Miguel Pinto
Miguel Pinto
05 Jun, 2024 - 12:02

Renault Rafale: inspirado nos céus para brilhar na estrada

Miguel Pinto

O Renault Rafale tem a inspiração de um avião. Mas agarra-se bem à estrada e promete dar cartas no disputado segmento dos SUV,

Novo Renault Rafale

Não se pode dizer que 1934 seja um ano de muito boas memórias. Afinal, foi nessa altura que Hitler estabeleceu em definitivo o regime nazi na Alemanha, ponto de partida para um dos períodos mais negros da humanidade. Mas foi também o ano em que surgiu o Caudron-Renault Rafale, um avião de corrida com motor desenvolvido pela marca francesa, e que marcou uma época, voando a uns extraordinários 445 km/h.

Noventa anos volvidos, eis que a história deste pequeno e eficaz avião é revisitada com o lançamento de um carro, mais concretamente o Renault Rafale E-Tech Full Hybrid.

Trata-se de um SUV topo de gama, que abre outro capítulo da ofensiva da Renault no campo da eletrificação e da mobilidade sustentável. A Renaulution segue a todo o vapor, com o resto deste ano ainda a aguardar muitas surpresas e modelos há muito ansiados.

O Ekonomista foi testar o novo Rafale pelas cercanias de Sevilha e encontrou uma viatura que promete não dar tréguas na intensa luta que já se vai desenvolvendo no segmento D.

Renault Rafale: bandeira para o segmento D

Construído tendo como base a plataforma CMF-CD, o novo Rafale tem 4,71 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,61 metros de altura, conferindo-lhe uma personalidade bastante interessante.

Aliás, é um carro que impressiona logo pelo design exterior (concebido integralmente pelo designer Gilles Vidal). A grelha repleta de pequenos diamantes, num inovador desenho 3D, faz ressaltar o símbolo da marca, espraiando-se para os faróis full LED, no final de um longo capot. Não há que enganar. É um Renault da nova vaga.

No interior, os passageiros vão com toda a certeza apreciar o generoso espaço que o Rafale oferece, mesmo tendo em conta as linhas coupé que se desenham à primeira vista. A segunda fila, tem um raio de 302 mm para os joelhos e 880 mm de altura livre, contando ainda com uma bagageira de respeito, com capacidade para 627 litros.

Para que se possa fruir da viagem em todo o seu esplendor, este novo modelo traz o teto panorâmico Solarbay, onde a tecnologia PDLC (desenvolvida pela Saint-Gobain e que fez a sua estreia precisamente no Rafale) permite tornar o tejadilho mais opaco ou transparente, bastando para isso pedir ao Assistente do Google ou acionando um comando no interior.

interior do Renault Rafale
O requintado interior do novo Renault Rafale

Rendimento elevado

A versão do Renaul Rafale que testamos não deixou créditos por mãos alheias no que diz respeito à performance.

Um potente grupo propulsor híbrido de 200 cv, associado à caixa multimodo, faz com que o comportamento em estrada seja firme e a condução suave e divertida ao mesmo tempo, fruto de um chassis de conceção precisa e avançada. Desta forma, consegue reclamar um consumo de 4,7 litros/100 km, e emissões de 105 gramas de CO2/km.

O sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL Advanced (incorporada de série na versão Esprit Alpine), não só melhora de forma significativa o comportamento do automóvel, como também permite abordar as curvas a velocidades mais elevadas e proporcionar uma agilidade acrescida em circuito urbano.

Equipamento de topo

Mas há muito mais características do Rafale que fazem dele um SUV decididamente de categoria superior:

  • Sistema de info-entretenimento OpenR Link (com dois ecrãs) bastante intuitivo, incorporando serviços Google com mais de 50 aplicações disponíveis
  • Pacote de 32 sistemas de ajuda à condução em três categorias centrais: condução, segurança e estacionamento
  • Sistema Safety Coach de série para uma condução mais suave, reduzindo o risco de acidentes
  • Suspensões dianteiras e traseiras multi-link, que dão uma maior estabilidade e conforto à condução
  • Jantes em liga leve de 20 polegadas
  • Bancos desportivos acolchoados

O Renault Rafale já está em Portugal com duas versões: a Techno (com preço de entrada de 45 mil euros) e Esprit Alpine (50 mil euros), esperando-se que em meados de outubro chegue a excitante versão E-Tech 4×4, de alto desempenho, com uns incríveis 300 cv.

Se levarmos em linha de conta que o segmento D registou, em 2023, um crescimento de 8,8% na Europa, pode dizer-se com segurança que o Rafale é uma rajada que a Renault sopra ao mercado, seguindo com firmeza o caminho de cobrir todas as áreas do mercado. Elétricos ou térmicos.

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