Share the post "Dacia Bigster Mild Hybrid: gasolina, GPL e um preço de combate"
A Dacia abriu oficialmente as encomendas para o muito aguardado Bigster Mild Hybrid-G 140.
Este novo SUV da marca romena representa um salto significativo na gama da Dacia, não só pelo seu posicionamento no competitivo segmento C, mas também pelo que oferece em termos de design, espaço, tecnologia e motorização.
Com 4,57 metros de comprimento, o Dacia Bigster apresenta uma silhueta sólida e assertiva, com linhas marcadamente retas e proporções bem equilibradas.
Não esconde as suas ambições: é um SUV com aspeto robusto, capaz de enfrentar o quotidiano urbano com a mesma naturalidade com que encara uma escapadinha para trilhos mais desafiantes.
A nova cor Azul Índigo estreia-se com este modelo e reforça o carácter visual, sobretudo quando combinada com a pintura bi-tom disponível nos níveis de equipamento superiores.
A assinatura luminosa em forma de Y, que já é imagem de marca da Dacia, está presente e acentua o perfil moderno do Bigster.
Dacia Bigster: grande e poderoso
O interior do Bigster é bastante generoso. A bagageira oferece 667 litros de capacidade, valor que pode crescer até uns impressionantes 1.912 litros com os bancos traseiros totalmente rebatidos.
O habitáculo revela uma abordagem pragmática, mas cuidada, com materiais robustos, superfícies fáceis de limpar e detalhes práticos como o sistema modular YouClip, que permite prender acessórios (como suportes de smartphone, iluminação adicional ou ganchos) em pontos estratégicos do habitáculo.
A ergonomia foi pensada ao pormenor, com um painel de instrumentos digital de 7” e um ecrã central multimédia de 10,1” disponível logo a partir do nível de entrada, o que garante uma experiência de condução intuitiva e atual.

Potência e eficiência
No capítulo mecânico, a versão agora disponível para encomenda é a Mild Hybrid-G 140, que conjuga um motor 1.2 turbo a gasolina com tecnologia mild-hybrid de 48V.
O sistema mild hybrid apoia o motor turbo de 1,2 litros e 3 cilindros, quer funcione a gasolina ou a GPL, durante as fases de arranque e aceleração, para um maior prazer de condução e eficiência.
O motor mild hybrid-G 140 pode funcionar tanto a gasolina como a gás de petróleo liquefeito (GPL), com um depósito dedicado para cada um.
Com dois depósitos que contêm um total de 100 litros de combustível (50 litros de gasolina e 50 litros de GPL), tem uma autonomia de até 1450 quilómetros.
Instalado sob o piso da bagageira, o depósito de GPL não tem qualquer impacto no espaço de carga. Um interrutor no painel de instrumentos permite uma transição rápida e suave de um tipo de combustível para o outro.
Equipamento diversificado
A oferta de equipamento do Bigster é igualmente generosa e escalonada em quatro níveis: Essential, Expression, Extreme e Journey. Desde logo, a versão base inclui ar condicionado manual, jantes de liga leve de 17 polegadas e um conjunto respeitável de tecnologias.
A versão Expression sobe a fasquia com ar condicionado automático bi-zona, travão de estacionamento elétrico e bancos traseiros rebatíveis em três partes (40/20/40), aumentando a versatilidade interior.
Para quem procura mais aventura, a versão Extreme traz teto panorâmico, estofos laváveis com acabamento técnico, barras de tejadilho modulares e o sistema de som Arkamys 3D.
Já a versão Journey é orientada para o conforto, com banco do condutor ajustável eletricamente, painel de instrumentos digital de 10” e uma mala com abertura elétrica, ideal para quem não abdica da conveniência.
Preço para arrasar
Em termos de preços, o Dacia Bigster Mild Hybrid-G 140 arranca nos 24.250 euros para a versão Essential, tornando-se uma das propostas mais competitivas do segmento C SUV, especialmente tendo em conta a motorização eletrificada e o generoso espaço interior.