Ekonomista
Ekonomista
29 Ago, 2022 - 08:07

Sabe como garantir a segurança do seu smartphone? Veja as dicas

Ekonomista
Patrocinado por:

Tem a certeza que está a usar o seu smartphone com toda a segurança? Saiba o que fazer para não correr riscos.

O nosso telemóvel acompanha-nos para todo o lado e tem informação importante sobre a nossa vida familiar, laboral e financeira. Por isso, a segurança do smartphone (e, consequentemente a sua própria segurança) deve merecer a devida atenção.

O smartphone torna a nossa vida mais simples, mas pode ser uma fonte de problemas se não forem tidos em conta alguns cuidados básicos. Uma utilização mais descuidada pode facilitar o acesso indevido a informação pessoal, o que pode resultar no roubo de dados pessoais, na usurpação de identidade e em maiores riscos de fraude.

Um gesto tão simples como definir um bloqueio de ecrã impede que curiosos ou pessoas mal intencionadas possam ter acesso ao seu telefone e a dados sensíveis. Manter as atualizações em dia e só descarregar aplicações de lojas oficiais são outras formas de garantir que está a manter o seu smartphone em segurança.

As redes públicas de Wi-Fi podem parecer bastante convidativas, já que permitem poupar dados móveis. No entanto, há que ter cuidados redobrados e nunca usar esta opção para aceder ao homebanking ou para fazer compras online.

Além disso, há que precaver situações como um eventual furto ou até um esquecimento que pode colocar o seu smartphone nas mãos erradas.

Para manter o seu telemóvel em segurança basta pôr em prática os conselhos úteis que o Saldo Positivo partilha neste artigo.

mulher a segurar smartphone na mão

8 passos para garantir a segurança do smartphone

Acha que cumpre todas as regras de segurança quando utiliza o seu smartphone? Uma pequena distração pode trazer problemas. O Saldo Positivo partilha, neste artigo, 8 dicas para garantir que não corre riscos ao usar o telefone.

Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.

O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.

Veja também