Miguel Pinto
Miguel Pinto
02 Mai, 2023 - 09:00

Depósitos a prazo: solução de poupança contra a inflação

Miguel Pinto
Patrocinado por:

Para rentabilizar as suas poupanças, os depósitos a prazo são uma solução certeira, fruto das crescentes taxas de juro, existindo atualmente opções com taxas de remuneração próximas dos 3,5% (TANB).

Quando se vivem tempos de incerteza económica e a inflação ameaça corroer de forma implacável o rendimento das famílias, a poupança é o caminho mais avisado para fazer face ao futuro.

Os depósitos a prazo são um dos instrumentos mais eficazes para se precaver financeiramente, permitindo um rendimento contínuo e minimizando ao máximo os riscos.

Um dos grandes trunfos passa pela mobilidade que esta solução proporciona, ou seja, é possível contratar um depósito a prazo em que o objetivo cimeiro é a poupança, mas que também lhe permite dispor (total ou parcialmente) do dinheiro investido.

BNI Europa: soluções de depósitos a prazo

Foi a pensar nesta necessidade de poupança, face à incerteza da economia, que o BNI Europa atualizou a sua oferta de Depósitos a Prazo, dispondo de opções com taxas de juro anuais brutas até 3,40% (TANB), e que respondem por inteiro às necessidades de quem procura uma alternativa fiável, e rentável, de fazer crescer o seu dinheiro.

Com taxas de juro altamente competitivas, estes depósitos a prazo apresentam-se em duas categorias: mobilizáveis e não mobilizáveis. Os depósitos mobilizáveis permitem o resgate do dinheiro antes do prazo contratado e podem contar ou não com a capitalização dos juros.

Já nos depósitos não mobilizáveis, o capital investido não pode ser movimentado antes do prazo, mas as taxas de juro aplicadas são mais atrativas.

As taxas brutas praticadas pelo BNI Europa alcançam os 3,20% (TANB) para os depósitos mobilizáveis e os 3,40% (TANB), no caso dos depósitos não mobilizáveis. Desta forma, e com a volatilidade que se adivinha em termos de taxas de juro num futuro próximo, os depositantes estão a assegurar uma taxa de remuneração muito interessante para o seu dinheiro

Novo produto: taxa crescente

O facto de a procura dos depósitos a prazo ter crescido de forma exponencial anos últimos tempos, levou inclusivamente o BNI Europa a lançar um novo produto. Trata-se de um depósito a prazo a 2 anos, com taxa crescente, calculada ao longo de 4 semestres, arrancando em 1% (TANB) e podendo chegar aos 5% (TANB).

Como aqui os juros vencem semestralmente, se for necessário mobilizar o dinheiro ao fim de um ano, por exemplo, já conseguiu o rendimento de dois semestres. Mas quanto mais tempo lá deixar o seu capital, mais rendimento irá obter.

Para todos estes produtos, o BNI Europa exige um mínimo de 2500 euros, não havendo um limite máximo. Como tal, esta é uma excelente solução, quer para pequenos aforradores, quer para investidores com mais algum músculo financeiro.

Caráter diferenciador

Investir nos depósitos a prazo do BNI Europa permite ao cliente ficar isento de comissões de manutenção de conta, caso invista um valor igual ou superior a 5 mil euros, o que representa mais uma poupança.

Acima de 25 mil euros investidos, tem acesso a um cartão de débito gratuito e 5 transferências por mês em sede de homebanking, completamente gratuitas.

Depósitos a Prazo BNI com taxas de juro anuais até 3,40% (TANB)

Saiba todas as condições aqui.

Abrir conta no BNI Europa

O processo de abertura de conta no BNI Europa, essencial para avançar com os depósitos a prazo, é extremamente ágil. Basta preencher um formulário que encontra online e depois marcar uma videoconferência com o banco para a finalização da operação, com recurso à assinatura digital.

Nem precisa sair de casa. Em alternativa, pode preencher o formulário e enviar através dos correios sem custos, já que o BNI Europa tem uma parceria com o CTT para este efeito.

Uma outra vantagem de subscrever um depósito a prazo prende-se com o facto de ser uma solução que pode ser feita por períodos curtos, sem prejuízo de ir aumentando gradualmente o valor em causa.

Finalmente, uma segurança adicional advém do facto de os depósitos a prazo estarem cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos, até 100 mil euros por cliente. É um respaldo para os aforradores, que desta forma não irão assistir à erosão das suas poupanças em caso de algum problema.