Publicidade:

5 dicas para quebrar o gelo numa entrevista de emprego

O processo de recrutamento pode ser difícil... Por isso, confira as nossas dicas sobre como quebrar o gelo numa entrevista de emprego.

5 dicas para quebrar o gelo numa entrevista de emprego
O que pode fazer para cativar o entrevistador?

Já foi a várias entrevistas de emprego e sentiu um ambiente frio e pouco amistoso? Sim, é verdade que tal pode acontecer. No entanto, já pensou que há coisas que podem, de facto, quebrar o gelo numa entrevista de emprego? Ainda não tinha pensado nisso? Pois há dicas importantes e que poderá seguir para que a sua entrevista corra muito melhor e consiga cativar o interesse do seu entrevistador.

Confira as sugestões que lhe deixamos para quebrar o gelo e comece o processo de seleção do seu emprego de sonho da melhor forma!

O que pode fazer para quebrar o gelo? 5 dicas essenciais


quebrar o gelo

1. Cative desde o início da entrevista

Não nos podemos esquecer de que na entrevista de recrutamento se encontram, à partida, dois estranhos, o que se pode tornar constrangedor. Por esse motivo, uma conversa inicial sobre trivialidades interessantes pode ajudar a quebrar o gelo. Seja simpático e mostre a sua cultura geral e capacidade de ligar assuntos. Falar por exemplo sobre algo que está a agitar os meios de comunicação social no momento pode ser um bom tópico e um ótimo ponto de partida!

2. Identifique e adapte-se ao estilo do entrevistador

Há entrevistadores muito diferentes. Na verdade, uns são mais calorosos e outros bem mais sérios e sisudos. Deve observar a forma como se apresenta e como se exprimir e adaptar-se a esse estilo. Ou seja, quantas mais as suas palavras se encaixarem na forma de estar de quem o entrevista, maiores chances terá de o cativar e conseguir passar essa fase de seleção.

3. Tenha uma aparência cuidada

Parece algo óbvio, mas, pelos vistos, nem para todos! Ir a uma entrevista com barba por fazer, sem tomar banho, sem se pentear, ou com a primeira roupa que lhe apareceu à frente não vai contribuir em nada para quebrar o gelo. Pelo contrário, essa atitude vai deixar uma imagem de desleixo perante o entrevistador, e de que não se importa de facto em conseguir aquele emprego.

4. Revele interesse pela empresa e pelo posto em causa

No decorrer da entrevista, pode abonar a seu favor revelar interesse pela empresa e pelo posto em causa, nomeadamente através de perguntas inteligentes que possa colocar ao seu entrevistador. Na verdade, esta é uma forma de mostrar que se preparou e que estudou bem a empresa em questão, além de saber o que será esperado de si no posto de trabalho a que está a candidatar-se.

5. Seja educado e cordial

Mostrar educação e saber estar num local, além de mostrar cordialidade, constituem-se como ingredientes necessários para o sucesso junto do entrevistador e para quebrar o gelo. Assim, sorria de forma sincera, cumprimente quem encontrar e não distinga as pessoas dependendo da posição hierárquica que ocupam na empresa.

Não pode, de forma alguma, ser grosseiro com a rececionista ou empregada de limpeza, e depois encher-se de sorrisos para o entrevistador. Muitas vezes, a sua entrevista começa no momento em que chega ao edifício, estando a ser observado pelo seu comportamento. Por isso, educação e cordialidade devem ser palavras-chave.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.