presépio, tendo ainda a possibilidade de usar esta peça na decoração da mesa da sua ceia de Natal, o que a tornara ainda mais especial.

 

3. Presépio com rolhas

As rolhas das garrafas, depois de devidamente lavadas, podem ser excelentes bases para construir as figuras do seu presépio. Revestindo as rolhas com pedaços de tecidos, capazes de simular as vestes das personagens, apenas precisa de incluir alguns aros que representem as auréolas e conseguirá um presépio muito criativo e ecológico.

 

4. Presépio em guirlanda

Sabe aquelas guirlandas de Natal que costumamos colocar à porta de casa ou nas paredes? Essas guirlandas podem ser excelentes bases de presépio. Apenas tem de encontrar um sistema seguro e estético de dispor as figuras do presépio pela guirlanda. Esta é uma ideia bem original e prática, que dará grande destaque ao seu presépio. Além disso, a própria guirlanda pode ser feita artesanalmente usando madeira, musgo e palha, por exemplo.

5. Presépio em glitter

A base deste presépio usa a ideia já exposta do presépio recortado em papel, mas juntando-lhe um pormenor muito importante e que fará toda a diferença. Depois de recortadas as figuras, espalhe sobre elas alguns brilhos prateados ou dourados. Isso vai dar grande destaque às personagens que, depois, só terá de dispor frente a um fundo de preferência escuro, para que elas ganhem maior destaque.

 

6. Presépio em tronco

Já aqui falámos em presépios em madeira, mais ou menos minimalistas, mas aquilo que não se deve descurar nos presépios artesanais é o cenário onde as personagens são colocadas. Um presépio com figuras rústicas que sejam dispostas sobre um fundo de plástico, por exemplo, certamente não combina, não acha?! Então, aqui a ideia é que as figuras em madeira sejam inseridas dentro de uma zona escavada e oca de um tronco de árvore – uma uma base feita a partir do tronco. Esta é uma opção bem rústica.

 

Descubra 13 ideias de centros de mesa de Natal >>

7. Presépio com pauzinhos e arame

Os objetos quotidianos, que até vá encontrando pela rua, podem resultar em excelentes componentes para o seu presépio artesanal. Com pequenos paus – toscos e irregulares – e arames fininhos, é possível criar figuras estilizadas e criar um presépio minimalista que, para maior proteção, pode expôr no interior de uma taça ou jarra de vidro.

8. Presépio com vasos

Já reparou que aqueles mini-vasos dão excelentes corpos, se colocados invertidos? Pois é, aqui a proposta é que os pinte ou revista com tecidos para simular as vestes e use bolas de madeira para fazer as cabeças. Uma solução bem simples e original.

9. Presépio com ripas de madeira

Se tem por aí paletes de madeira ou ripas soltas e tem jeito para as artes, saiba que pode usá-las para pintar as figuras do presépio. Depois, pode colá-las ou encostá-las à parede e terá um presépio bem criativo e ecológico, apostando na reciclagem dos materiais como forma de criar o seu presépio de Natal.

10. Presépio com cartão

O cartão é um excelente material para conceber o presépio, quanto mais não seja o seu cenário. Pode pintá-lo ou adicionar-lhe alguns motivos decorativos, capazes de dar mais vida à superfície. Aproveite as embalagens de cartão vazias e use-as para a criação de um presépio único.

11. Presépio em barro

O barro, a par da madeira, é um dos materiais mais usados nos presépios artesanais. As figuras em barro podem ser ou não pintadas e dão sempre um aspeto tosco, mas muito genuíno aos presépios. Se não tiver utensílios próprios, saiba que os palitos são ótimos para desenhar padrões nas roupas das personagens, para além de definir pormenores da fisionomia como os olhos, o nariz ou a boca.

 

Inspirado por estas ideias de presépio de Natal artesanal? Certamente que sim. Agora, a sugestão é para que procure os artesãos locais, próximos da região onde vive, ou então, se preferir, tente fazer você mesmo um presépio de Natal artesanal, pois afinal não é assim tão difícil. Não é importante que fique perfeito, mas sim que tenha muito significado e seja feito com muito amor.

Veja também:

Teresa Campos Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Limpeza e Arrumação