Viviane Soares
Viviane Soares
29 Out, 2017 - 00:00

Conheça o novo Prius: elétrico, híbrido e auto-recarregável

Viviane Soares

O novo Prius Plug-in, da Toyota, surpreende pela sua maior autonomia, eficiência de consumos, potência e design. Mas as novidades não ficam por aqui.

Conheça o novo Prius: elétrico, híbrido e auto-recarregável

O Prius da Toyota é um ícone do seu segmento desde finais da década de 90, data de produção do primeiro modelo híbrido da marca nipónica. Líder de mercado – desde sempre associado à vanguarda da tecnologia, eficiência, inovação e design -, o modelo rapidamente se tornou um triunfo tecnológico ao serviço de uma melhor experiência de condução, aliando segurança, conforto, potência e eficiência, sem esquecer, claro, a excelente relação qualidade/preço.

Agora, em 2017, com o lançamento do Prius Plug-in da segunda geração, a Toyota volta a revolucionar o mercado automóvel, apresentando um modelo híbrido elétrico especificamente desenhado para responder às necessidades dos seus clientes e focado nos principais desafios que enfrenta o mercado automóvel.

Prius Plug-in: principais características

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O novo modelo possui inúmeros avanços tecnológicos, e que não são só estreias na Toyota, mas também estreias mundiais: um teto solar para aumentar a autonomia de condução elétrica e um ar condicionado com bomba de calor de injeção de gás.

Mas as inovações não se ficam por aqui. Pela primeira vez, a marca nipónica usa um Sistema de Aquecimento de Bateria e um sistema de locomoção de Duplo Motor Elétrico, dando assim mais um passo em relação às suas preocupações ambientais, reduzindo significativamente as emissões de CO2, mas também focando a sua atenção na maior autonomia do veículo.

Mas vamos por partes. Quais são, então, as mais valias e principais novidades do Prius Plug-in?

 1. Desenvolvimento Otimizado da Bateria

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A tecnologia PHV (Plug-in Hybrid Vehicle) coloca nas mãos dos clientes dois carros num só. Isto porque possui uma ainda mais sofisticada motorização full hybrid e uma experiência de condução real de veículo 100% elétrico.

O aumento significativo na autonomia de condução elétrica de 25 km para mais de 50 km (o valor homologado de autonomia elétrica é de 63 km) foi possível graças às melhorias tecnológicas em três áreas fundamentais: desenvolvimento otimizado da bateria, maximização do desempenho da condução elétrica e um conceito muito mais eficiente do conceito geral do veículo.

Localizada debaixo do espaço de carga na traseira, uma bateria de iões de lítio de elevada capacidade é determinante para que o novo Toyota Prius Plug-in consiga mais do que duplicar a autonomia elétrica que passa a ser superior a 50 km.

A capacidade da bateria também duplicou de 4,4 para 8,8 kWh. No entanto, o volume da bateria só aumentou 66% – de 87 para 145 litros, e, com um peso de 120 kg, é apenas 50% mais pesada do que a sua antecessora.

2. Sistema de Duplo Motor Elétrico

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A potência elétrica foi igualmente aumentada, em cerca de 83%, graças ao desenvolvimento num Toyota da primeira motorização híbrida que dispõe de Sistema de Duplo Motor Elétrico.

Um novo e altamente compacto mecanismo unidirecional dentro do transeixo permite que o gerador do sistema híbrido atue como segundo motor elétrico. Desta forma incrementa-se a potência de propulsão elétrica para proporcionar uma melhor aceleração, um desempenho ainda mais envolvente e uma velocidade máxima de condução elétrica de 135 km/h, ao mesmo tempo que é reduzida a frequência com que o motor a gasolina entra em funcionamento.

3. Ar condicionado com Bomba de Calor com injeção do gás e Sistema de Aquecimento da Bateria

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No novo Prius Plug-in o ar condicionado é alimentado por uma bomba de calor de injeção de gás que serve para aquecer o habitáculo mesmo em temperaturas exteriores de 10 graus negativos e sem que o motor de combustão entre em funcionamento, minimizando assim o impacto que o aquecimento do interior do habitáculo tem, tanto no consumo de combustível como na autonomia de condução elétrica.

Esta tecnologia, que é uma estreia mundial, é muito mais eficiente do que o aquecimento com o motor a gasolina ou que aquecedores elétricos de alta potência, sendo que a bomba de calor aquece eficientemente o interior do carro usando o calor absorvido do ar exterior.

Montado no sistema de bomba de calor, o mecanismo de injeção de gás garante o correto desempenho do aquecimento mesmo quando as temperaturas externas são muito baixas.

Além disso, durante o carregamento, um novo sistema de aquecimento da bateria serve para aquecer as células para uma temperatura de funcionamento eficiente em condições externas a partir de 20 graus negativos. Desta forma fica assegurado que tanto a energia da bateria como a eficiência são mantidas num nível que é suficiente para minimizar o impacto do tempo frio na autonomia de condução elétrica, com a potência máxima disponível logo no arranque mesmo em condições de temperaturas exteriores muito baixas.

4. Carregamento mais rápido da bateria

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Com a potência máxima de carregamento a subir de 2 para 3,3 kW, a bateria pode ser totalmente carregada até 65% mais depressa. Em apenas 2 horas, usando a ficha Mennekes Tipo II Modo III, e 3 horas e 10 minutos numa tomada doméstica convencional.

5. Três Modos de condução e quatro Modos de Propulsão

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O novo Prius disponibiliza quatro modos comutáveis de locomoção para gerir a potência durante a condução: Modo HV (híbrido), Modo EV (elétrico), EV City (elétrico em cidade) e um novo Modo de Carga da Bateria. Além disso, pode ainda optar por três Modos de Condução – Normal, Power e Eco – que podem ser selecionados para aumentar ainda mais a eficácia da condução, as prestações e a poupança de combustível, já que o novo Prius apresenta um consumo combinado de 1 litro por cada 100 km.

6. Design moderno e gadgets de luxo

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Em comparação com o emblemático e convencional Prius, o novo modelo está mais baixo e com linhas aerodinâmicas – que ajudam na poupança de combustível.

Apresenta ainda alterações significativas nas grelhas dianteira e traseira, agora mais desportivas e modernas, além de possuir as ultra-compactas unidades de faróis de 4 LEDs. É importante notar que as jantes em liga leve, de dois tons e 15”, exclusivas do modelo, foram desenhadas especificamente para melhorar o arrefecimento dos travões.

No interior, o novo Prius está equipado com um amplo ecrã de 8″ e de um conjunto de gadgets de fazer inveja, nomeadamente:

  • 2 ecrãs TFT 4.2”;
  • Ar condicionado dual com deteção de ocupante;
  • Sensor de chuva e luz;
  • Carregador sem fios para smartphone;
  • Ecrã de 8″ com Toyota Touch® 2 e sistema de navegação GO;
  • Cruise Control adaptativo;
  • Smart Entry & Start;
  • Sistema de segurança Toyota Safety Sense;
  • Luzes dianteiras adaptativas;
  • Sistema de estacionamento inteligente (opcional).

7. Teto com painel solar: 1000 km adicionais de condução totalmente elétrica

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O teto do novo Toyota foi pensado para incorporar um grande painel solar que gera eletricidade para carregar a bateria do sistema híbrido.

Quando o veículo está estacionado, o teto solar carrega uma bateria solar intermédia que, uma vez totalmente carregada, fornece uma carga de bombagem à bateria híbrida principal.

Dependendo das condições climatéricas, o carregamento solar pode aumentar a autonomia de condução 100% elétrica do novo Prius Plug-in até 5 km por dia, equivalente a cerca de 1000 km de condução totalmente elétrica por ano.

8. Benefícios fiscais

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O novo Prius ainda lhe garante um conjunto de vantagens fiscais que o vão ajudar a poupar largas centenas de euros. No âmbito da Reforma da Fiscalidade Verde, até as empresas têm tudo a ganhar ao adquirir o Prius Plug-in, nomeadamente:

  • 75% de desconto no Imposto Sobre Veículos;
  • 100% de dedutibilidade do IVA;
  • 100% das depreciações da viatura aceites como gasto fiscal em sede de IRC;
  • Taxa de tributação autónoma reduzida;
  • Incentivo do Estado no valor de 562,50€ para deduzir no ISV.

É caso para dizer que o novo Prius Plug-in surpreende sobretudo pela forma como a tecnologia está ao serviço da eficiência. Nada foi deixado ao acaso. Até os materiais que revestem a poderosa máquina foram pensados ao detalhe para reduzir os níveis de ruído, vibração e aspereza, e para aumentar o conforto a bordo.

Quanto ao preço, o novo Prius arrasa com a concorrência. A versão Luxury ronda os €41. 200, com oferta de estofos em pele natural para os clientes particulares. Se pensar no Prius Plug-In para a sua empresa, poderá deduzir ainda o IVA, os benefícios fiscais e o incentivo de mobilidade Toyota para empresas e ENI, baixando o seu custo para os €29.990.

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