Publicidade:

7 regras básicas para lidar com o dinheiro

Existem algumas regras básicas para lidar com o dinheiro que irão ajudá-lo a conquistar o sucesso financeiro. Siga os nossos conselhos e construa uma relação sólida com a sua conta bancária.

7 regras básicas para lidar com o dinheiro
A gestão eficaz do seu dinheiro necessita de pequenas regras e hábitos

A gestão das finanças pessoais nem sempre é fácil e, na maioria das vezes, coloca diversos desafios à maioria das famílias portuguesas. Como se costuma dizer, o salário “não estica”. Se o mês costuma ser demasiado longo para responder às necessidades do agregado familiar, então chegou a altura para pôr em prática as regras básicas para lidar com o dinheiro e viver de forma mais tranquila.

Esta pode até parecer uma tarefa difícil, mas não é impossível, basta alguma força de vontade e resiliência.

Regras básicas para lidar com o dinheiro


A gestão do seu dinheiro é uma tarefa contínua e que deverá ser aperfeiçoada ao longo dos anos, tendo sempre por base um conjunto de regras básicas, tais como:

1. Tenha atenção ao endividamento

regras basicas para lidar com o dinheiro

Cartões de crédito, descoberto autorizado ou os vários tipos de crédito pessoal são algumas das opções ao nosso dispor nos dias de hoje e, muito facilmente, são capazes de minar a nossa segurança financeira. Infelizmente, é fácil perder o controlo e deixar de conseguir pagar as prestações dos créditos que contraiu.  Para inverter a situação de sobreendividamento deverá começar por solicitar a renegociação das dívidas.

Para evitar situações de rutura o melhor é evitar as compras a crédito a todo o custo.

2. Habitue-se a lidar com o dinheiro

A melhor forma para perceber o valor real do seu dinheiro é evitar as compras com cartão multibanco ou de crédito. Por norma, as pessoas que fazem as suas compras com dinheiro tendem a gastar menos do que aqueles que optam pelas transações mais recentes, o chamado “dinheiro de plástico”.

A explicações é bastante simples e resume-se a uma questão emocional: as compras com cartões não têm associado um sentimento efetivo de perda, enquanto a situação é bem diferente quando vemos o dinheiro a “voar” das nossas carteiras.

3. Não gaste mais do que ganha

regras basicas para lidar com o dinheiro

Esta é outra das regras básicas para lidar com o dinheiro: nunca gastar mais dinheiro do que aquele que recebe ao final do mês. Para gerir de forma eficaz a sua conta bancária nada melhor do que definir um orçamento familiar.

Faça o registo das receitas, categorize as despesas, faça as contas e defina objetivos de poupança. No final do mês deverá ser capaz de poupar algum do valor amealhado, até porque os especialistas dizem que o ideal é colocar numa conta-poupança 10% do rendimento mensal do agregado familiar.

4. Aposte num fundo de emergência

O fundo de emergência é essencial para garantir a sua segurança financeira a longo prazo. Serve para responder a qualquer imprevisto – despesas inesperadas, desemprego, doença, etc. – e para evitar endividamentos em alturas mais complicadas das nossas vidas.  O valor que deve ser aplicado varia consoante a idade, estabilidade profissional e familiar, rendimentos mensais fixos e variáveis e gastos fixos mensais.

Os especialistas em finanças pessoais dizem que o fundo de emergência deverá ter por base o valor do salário ou das despesas mensais, idealmente, num intervalo de três meses a um ano.  Para não correr riscos e não cair em tentação, esse valor deverá estar alocado numa conta independente.

5. Faça investimentos de forma consciente

regras basicas para lidar com o dinheiro

Se quer apostar em investimentos financeiros, não se esqueça de fazê-lo de forma consciente. Antes de começar faça um estudo de mercado, analise a sua situação financeira, liquide as suas dívidas, determine quais são os seus objetivos, não tenha receio em pedir ajuda a especialistas na matéria, comece por investir quantias mais pequenas e não se esqueça que precisará de paciência e disciplina.

6. Defina uma estratégia financeira

Para garantir o seu sucesso financeiro é necessário estabelecer um conjunto de metas pessoais. Só assim conseguirá planear os próximos passos e evitar decisões financeiramente desastrosas para si e para a sua conta bancária.

7. Siga com regularidade o rastro financeiro dos seus extratos

regras basicas para lidar com o dinheiro

Esta é mais uma das regras básicas para lidar com o dinheiro: controlar ao detalhe os seus extratos bancários. Esta é uma tarefa imprescindível para garantir o controlo total sobre todos os movimentos da sua conta. Assim sendo, sempre que puder peça o talão para saber o valor do seu saldo bancário.

Adicionalmente, poderá fazer consultas regulares ao seu extrato semanalmente, através do serviço de homebanking, de modo a fazer um controlo e uma análise mais regular. Uma boa gestão do seu dinheiro irá permitir-lhe fazer alguns ajustes necessários ao seu sucesso financeiro que, de outra forma, poderá ser colocado em causa.

Veja também:

Pedro Andrade Pedro Andrade

O amor à voz e às palavras levou-o, desde sempre, à rádio. Entrega-se à escrita (mais ou menos) criativa sem nunca esquecer a paixão pelo mar, pela boa comida e pelos serões rodeado da família e amigos.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].