Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
15 Jan, 2024 - 14:56

Dacia Duster: conheça tudo o que muda com a nova geração

Valdemar Jorge

O novo Dacia Duster é um salto qualitativo em todos os aspetos, desde o design à tecnologia. Conheça o modelo.

novo Dacia Duster

Trata-se sem dúvida do SUV mais popular da marca romena detida pelo Grupo Renault. O Dacia Duster desde 2010 que é um caso sério de sucesso.

Tanto que a marca jamais deixou de apostar na sua evolução, com a 3.ª geração a chegar nos próximos meses.

Lançado em 2010, o SUV compacto recebeu, em 13 anos de carreira, mais de 40 prémios, e já vendeu mais de 2 milhões de unidades em todo o mundo.

É um sucesso, quer quando analisado pela crítica dos diversos meios de comunicação social da especialidade automóvel, quer pelo lado do público, que continua a vê-lo como um ‘must have’, estando na lista de desejos de muitos.

Mas o que esperar desta 3.ª geração que está prestes a entrar em ação?

Nova plataforma: mais Duster

A 3.ª geração do Dacia Duster foi revelada em 29 de novembro de 2023 e entrará em ação na próxima Primavera. Ao adotar uma versão mais alongada da plataforma modular CMF-B, na qual se baseiam outros modelos do grupo francês, como o atual Renault Captur, ou os Dacia Sandero e Jogger, o Duster acabou por ver a sua arquitetura mudada.

Desde logo apresenta-se com ar mais robusto e assertivo. A versão 4×4 eleva as capacidades todo-o-terreno e os materiais utilizados são mais sustentáveis e duradouros. Estará equipado com grupos propulsores híbridos.

Ainda segundo a marca, receberá “novas tecnologias para ainda mais segurança e conforto” e continuará a oferecer “a melhor relação qualidade/preço da categoria”.

Design exterior mais robusto

O novo Dacia Duster apresenta um design mais moderno e sofisticado, com linhas mais fortes e assertivas, não perdendo o foco no aerodinamismo.

Deste modo, a frente, mais imponente, ganha uma nova grelha e faróis mais afilados em LED, em forma de ‘Y’. As laterais são marcadas por molduras pretas nas rodas e nas portas, que reforçam o caráter aventureiro do SUV.

A seção traseira recebe faróis colocados em posição horizontal que se estendem até a tampa da bagageira. Destaca-se ainda o novo para-choques, com difusor integrado e escape duplo.

Novo material mais sustentável

Para o novo modelo a marca romena inventou o que chama Starkle®. Criado pelos engenheiros da Dacia, este material contém 20% de polipropileno reutilizado e totalmente sem pintura. Isto significa que a pegada de carbono do processo de produção do Starkle® é menor.

O novo material está presente nas proteções laterais da parte inferior da carroçaria, nas proteções das cavas das rodas, nas marcas de identificação, nos guarda-lamas, no para-choques dianteiro e na proteção da zona traseira.

Com este processo, a Dacia elimina a utilização de cromados nos seus veículos. De igual modo, deixa de utilizar couro de origem animal.

Interior do novo Dacia Duster
O habitáculo do novo Dacia Duster sofreu uma renovação quase total

Habitáculo mais tecnológico

Sobre o habitáculo a marca sublinha que “o Duster não seria o Duster sem um interior inteligente e prático que facilita a vida quotidiana dos nossos clientes. Tudo foi concebido para que se sinta em casa, à frente e atrás”.

Um pormenor que liga o exterior ao interior é, conforme sustenta a marca a “nova assinatura em forma de ‘Y’”.

E esta ligação faz-se como? A explicação é simples: “no exterior, os faróis e as luzes traseiras do novo Duster estão dispostos em ‘Y’, e a mesma forma é visível nas jantes de liga leve”.

A conexão com o interior faz-se através da superfície das saídas de ar que são “em forma de ‘Y’ (e em tom de Cobre na versão Extreme), e o ‘Y’ também aparece à volta dos apoios de braços dos painéis das portas”.

Também o nome da marca no centro do volante foi substituído pelo logótipo da Dacia, em consonância com o logótipo colocado na grelha frontal.

A par destes pormenores ressalta o design do renovado habitáculo. A ergonomia foi melhorada. Inclui novo painel de instrumentos, com melhor visibilidade, onde são apresentadas as principais informações de condução, e um segundo ecrã, em posição central, de 10,1 polegadas, posicionado no ângulo de visão do condutor.

Este é personalizável, recebe sistema de som premium e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, dispensando utilização de cabos. As atualizações do sistema são feitas remotamente.

O sistema de climatização é automático e o volante é multifunções. Os bancos esculpidos são forrados em tecido de dois tons e proporcionam conforto e bom apoio lateral.

Para facilitar o dia-a-dia do condutor a Dacia disponibiliza, em todas as versões equipadas com Media Display e Media Nav Live, um suporte para smartphone YouClip, 2 tomadas USB C à frente e 2 atrás para alimentar até 4 dispositivos. Todas as tomadas são retro iluminadas para melhor conveniência na utilização.

A simplicidade e modularidade do novo Duster estão ainda presentes num novo elemento que passa a fazer parte do universo deste SUV.

Trata-se do YouClip, que é nada mais nada menos do que um clip universal que a marca distribuiu por todo o habitáculo e que permite acoplar acessórios como porta-copos, suporte para smartphone, tablet, lanternas, bolsa de arrumação, gancho para mala ou mesmo para uma luz móvel.

O espaço interior foi otimizado para acomodar até cinco passageiros e a bagageira generosa de 472 litros (consoante a versão) disponibiliza vários compartimentos de arrumação.

Conjunto de novas motorizações híbridas

Em termos de motorização estarão disponíveis opções a gasolina e híbridas, mas todas com maior eficiência energética e menor emissão de gases poluentes. Deste modo, o novo Dacia Duster disponibiliza as seguintes motorizações:

  • Duster HYBRID 140 – Grupo motopropulsor, adotado para o Jogger, no início de 2023, que está também disponível no novo Duster. É constituído por um motor a gasolina de 4 cilindros, 1,6 litros e 94 cv. A este estão associados dois motores elétricos (um motor de 49 cv e um gerador/motor de arranque de alta tensão) e uma caixa de velocidades automática elétrica (com 4 relações para o motor de combustão e 2 relações para o elétrico). Esta tecnologia combinada é possível porque o sistema não tem embraiagem. A travagem regenerativa, a elevada capacidade de recuperação de energia da bateria de 1,2 kWh (230 V) e a eficácia da caixa de velocidades permitem conduzir, em modo totalmente elétrico, até 80% do tempo em cidade. Este facto reduz os consumos entre os 20% (ciclo misto) aos 40% (ciclo urbano). O arranque faz-se sempre me modo elétrico.
  • Duster TCe 130 – Combina um motor a gasolina de 3 cilindros e 1,2 litros turbo de nova geração, que utiliza o ciclo Miller (perdas reduzidas na bomba otimizam a eficiência) e uma solução híbrida ligeira (mild-hybrid) de 48 V”. Este motor ajuda a unidade de combustão interna quando o automóvel arranca ou acelera, reduzindo o consumo médio e as emissões de CO2 em cerca de 10%. Paralelamente fornece mais potência durante a aceleração tornando o automóvel mais reativo e suave de conduzir. O sistema de travagem regenerativa carrega a bateria de 0,8 kWh sem fazer uma diferença percetível para o condutor.  O motor TCe 130 está disponível com caixa de 6 velocidades nas versões 4×2 e 4×4.
  • Duster ECO-G 100 – O novo Dacia Duster recebe ainda motorização com a tecnologia de combustível duplo (gasolina e GPL). Tecnologia integrada, testada e comprovada, que garante segurança e fiabilidade. Quando funciona com GPL, o sistema ECO-G 100 liberta, em média, menos 10% de CO2 do que um motor a gasolina comparável. Pode percorrer até 1.300 km, com os dois depósitos de 100 litros – 50 litros de gasolina e 50 litros de GPL (este último encontra-se sob o piso da bagageira, pelo que não afeta a capacidade de carga). Um botão colocado no painel de instrumentos muda o motor de um combustível para o outro de forma rápida e impercetível.
Novo Dacia Duster na estrada
O novo Dacia Duster deverá chegar ao mercado nacional na Primavera

Capacidades todo-o-terreno melhoradas

O todo-o-terreno é uma das vertentes presentes no dia-a-dia do Duster, desde o lançamento em 2010. Assim, tal como na 1.ª geração, o novo modelo está disponível com transmissão 4×4 Terrain Control que integra 5 configurações de condução:

  • AUTO – A transmissão distribui, automaticamente, a potência entre os eixos dianteiro e traseiro, em função da tração das rodas e da velocidade;
  • SNOW – Esta função otimiza a trajetória, em estradas escorregadias, com regulações específicas do ESC e controlo de tração;
  • MUD/SAND – Para utilização em terrenos instáveis;
  • OFF-ROAD – Para um desempenho de topo em terrenos difíceis, muito semelhante ao modo 4×4 Lock do Duster atual, mas com a vantagem adicional de distribuir automaticamente e, de forma otimizada, o binário pelas rodas dianteiras e traseiras, em função da aderência e da velocidade;
  • ECO – Esta opção otimiza o consumo de combustível, regulando o ar condicionado e o desempenho do automóvel. Maximiza ainda a distribuição do binário nos eixos dianteiro e traseiro para limitar o consumo de combustível.

Em termos de segurança ativa e passiva o novo Dacia Duster está equipado com as mais recentes tecnologias:

  • cruise control/limitador de velocidade;
  • travagem automática de emergência (em áreas urbanas e suburbanas, incluindo a deteção de outros automóveis, peões, bicicletas e motociclos); reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de excesso de velocidade;
  • assistência ao estacionamento traseiro;
  • sinal de paragem de emergência;
  • aviso de saída da faixa de rodagem;
  • assistência à manutenção na faixa de rodagem;
  • alerta de atenção do condutor e chamadas de emergência (eCall).

A gama do novo Dacia Duster

As versões que estarão disponíveis do novo Duster são o Essencial, o Expression e uma nova opção entre duas versões com equipamento superior, mas complementares: o Duster Extreme e o Duster Journey.

O primeiro é dirigido a utilizadores que privilegiam o contacto com a natureza e condução intensa, enquanto o Duster Journey é apontado aos condutores que preferem elegância, conforto e tecnologia.

Com esta 3.ª geração a surgir este ano (2024) o Dacia Duster quer continuar a ser exemplo de um veículo que sabe adaptar-se à atualidade, continuando a ser moderno, acessível e, por via disso, bem sucedido.

Veja também

Artigos Relacionados