Share the post "Crítica construtiva no trabalho: 3 dicas que deve ter em atenção"
A maioria das pessoas não está recetiva a receber críticas ao seu trabalho. Isto acontece porque atribuem à crítica uma conotação negativa e destruidora. Por outro lado, também não sabem qual a melhor forma para o fazer sem gerar sentimentos negativos no outro. Para evitar conflitos dentro do ambiente de trabalho, é importante saber como fazer uma crítica construtiva de forma eficaz e entender a sua importância para o crescimento de um profissional.
O que é uma crítica construtiva?
Uma crítica é entendida como a expressão de uma opinião individual em relação a determinado assunto, como por exemplo, o comportamento de uma pessoa. Uma crítica construtiva, além de um ponto de vista, é um “motor” que contribui para ajudar o outro no seu desenvolvimento, tendo em conta os seus interesses e necessidades.
Em contexto laboral, uma crítica construtiva é sinónimo de mudança positiva, pois permite ajudar um profissional a melhorar o seu desempenho e a alcançar os melhores resultados dentro da organização.

Como lidar com críticas construtivas
Muitas pessoas não reagem bem quando recebem críticas na sua vida pessoal ou profissional. Porém, se a crítica for bem formulada e se for construtiva deve ser encarada como uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento.
Em contexto organizacional, uma crítica construtiva permitirá criar relações de proximidade, fortalecer a confiança entre os colaboradores e aumentar a motivação dos profissionais para progredirem na sua carreira.
Por isso, sempre que receber uma crítica construtiva sinta-se entusiasmado por acreditarem no seu valor enquanto profissional, agradeça à pessoa que a fez e demonstre recetividade para futuros feedbacks.
Como fazer uma crítica construtiva: 3 dicas
Para fazer uma crítica construtiva de forma eficaz deve ter em conta os aspetos que listamos a seguir:
1. Pense antes de criticar
Antes de dirigir a sua crítica deve avaliar de que forma irá acrescentar valor ao outro. Se o seu conteúdo for apenas destrutivo e prejudicial, opte pelo silêncio. Caso a finalidade da sua crítica não seja construtiva, apenas servirá para comprometer a autoestima, a motivação e o desenvolvimento pessoal e profissional do seu colega de trabalho. Por isso, pense bem antes de apontar os erros de alguém e evite conflitos.
2. Comunique de forma clara e objetiva
Para além da importância do conteúdo é fundamental saber como comunicar uma crítica. Escolha um tom de voz assertivo e expresse a sua ideia de forma clara e objetiva. Garanta que o que é comunicado é totalmente compreendido e sem risco de originar possíveis situações de conflito ou desentendimento.
É importante também dar oportunidade à pessoa que foi criticada de dar a sua opinião, identificar o que pode ser melhorado e ela mesma oferecer as suas sugestões de melhoria.
Assim, conseguirá fortalecer uma relação de confiança no ambiente de trabalho e dará lugar a um espaço aberto de comunicação e partilha de ideias.
3. Apresente soluções
Apresentar erros a alguém é muito fácil, mas uma crítica nunca deve ser encarada como um julgamento ou uma ofensa. Uma crítica construtiva deve identificar os pontes fortes de cada profissional e as suas necessidades de melhoria, deve oferecer soluções para potenciar a performance dos colaboradores e impulsionar os melhores resultados em prol de um objetivo comum.
Assim, será possível aumentar o desempenho e a motivação de um profissional, estimular a confiança entre colaboradores e promover o reconhecimento da importância dos valores individuais para alcançar os melhores resultados.
Veja também: