Receber, ter, comprar ou herdar bens são apenas algumas das situações em que um contribuinte ou uma empresa cumpre obrigações fiscais. São tão comuns que em alguns casos pode nem perceber o que está a pagar e porquê.
Obrigações como o IRS, o IMI ou o IUC não passam despercebidas. Outras, como o Imposto de Selo ou o IVA, podem não merecer tanto a nossa atenção, sobretudo quando já se refletem no preço final de produtos ou serviços.
Contas feitas, todos os dias temos obrigações fiscais a cumprir, mas é importante saber que impostos paga e os motivos dessa carga fiscal.
Rendimento, consumo e património são três situações em que existe geralmente tributação. Mas também estão previstas isenções.
Para saber mais sobre impostos, taxas, respetivos prazos e suas exceções, leia este artigo Saldo Positivo sobre as normas fiscais em vigor em Portugal.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.
