Share the post "Carteira digital da UE: o fim do Cartão de Cidadão físico?"
A União Europeia está a preparar uma revolução na forma como os cidadãos se identificam. A nova carteira de identidade digital, também conhecida como EUDI Wallet (European Digital Identity Wallet), promete simplificar e tornar mais segura a identificação em serviços públicos e privados, tanto online como offline.
O que é a EUDI Wallet?
A EUDI Wallet será uma aplicação móvel que permitirá aos cidadãos da UE provar a sua identidade e partilhar documentos de forma digital. Com esta carteira digital, será possível:
- Identificar-se em serviços públicos e privados em toda a UE;
- Armazenar e partilhar documentos como carta de condução, diplomas, receitas médicas e IBAN;
- Assinar documentos digitalmente.
O utilizador terá controlo total sobre os dados que partilha e com quem os partilha, garantindo maior privacidade e segurança.
Quando estará disponível?
A implementação da EUDI Wallet está prevista até ao final de 2026. Atualmente, estão a decorrer projetos-piloto em 25 Estados-Membros, incluindo Portugal, bem como na Noruega, Islândia e Ucrânia. Mais de 250 empresas e autoridades públicas participam nestes testes para garantir que a carteira digital responde às necessidades dos utilizadores.
O Cartão de Cidadão vai desaparecer?
Embora a EUDI Wallet possa substituir muitas das funcionalidades do Cartão de Cidadão, este continuará a existir como documento físico. A carteira digital será uma opção adicional, não obrigatória, que visa facilitar a vida dos cidadãos na era digital.
“A Identidade Digital da UE estará disponível para os cidadãos, os residentes e as empresas da UE que pretendam identificar-se ou comprovar determinados dados pessoais.” — Comissão Europeia
Vantagens da carteira digital
A nova carteira de identidade digital da União Europeia destaca-se pela simplicidade. Funciona como uma aplicação única onde o utilizador pode gerir a sua identidade e documentos pessoais, sem precisar de andar com vários cartões na carteira. Tudo concentrado num só lugar, acessível a partir do telemóvel.
A segurança é outro ponto forte. O cidadão tem controlo total sobre os dados que partilha e com quem os partilha. Isto garante uma utilização mais protegida, especialmente em ambientes digitais, onde a privacidade é cada vez mais valorizada.
No que toca à acessibilidade, a EUDI Wallet será disponibilizada a todos os cidadãos e residentes da União Europeia. A ideia é não excluir ninguém e facilitar o acesso aos serviços digitais, independentemente do país onde a pessoa vive.
Por fim, a interoperabilidade. A carteira digital será reconhecida em todos os Estados-Membros, o que significa que se poderá usar o mesmo sistema em qualquer país da UE, sem complicações adicionais. Uma identidade, várias fronteiras.