No seguimento da apresentação das recomendações da Comissão Europeia para a política económica e orçamental de cada um dos Estados membros, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, comentou numa conferência de imprensa, que Portugal está a viver um ponto de viragem na sua economia, já que as exportações estão a crescer.
Tendo em conta o aumento das exportações, o comissário defende que sejam criadas melhores condições de acesso ao crédito, nomeadamente, às PME.
O comissário foi muito vago quando questionado acerca dos esforços que o nosso país está a fazer para cumprir o acordo com a troika e não se pronunciou quanto a uma possivel redução das medidas de austeridade, como já foi proposto pela oposição o exemplo da redução do IVA na restauração.
A Alemanha já demonstrou a sua vontade em ajudar Portugal no que respeita às exportações, tornando-se assim na segunda economia importadora de Portugal, logo a seguir a Espanha, que está a atravessar dificuldades e é a principal economia importadora de Portugal.