Miguel Pinto
Miguel Pinto
22 Fev, 2024 - 13:01

Novo Dacia Spring chega no verão mais atraente e… barato

Miguel Pinto

Está aí o novo Dacia Spring, o citadino que promete um preço quase imbatível. Mas traz muitas novidades. Venha conhecê-lo.

Novo Dacia Spring vermelho

Quando um carro é uma verdadeira necessidade, nada como alinhar a escolha de um modelo com o propósito imediato. A verdade é que há automóveis de todas as cores e feitios, só que a sua funcionalidade pode deixar muito a desejar. É aí que entra o novo Dacia Spring, uma viatura que não pretende ser mais do que aquilo para que efetivamente foi concebida.

É um carro citadino, 100 por cento elétrico, e que cumpre na perfeição aquilo que dele se espera. Aqui não há acelerações mirabolantes dos 0 aos 100, nem intrincados binários, muito menos desmesuradas velocidades de ponta.

O Dacia Spring é um carro para o dia a dia, ideal para o complicado tráfego urbano da atualidade, com uma autonomia capaz e um design aperitivo e funcional.

Antes da apresentação do novo Dacia Spring, onde o Ekonomista marcou presença, testamos a versão Extreme e o veredicto só pode ser positivo.

A autonomia anunciada (à volta dos 220 quilómetros) cumpriu, em circuito citadino, fazendo deste modelo uma hipótese séria na altura de comprar um carro elétrico para utilização diária. Aliás, o preço é um dos grandes diferenciadores desta viatura em relação à concorrência, mas já lá vamos.

Lançado pela primeira vez, em 2021, foi o quarto automóvel elétrico mais vendido e o primeiro a particulares em Portugal desde 2022. No total, desde o lançamento, mais de 140.000 Dacia Spring foram registados em todo o mundo. E a história de sucesso promete continuar

Novo Dacia Spring: renovado e melhorado

Apresentando um design interior e exterior totalmente novo, o Dacia Spring surge agora mais funcional, com a melhor capacidade de carga do segmento, uma forte aposta no digital (com um painel de instrumentos personalizável) e, claro está, um preço de combate.

Tal como aconteceu desde o seu lançamento em 2021, esta nova geração Spring continua a ser o automóvel totalmente elétrico mais barato do mercado.

Com 3,70 metros de comprimento e um dos melhores raios de viragem do segmento (4,80 metros de parede a parede), o novo Dacia Spring é excecionalmente ágil, o que o torna muito simples de conduzir.

As faixas de proteção de cor sólida que envolvem a carroçaria, especialmente os para-choques e as cavas das rodas, fazem com que a viatura resista ao desgaste diário sem comprometer a sua aparência. A sua elevada distância ao solo é uma mais-valia em terrenos mais difíceis e estradas mais complicadas

O novo Dacia Spring alarga o leque de possibilidades ao oferecer o seu motor mais potente – com 65 cv/48 kW – numa gama mais vasta.

Está presente na nova versão média de gama Expression, bem como na versão Extreme. Mais acessível e ainda mais adaptado à utilização urbana do que nunca, o Novo Spring está também dotado com o motor de 45 cv na versão Essential.

Dacia Spring
O Dacia Spring Extreme testado pelo Ekonomista

Até pode servir cafés

Mas o novo Dacia Spring traz mais uma série de novidades, e upgrades, que o tornam num carro cada vez mais competitivo. 

  • Peso. Com um peso de 984 kg na versão topo de gama Extreme, é o único automóvel totalmente elétrico, na Europa, a pesar menos de uma tonelada.
  • Consumo de energia. O controlo do peso, combinado com a eficiência do motor, permite que o automóvel apresente um excelente consumo de energia, inferior a 14,6 kWh/100 km (aguarda homologação), mantendo assim os custos de utilização sob controlo.
  • Bateria. A compacta bateria de 26,8 kWh foi calibrada com para responder às necessidades, sem degradar o desempenho global através de um peso excessivo. Com uma autonomia de mais de 220 km para todas as versões.
  • Sistema de travagem regenerativa. Está equipado, pela primeira vez, com um sistema de travagem regenerativa que é ativado através da seleção do “modo B” através dos novos comandos da caixa de velocidades.
  • Carregamentos. O novo Dacia Spring traz, de série, um carregador AC de 7 kW que pode carregar a bateria dos 20% aos 100%, numa tomada doméstica em menos de 11 horas, ou em apenas 4 horas numa wallbox de 7 kW. Está disponível um carregador DC opcional de 30 kW para um carregamento mais rápido dos 20% aos 80% em 45 minutos.
  • Ligar aparelhos elétricos. Para um churrasco ou fazer um simples café, está agora equipado com um carregador bidirecional V2L (veículo-para-carga), que lhe permite ser utilizado como fonte de energia para alimentar aparelhos elétricos.
  • Acessórios YouClip. Este sistema pode ser utilizado para fixar vários acessórios dedicados em locais-chave no interior do automóvel. O equipamento de série vem com três pontos de fixação YouClip (um no painel de instrumentos e dois na consola central).

Com chegada prevista ao mercado nacional no verão, o novo Dacia Spring promete continuar a história de sucesso que o modelo foi construindo ao longo dos últimos anos.

Os preços finais ainda não são conhecidos, mas devem ser inferiores à geração anterior, que estava à volta dos 20 mil euros. A marca deixa uma certeza: continuará a ser o mais competitivo elétrico no mercado europeu dentro do binómio qualidade-preço.

Veja também