Para quem nunca trabalhou, pode ser um desafio saber o que colocar no currículo porque não há experiência profissional para destacar. No entanto, existem algumas dicas que ensinam como fazer um CV para quem nunca trabalhou.
Ainda que procurar emprego sem experiência possa parecer assustador, é possível aproveitar as competências pessoais e académicas para tornar o currículo mais atraente para potenciais empregadores. Saiba, a seguir, como o poderá fazer.
Saiba como fazer um CV para quem nunca trabalhou passo a passo
O Curriculum Vitae (CV) é essencial para quem procura emprego, pois é a primeira oportunidade para causar uma boa impressão no recrutador e aumentar as probabilidades de ser chamado para uma entrevista.
Se está à procura do primeiro emprego, pode estar com dúvidas sobre o que colocar no currículo. No entanto, os currículos são mais do uma lista de experiências profissionais, também podem listar competências obtidas em contextos pessoais e académicos e, assim, mostrar a sua personalidade.
Siga os próximos passos e esclareça as suas dúvidas sobre o que colocar no currículo e por onde começar. Mostre aos recrutadores que é o candidato ideal para o cargo, mesmo sem experiência.
Comece pelas informações pessoais
As informações pessoais devem incluir o seu nome completo, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail e LinkedIn. Evite informações desnecessárias.
Defina um objetivo profissional
O objetivo profissional é uma breve declaração que resume as suas aspirações profissionais. Este parágrafo deve ser claro, conciso e relevante para a vaga a que se está a candidatar.
Destaque a sua formação académica
A formação académica é uma das informações mais importantes do currículo. Liste todas as suas qualificações académicas, incluindo o nome da instituição, o curso, o período de estudo e as notas.
Para quem não tem experiência profissional, este é um dos pontos fulcrais para saber como fazer um CV para quem nunca trabalhou.
Mencione as suas experiências extracurriculares
As experiências extracurriculares são uma ótima maneira de mostrar as suas competências e conhecimentos. Enumere todas as atividades extracurriculares em que participou, como trabalhos voluntários, estágios, cursos de línguas ou atividades extracurriculares na escola ou na universidade.
Destaque as suas competências
As competências são essenciais para o sucesso no mercado de trabalho. Faça referência às suas competências, tanto as hardskills como as softskills, que mais se adaptam à vaga a que se está a candidatar, como, por exemplo, conhecimentos de informática ou de línguas estrangeiras e capacidade para trabalhar em equipa ou proatividade.
Faça a revisão do currículo com atenção
Antes de enviar o seu currículo, reveja-o com atenção para garantir que não há erros de ortografia ou gramática. Também pode pedir a um amigo ou familiar para rever o seu currículo e dar feedback.
Como fazer um CV para quem nunca trabalhou: exemplo de estrutura a seguir
Aqui está um modelo para estruturar o seu currículo e que pode usar como ponto de partida:
Informações pessoais
- Nome completo
- Data de nascimento
- Morada
- Telefone
Objetivo profissional
Procurar uma oportunidade de integrar o mercado de trabalho e desenvolver as competências na área a que se candidata.
Formação Académica
- Curso
- Instituição
- Período entre o início e conclusão do curso
- Média final
Experiências extracurriculares
- Trabalho voluntário e nome da organização
- Estágio e identificação da empresa
- Curso de línguas
- Descrição de atividades extracurriculares na escola ou na universidade
Competências
- Listas de competências técnicas
- Lista de competências pessoais
Como fazer um CV para quem nunca trabalhou: algumas dicas adicionais
Um CV bem escrito pode ajudar a conseguir o emprego que deseja. Assim, se está à procura de um emprego num setor específico, faça uma pesquisa sobre as competências que são mais valorizadas nessa área.
Recorra a palavras-chave relevantes para a vaga que pretende, personalizando, dessa forma, o currículo para as diferentes vagas de emprego.
Use verbos de ação para descrever as suas experiências e competências, utilize números e dados para quantificar as suas realizações.
Lembre-se que o uso de elementos gráficos, como imagens ou efeitos nas letras, pode atrapalhar mais do que ajudar.
Nunca inclua informações falsas e não exagere na quantidade de informação. Para quem não tem qualquer experiência profissional, um currículo de uma página é mais do que suficiente. Mantenha o seu currículo conciso e fácil de ler para cativar o seu futuro empregador.