Filomena Morais
Filomena Morais
05 Abr, 2017 - 07:00

Está aberto o Concurso Martelinhos de São João

Filomena Morais

Apesar de ainda estarmos a cerca de 3 meses da maior festa do Porto, o Concurso Martelinho de São João já está a aceitar candidaturas: apresente as suas propostas até 12 de maio.

Está aberto o Concurso Martelinhos de São João

O Concurso Martelinhos de São João é uma iniciativa conjunta na Fundação da Juventude, da Câmara Municipal do Porto (CMP) através do Porto Lazer e da Fundação Millennium BCP. Os prémios a atribuir terão um valor total de 4500 euros e serão distribuídos por várias categorias.

placeholder-1x1

Martelinhos de São João: 2D, objeto, vídeo e instalação artística urbana

Serão atribuídos prémios aos dois melhores trabalhos para as categorias de 2D, objeto e vídeo e ainda será distinguida e premiada a melhor proposta na área de intervenção urbana. As propostas para as primeiras três categorias devem ser apresentadas até aos dia 12 de maio, mas para a última o prazo acaba já a 21 de abril.

São aceites a concurso participações individuais ou coletivas, sendo que cada um dos participantes (individuais ou coletivos) pode apresentar até três propostas no máximo. As 250 propostas de recriações do Martelo de São João mais votadas podem ser vistas numa Exposição a realizar na Fundação da Juventude, no “Palácio das Artes – Fábrica de Talentos”, no Porto, de 09 a 28 de junho.

O Presidente Executivo da Fundação da Juventude – Ricardo Carvalho -, afirma que “este é um concurso que visa estimular a participação criativa de todos os cidadãos na interpretação do tema da festa do São João do Porto, mantendo vivo um dos mais emblemáticos ícones das festas da cidade.” e espera que as propostas apresentadas sejam “inéditas e originais na interpretação do tema da Festa do São João, refletindo a tradição, a gastronomia, os locais e as pessoas da cidade do Porto”.

Este é também o segundo ano que o Porto Lazer decide premiar a melhor proposta na área de intervenção urbana, subordinada ao tema “Martelinho de São João”. O projeto criativo permitirá explorar novas perspetivas sobre o contexto urbano, experimentar e testar soluções criativas relacionadas com a festa de São João enquanto expressão do património cultural e imaterial. A obra artística a ser criada em espaço urbano terá de ser, obrigatoriamente, desenvolvida a partir dos típicos martelos de São João em Plástico, os quais serão cedidos pela Porto Lazer.

O regulamento para este concurso na área da intervenção urbana está disponível em www.martelinhos.fjuventude.pt. Esta categoria é dirigida a artistas, arquitetos, designers ou estudantes das áreas em questão.

Os Martelinhos de São João

Criado em 1963 por industrial de plásticos do Porto, o martelo foi idealizado a pedido de jovens estudantes que procuravam um objeto ruidoso para utilizarem nos desfiles da Queima das Fitas.

Inspirado num saleiro pimenteiro que viu numa das suas viagens, o industrial ao conjunto que tinha o aspeto de um fole juntou um apito e um cabo que viria a servir de brinquedo ruidoso para os estudantes. O sucesso foi tal que os estudantes usaram depois no São João, o que gerou ainda mais curiosidade e iniciou uma tradição que se estende aos dias de hoje.

Veja também: