Publicidade:

3 vantagens e desvantagens de comprar um iPhone

O iPhone é um smartphone espetacular e um marco na história da tecnologia móvel, mas não é perfeito. Conheça as vantagens e desvantagens de comprar um iPhone.

3 vantagens e desvantagens de comprar um iPhone
Saiba quais são as vantagens e desvantagens do iPhone

O iPhone é um dispositivo que mudou a indústria. Quando foi apresentado ao mundo, em 2007, por Steve Jobs, surgiu como um dispositivo revolucionário, que se veio a revelar um sucesso e um marco incontornável na história da tecnologia e inovação.

Dez anos e vários modelos depois, o iPhone continua a ser uma referência no universo dos smartphones. Mas quais são as vantagens e desvantagens de comprar um iPhone?

Vantagens e desvantagens de comprar um iPhone


Vantagens do iPhone

AppFonte da imagem: Apple

App Store

O paraíso das apps. A Google Play Store também tem milhões de aplicações, mas o iOS continua a ser o sistema operativo mais popular para os programadores. Por exemplo: o Instagram levou dois anos para chegar à Google Play Store depois de já estar disponível na App Store.

A Apple tem requisitos mais exigentes para os programadores, relacionados com segurança. Quem gosta de ter sempre acesso às melhores apps (e em primeira mão, em grande parte dos casos) vai preferir a a App Store.

Hardware e software

O iPhone tem uma excelente integração de software e hardware. A Apple é uma das poucas empresas que desenha o hardware e o software para os seus dispositivos.

Na maioria dos smartphones Android, a marca que cria o telemóvel nem sempre é a mesma que produz o software (que é utilizado por dezenas de marcas diferentes). A Microsoft tem parcerias com outras empresas para que estas desenvolvam o hardware, onde depois vai ser implementado o sistema operativo Windows Phone.

Esta harmonia da Apple entre software e hardware faz com que o dispositivo se torne mais fiável, o que dá mais estabilidade à utilização diária do produto. O iOS é, provavelmente, o sistema operativo mais intuitivo e fácil de usar, sendo que o hardware que a Apple desenvolve para os seus telemóveis também é, indiscutivelmente, um dos melhores do mundo.

Câmaras

A Samsung tem sido um concorrente à altura (e a Google também, agora com o Google Pixel 2), mas os smartphones da Apple têm sido, ao longo dos anos, os melhores no que toca ao departamento fotográfico. As fotografias do iPhone têm cores mais vívidas e naturais, especialmente no modo retrato.

Desvantagens do iPhone

iphone

Memória não expansível

A memória do iPhone não é expansível. Se comprar um Android, na maioria dos casos pode aumentar a memória ROM através de um cartão microSD, o que não acontece nos smartphones concebidos pela Apple. Se comprar um iPhone com 32GB de memória interna, então isto será sempre tudo o que terá. Caso queira mais, terá de comprar um novo gadget.

Preço

A Apple é famosa por praticar preços elevados. O iPhone é um dispositivo caro: neste momento se quiser comprar o último modelo, o iPhone X, vai pagar, pelo menos, 1179€.

Por outro lado, se quiser comprar um flagship de outra marca conceituada (como Samsung, Huwaei, Google, LG, etc.) vai encontrar preços bem mais baixos. Na realidade, se pretende comprar um smartphone de uma gama mais baixa, não pode contar com a Apple.

Menos hardware disponível

A Apple lança poucos modelos do iPhone por ano. Por isso, se quiser um iPhone, tem um leque de escolha bastante limitado. O hardware não varia muito de ano para ano e poucos modelos novos são lançados.

Por outro lado, se quiser comprar um smartphone que não o iPhone, tem imensas opções. Terá também outro tipo de hardware disponível: telemóveis mais pequenos, maiores, de outras cores, etc.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.