Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
12 Jul, 2023 - 12:18

Renault Rafale é a estrela francesa que chega em 2024

Valdemar Jorge

É o novo modelo que irá posicionar-se no topo do seu portfólio de produtos da marca. Chama-se Renault Rafale e chegará em 2024.

Novo Renault Rafale

.O novíssimo Renault Rafale é, juntamente com o Mégane E-Tech 100% Elétrico, o Austral e o também novo Espace, parte integrante da renovação da marca francesa nos segmentos C e D. Esta renovação que está centrada em produtos “extraordinários que oferecem uma qualidade sem mácula e tecnologias de ponta”, sublinha a Renault.

O novo Renault Rafale (première mundial teve lugar a 18 de junho) faz a ponte entre o passado e o presente e projeta o futuro. Ao dignificar o importante legado da indústria aeronáutica, no presente, arroja no plano da eletrificação ao propor soluções híbridas que chegam aos 300 cv.

Para tal junta tecnologia e estilo num design diferenciador: SUV-coupé. É o primeiro automóvel de produção totalmente concebido de acordo com a nova linguagem de estilo que tem assinatura de Gilles Vidal, responsável de design da Renault.

Inaugura, deste modo, “uma nova era no design da Renault: é visionário, audacioso, em perfeita sintonia com o seu tempo e adaptado a uma época em que tudo avança cada vez mais depressa e em que só os modelos de vanguarda se mantêm atraentes ao longo do seu ciclo de vida”.

Renault Rafale: um novo estilo

Exteriormente o novo Rafale é o primeiro automóvel da marca francesa que reflete na íntegra o design inspirado de Gilles Vidal, assumindo pormenores tecnológicos (como a grelha frontal) e fortes linhas que elevam o carácter  do SUV-coupé.

O desenho foi pensado a partir de uma folha em branco. A abordagem da nova linguagem de estilo apresenta uma silhueta vibrante e poderosa, com ar desportivo, acentuado pelo longo capot e pela nova grelha, que abandona a tradicional assinatura luminosa em forma de “C”.

Adota tema visual que se associa a um diamante presente tanto no exterior como no habitáculo do novo modelo do segmento D. Os ‘ombros’ salientes envolvem as rodas traseiras sublinhando a potência que impulsiona o automóvel.

Por seu lado um dos elementos mais distintivos é a linha de tejadilho muito inclinada, a partir do pilar “B”, que termina numa “última saliência, aponta para a velocidade”. A inclinação do óculo traseiro (17º) é, segundo a marca, “ideal para a eficácia aerodinâmica. E torna desnecessários o limpa vidros traseiro, o que mantém a linha do automóvel mais ‘pura’”.

A seção traseira é dominada pelo logótipo da marca francesa, que encima o nome do automóvel “Rafale”, e pelos grandes grupos óticos independentes, de  linhas retilíneas.

Com 4,71 metros de comprimento e 1,86 metros de largura, o novo Rafale posiciona-se no segmento D. Os seus 1,61 metros de altura, fazem dele  um SUV-coupé desportivo por excelência.

A distância entre eixos de 2,74 metros (a mesma do novo Renault Espace) reflete-se no habitáculo proporcionando amplo espaço quer nos lugares da frente, quer para quem viaja no banco traseiro. A bagageira é ampla e disponibiliza generosos 648 litros de capacidade.

O SUV-coupé estará disponível em cinco cores de carroçaria, incluindo duas inéditas: um novo tom Branco Pérola Acetinado e um novo tom Azul Alpine. As outras são: Vermelho Flame; Preto Profundo e o Cinzento Schiste brilhante.

Habitáculo confortável e muito tecnológico

O novo Renault Rafale é construído sobre a plataforma CMF-CD, que foi melhorada com base na experiência adquirida ao longo dos dois anos de utilização no Austral. O SUV-coupé estará disponível nos níveis de equipamento Esprit Alpine e Techno.

Pensado para agradar a todos os passageiros, o habitáculo é dominado pelo conforto, tecnologia e pelas possibilidades que o novíssimo teto de vidro escurecido Solarbay possibilita.

Este inovador teto panorâmico em vidro, com 1470 mm por 1117 mm, foi desenvolvido pela Saint-Gobain, e o Rafale é o primeiro automóvel a utilizá-lo. A tecnologia AmpliSky substitui as coberturas normais por um sistema ativo completo que escurece cada um dos seus segmentos a pedido, utilizando campos elétricos para mover as moléculas. Em segundos, proporciona máxima proteção contra o sol.

O teto de vidro inteligente pode ser controlado por voz através do Google Assistant e tem um interruptor junto à luz de leitura no teto. Condutor e passageiros podem escolher entre quatro configurações para o tejadilho: totalmente claro, totalmente escuro, claro à frente e escuro atrás, e o inverso.

O sistema é mais prático do que uma cobertura normal, porque os passageiros dos lugares traseiros podem deixar entrar a luz solar, mesmo que os da frente prefiram não o fazer.

Segundo a marca francesa “o vidro laminado da Saint-Gobain mantém a temperatura confortável no verão e no inverno, tal como os guarda-sóis automáticos. E o vidro escurece, automaticamente quando se sai do automóvel”.

O conforto é potenciado pelos novos bancos que têm reforços nas zonas laterais para melhor se adaptarem ao comportamento dinâmico do automóvel, garantindo acrescido apoio lateral e longitudinal.

A posição de condução é elevada e o volante (embora com pequenas alterações) deriva do existente no Megane E-Tech 100% Eléctrico e Austral.

No banco traseiro os passageiros podem usufruir do inovador apoio de braços central concebido com duas tomadas USB, espaço de arrumação para tablets e smartphones e dois suportes de ecrã rebatíveis.

Renault rafale
O novo Renault Rafale já incorpora soluções de inteligência artificial

Dois ecrãs OpenR para melhor interação

Os dois ecrãs OpenR já conhecidos dos modelos Austral, Megane E-Tech e Espace serão usados no Rafale, mas beneficiarão de melhorias, nomeadamente, ao nível do grafismo. Também está prevista atualização do sistema Android Automotive para o sistema operativo Android 12 (em vez do Android Automotive 10), mais rápido e com novas funcionalidades.

O tradicional painel de instrumentos terá novo grafismo e quatro modos de visualização: Powermeter, Navegação, ADAS e Minimal. O condutor pode ainda personalizar alguns widgets, conforme a sua preferência.

No topo da consola central o espaço será dominado pelo segundo ecrã do sistema OpenR (de grande dimensão). Este concentra todas as funções do automóvel e instalação de ‘app’ a partir da Play Store da Google. O utilizador pode ainda aceder ao Google Maps ou ao assistente virtual. O sistema Multisense da Renault também estará presente. Aos já conhecidos modos Comfort, Sport, Eco, e Perso junta-se agora o novo Smart.

Em homenagem ao mundo da aviação o novo Renault Rafale disponibilizará um novo e melhorado head-up display de grandes dimensões (9,3 polegadas). A velocidade do automóvel, os sistemas ativos de assistência ao condutor, o aviso de excesso de velocidade e as indicações da navegação são projetados diretamente no para-brisas.

O OpenR Link é atualizável e liga-se à nuvem para descarregar automaticamente as atualizações recomendadas. Para tal utiliza a tecnologia FOTA (Firmware Over The Air).

Inteligência Artificial, segurança e iluminação

A Renault equipa o Rafale com várias capacidades baseadas em IA, todas pensadas para ajudar o condutor e os passageiros. Na maioria dos casos o sistema faz sugestões proactivas (desligar o ar condicionado se uma janela estiver aberta ou para o ligar se estiver demasiado quente no interior, por exemplo).

Segundo a marca estas “recomendações proactivas baseiam-se em padrões de ‘rotina’ que o sistema de IA capta e analisa com o passar do tempo”.

O capítulo da segurança – quer ativa, quer passiva do veículo – é um tema que a marca francesa acompanha muito de perto. A segurança de toda a estrutura, bem como do condutor e passageiros, é uma constante.

O Rafale neste particular estará equipado com 32 sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) divididos em três grande categorias: condução, segurança e estacionamento.

  • Condução: Cruise-control/Cruise-control adaptativo (ACC) com função Stop & Go; Avisador de distância (DW); Câmeras 360º (AVM, permitem uma visão 3D e em 360°); Auxílio ao arranque em subidas (HSA);
  • Segurança: Sistema ativo de travagem de emergência (AEBS) e AEB traseiro, incluindo aviso de tráfego cruzado; Avisador de ângulo morto (BSW); Assistência à manutenção na faixa de rodagem (LKA); Aviso de saída da faixa de rodagem (LDW); Aviso de mudança de faixa (LCW); Alerta de atenção do condutor (DAA); Assistência à estabilidade do reboque (TSA);
  • Estacionamento: Assistentes de estacionamento à frente, atrás e nas laterais, Alerta de tráfego na retaguarda (RCTA); Visão “olho de pássaro”; Alerta de saída segura para ocupantes (OSE).

A estes junta-se ainda o Intelligent Speed Assist (ISA). Trata-se de um sistema que alerta automaticamente o condutor se a velocidade do automóvel exceder o limite que o sistema identifica nos sinais de trânsito.

Além disso, a marca anuncia que “o Safety Score (pontuação de segurança) e o Safety Coach (instrutor de segurança) estão disponíveis para proporcionar uma maior paz de espírito ao condutor”. Quanto à iluminação exterior os faróis recebem a tecnologia LED Adaptative Vision.

Esta regula as luzes de cruzamento em função das condições de condução. Já com a tecnologia LED Matrix Vision, que estará disponível na versão topo da gama, o condutor pode manter sempre acesas as luzes de máximos, melhorando o seu conforto visual sem encandear os condutores dos outros veículos.

Renault Austral
Veja também Renault Austral é o Carro do Ano 2023 em Portugal

Motorizações híbridas até 300 cv

No que respeita a motorizações contará com dois blocos híbridos E-Tech: um de 200 cv e outro com 300 cv e tração integral (E-Tech 4×4).

O motor de 200 cv é conhecido do Austral (onde estreou) e está disponível no novo Espace. Compreende um bloco 1.2 turbo de três cilindros com 130 cv de potência e 205 Nm de binário, apoiado por dois motores elétricos.

O principal debita 50 kW/70 cv e 205 Nm, e é alimentado por bateria de iões de lítio (capacidade de 2 kWh/400V) para condução totalmente elétrica. O secundário assume a posição de Gerador de Arranque de Alta Tensão (HSG). Liga o motor e aciona as mudanças de velocidade na caixa multi-modo sem embraiagem.

Em estreia estará o bloco que equipará o Rafale E-Tech 4×4 que fará uso de um motor elétrico colocado no eixo traseiro que possibilita a tração total e ajudará a potência a chegar aos 300cv. O motor a combustão que servirá de base ao 4×4 é o mesmo 1.2 turbo de três cilindros. Esta constituirá a versão híbrida plug-in do Rafale.

A agilidade da versão 4×4 é assegurada pelo sistema 4Control Advanced e, em opção, estará disponível o sistema Vehicle Motion Control 2 (VMC 2), cuja tecnologia controla as rodas traseiras, antecipando a perda de aderência em curva.

Com arranque totalmente elétrico e o sistema de regeneração de energia que entra em ação automaticamente (sempre que se abranda ou se trava) pode conduzir-se em modo elétrico 80% do tempo (em cidade) e consumir menos 40% de combustível do que com um motor de combustão interna equivalente.

Curiosidades sobre a produção do Renault Rafale

  • Nome: Rafale é a palavra francesa que evoca o vento e é, também, uma referência aeronáutica. A aviação desempenhou um papel importante na história da Renault: o Caudron-Renault Rafale que, em 1934, voou a uns recordistas 445 km/h de velocidade, é apenas um dos exemplos.
  • Desenvolvimento: mais de 100 funcionários irão conduzir o Rafale em todos os tipos de clima e cidades na Europa, e em todos os tipos de estradas e autoestradas. Nestes testes, os colaboradores terão conduzido o Austral, o Espace e o novo Rafale num total de 3 milhões de quilómetros.
  • Materiais: o novo Renault Rafale é o primeiro automóvel do mundo a incluir cortiça tingida e ardósia no seu habitáculo. No acabamento Esprit Alpine, a ardósia evoca o universo Alpine de uma forma muito real. Reveste o painel de bordo do lado do passageiro e o apoio de mãos. Já o acabamento Techno tem cortiça tingida de preto – acrescentando um toque de luxo – no painel de instrumentos.
  • Iluminação: para proporcionar uma experiência mais relaxante, a iluminação inclui um modo automático, que se ajusta a cada 30 minutos, em função do seu relógio circadiano (24 horas) e da hora do dia (com cores frias durante o dia e quentes à noite).
  • Produção: o novo Renault Rafale será produzido na fábrica de Palência, em Espanha. O Grupo investiu nesta fábrica para preparar o lançamento do Austral e do novo Espace. Os três modelos utilizam a mesma plataforma CMF-CD.
Veja também