Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
05 Nov, 2020 - 11:47

Decoração de Natal com material reciclado: renda-se a esta tendência

Helena Peixoto

Já pensou adotar uma decoração de Natal com material reciclado? Uma forma económica, sustentável e original de dar uma nova cor a esta época tão especial.

decoração de Natal com material reciclado

Está na ordem do dia e é de facto um tema que todos devemos ter em mente: dizer não ao consumo em excesso e ao desperdício. E é com isto em mente que lhe propomos algumas ideias de decoração de Natal com material reciclado

Fique connosco e prepare-se para o Natal! 

7 ideias de decoração de Natal com material reciclado que conquistam qualquer um 

1

Coroa de Natal original

Se está a precisar de renovar a sua coroa de Natal, saiba que não precisa gastar muito dinheiro ou sequer de consumir nas grandes superfícies comerciais. Existem ideias de decoração de Natal com material reciclado também para este objeto.

E não precisa de muita coisa: um pouco de fita que terá por casa e rolhas que sobrem de bebidas que vá consumindo ou, em alternativa, uma boa quantidade de cápsulas de café.

Depois, é só unir cada um dos elementos ir aos outros da forma que quiser e ir criando uma forma circular. Vai admirar-se com o resultado final!

2

Porta velas super original

Para este porta-velas bem natalício e bem original só precisa de: uma vela (idealmente das mais grossas), paus de canela e um pouco de fita.

O que fazer? Com a ajuda de um pouco de cola, vá unindo os paus, colocados na vertical junto à vela. Depois de completar todo o diâmetro da vela, termine com uma fita bem bonita e um laçarote. Está pronto!

Para além de ficar com velas criativas e únicas, a sua casa será também invadida pelo belo aroma (e muito natalício) da canela.

3

Enfeites de Natal criativos e ecológicos

Já alguma vez fez contas à quantidade de cartuchos do papel higiénico que deita fora por semana? E se lhe disséssemos que com ele pode fazer uma incrível decoração de Natal com material reciclado? E as opções são várias!

Nós sugerimos uma: comece por pintar o cilindro de uma cor bonita e brilhante. Deixe secar e espalme-o um pouco até ganhar uma forma mais ovalada e com dois vértices nas pontas. Depois, recorte o rolo em tiras de cerca de 2cm cada e una os vértices até fazer uma espécie de estrela. Depois, é só juntar um pouco de fio e pendurar na árvore de Natal.

4

Centro de mesa sem igual

Todos os anos é a mesma coisa: chega a época de Natal e pensamos em formas de nos reinventarmos no que toca o enfeite no centro de mesa, afinal ele é um dos protagonistas de todo o ambiente decorativo!

Então, este ano vai experimentar uma decoração de Natal com material reciclado.

Utilize uma garrafa de vidro que tenha em casa, pinte-a a gosto e coloque-a no centro de uma bandeja (pode enchê-la com purpurinas ou outro material). Depois, coloque folhas secas à sua volta, bolas de Natal de anos anteriores e uns apontamentos de dourado com o material que quiser. Perfeito! 

5

Árvore de Natal com papel de revistas

Se está a pensar neste momento que é impossível fazer uma árvore de Natal com papel de revistas, nós vamos provar-lhe o contrário.

O primeiro passo é o de escolher uma parede livre, idealmente onde possa colar coisas. Escolha uma revista de folhas resistentes e arranque duas mãos cheias delas. Depois, enrole-as em canudo, cole-as e deixe-as secar.

A partir daqui, só tem de cortar ao comprimento de algumas delas de forma a criar uma escadinha descendente (a forma da árvore). Cole na parede e, se quiser, acrescente uns botões e uns brilhantes como enfeites especiais.

6

Lâmpadas pinguim 

Esta ideia de decoração de Natal com material reciclado vai ser especialmente apreciada pelos mais pequenos.

Pegue numa lâmpada que já não funcione, idealmente as que têm forma de balão. Com muito cuidado, abra-a e remova a parte do circuito. Faça um pequeno furo na parte do casquilho e coloque-lhe um fio para pendurar posteriormente.

Depois, é só pintar a lâmpada a imitar a forma de um pinguim.

7

Boneco de neve com copos de plástico

Bem sabemos o flagelo que é o plástico hoje em dia. Este é um dos materiais mais difíceis de se degradar e um dos grandes responsáveis pela poluição do nosso planeta. Então, porque não reaproveitá-lo para outros fins?

Se deu alguma festa onde utilizou os famosos copos de plástico brancos, não os deite fora. Lave-os e , com a ajuda de duas bolas de esferovite (uma maior do que a outra), vá colando os copos em toda a sua volta. Resultado? Um fantástico boneco de neve!

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].