Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
20 Nov, 2018 - 17:51

10 coisas que marcaram a Internet nos anos 2000

Luísa Santos

São, provavelmente, as coisas mais aleatórias de sempre, mas marcaram a Internet nos anos 2000. E, como recordar é viver, falamos sobre 10 delas.

10 coisas que marcaram a Internet nos anos 2000

O mundo da Web era, há uns anos, muito diferente daquilo que é hoje. Há, por isso, muitos aspetos que mudaram, tanto coisas que fazia enquanto utilizador, como aquelas que estava habituado a ver. Há muitas coisas que marcaram a Internet nos anos 2000, por isso, destacamos 10 delas.

10 coisas que marcaram a Internet nos anos 2000

A importância do Linkedin na procura de employers e employees

1. Caracteres especiais nas redes sociais

As redes sociais que, em 2000, estavam mais na berra, não eram nenhumas daquelas que hoje mais se utilizam. Seja no Hi5, no MySpace ou até mesmo no MSN (numa perspetiva de troca de mensagens), manifestou-se desde cedo o interesse em partilhar com o mundo o lado mais privado de cada um.

Uma das maiores modas era o uso de caracteres especiais, que não correspondiam ao tipo de letra original usado por determinada plataforma. αs ℓєτrαs ρσ∂iαм ƒicαr αssiм ou ครร¡м, pσя εxεмpłσ, entre uma série de outros exemplos, se bem se recorda.

2. Comunidades no Orkut

Um dos maiores rivais do Hi5 era o Orkut, a rede social mais famosa no Brasil na altura. Na altura, já se criavam comunidades que juntavam pessoas que partilhavam os mesmos interesses. Atualmente, podemos falar dos grupos de Facebook como a forma mais aproximada dessas comunidades.

3. Nicknames no Messenger (MSN)

Outra das coisas que marcaram a Internet nos anos 2000 passou pela utilização do MSN, a plataforma de troca de mensagens privadas com mais utilizadores na altura. Lembra-se que tinha de definir um nickname que o identificasse? Certamente que sim, e também o personalizava desta forma?

4. A blogosfera

Umas das coisas que marcaram a Internet nos anos 2000 e que sem dúvida não podemos esquecer é a ascensão da blogosfera, nomeadamente do Blogger. Uma plataforma gratuita que era muito utilizada como diário digital por muitas pessoas, e que arrecadou muitos fãs na altura.

5. Selfies contra o espelho

Ainda se lembra de tirar selfies contra o espelho? Nessa altura, ainda nem se chamavam “selfies” e não passavam de simples fotografias utilizando, na maior parte das vezes, uma máquina fotográfica, já que, na altura, não existiam as câmaras frontais a que hoje estamos habituados (nem tão pouco com boa qualidade). Depois de as tirar, certamente que as publicava na Internet, nas suas plataformas preferidas.

6. O top do Hi5 e do MySpace

Uma decisão extremamente arriscada, a de escolher quais as “pessoas preferidas” a fixar no top do Hi5, certo? Se é desse tempo, também deve ter passado pelo mesmo no MySpace, até porque escolher as bandas/cantores preferidos para figurar no topo do seu perfil não era tarefa fácil.

7. Habbo Hotel

Lembra-se disto? Também passava horas a jogar Habbo enquanto estava no MSN? Este foi um dos primeiros jogos a tornar-se realmente virais na Internet, quando esse era um fenómeno que ainda nem era abordado. Toda a gente queria ir às festas da piscina do Habbo.

8. Assistir a live chats de celebridades

Antes não havia os diretos no Facebook, não existiam os diretos nos Stories, nem tão pouco as redes sociais que hoje temos. Em 2000, aguardava-se, ao invés disso, pelos live chats das celebridades mais idolatradas, que partilhavam uma parte do seu dia com os fãs.

9. Personalizar o cursor

Arriscamos a dizer que, pelo menos uma vez, personalizou o cursor do seu computador, porque ter “só” uma seta podia ser extremamente aborrecido (nós sabemos). As escolhas eram imensas e perdiam-se muitos bons minutos até à decisão final.

10. Jogar MyScene

Era um jogo mais jogado pelas raparigas, mas faça contas às horas que passou a jogar MyScene, um jogo onde podia controlar bonecas, que podia vestir e às quais podia acrescentar os acessórios que quisesse.

Veja também