Miguel Pinto
Miguel Pinto
04 Set, 2025 - 15:00

Duster e Bigster com novas motorizações. Saiba quais

Miguel Pinto

A Dacia redefine os seus modelos Duster e Bigster com soluções híbridas, GPL (bi-fuel) e tração integral. Conheça o que aí vem.

novo dacia duster

A Dacia acaba de elevar o patamar da acessibilidade automóvel com uma inovação que combina três mundos: tecnologia híbrida, GPL bi‑combustível e tração integral, tudo alicerçado numa caixa automática sofisticada. A nova motorização hybrid‑G 150 4×4 é uma estreia mundial para os modelos Duster e Bigster.

O segredo desta motorização reside numa conjugação engenhosa, ou seja, um motor de combustão (mild‑hybrid 48 V, 1,2 l e 140 cv) na frente e um motor elétrico de 23 kW (31 cv) montado no eixo traseiro. Combinados, oferecem 154 cv e 230 Nm de binário no ICE, mais até 87 Nm no elétrico.

O sistema propulsor é complementado por uma caixa de dupla embraiagem de 6 velocidades (com patilhas no volante, novidade Dacia) para a frente, e uma caixa elétrica de duas velocidades para o eixo traseiro com embraiagem desengatável, outra inovação global.

O resultado? Alto binário disponível em baixa, ótimo desempenho off‑road e, em autoestrada, um modo neutro que reduz perdas por atrito, sublinhando uma condução refinada e eficiente..

Dacia: eficácia urbana, economia extra-urbana

Em cidade, o hybrid‑G 150 4×4 permite condução totalmente elétrica até 60 % do tempo, o que se traduz numa travagem regenerativa eficiente, menor ruído e conforto acrescido.

Para além disso, o modelo é bi‑combustível. Conta com dois depósitos de 50 llitros (gasolina e GPL) que garantem até 1 500 km de autonomia (ciclo WLTP).

Aproveitando o preço historicamente baixo do GPL em Portugal (0,708 €/l a 1 de setembro de 2025), resulta numa redução de custos de utilização em cerca de 30 % e emissões de CO2 inferiores em 20 g/km face ao mild‑hybrid 4×4 atual.

Em termos de consumos médios, temos para o GPL entre 7,1 – 7,2 l/100 km e para a gasolina entre 5,5 – 5,6 l/100 km. Já consegue ouvir ao longe a poupança?

Dacia Bigster Mild Hybrid

Capacidade todo-terreno

Com tração integral elétrica, este sistema oferece binário instantâneo nas rodas traseiras, com trocas entre as duas relações da caixa traseira otimizadas para terrenos íngremes, lama, neve ou simples condução off‑road.

A embraiagem desligável reduz o atrito em 2WD, enquanto o modo 4×4 entra automaticamente sempre que necessário.

Os seis modos de condução (Auto, Eco, Neve, Lama/Arena, Bloqueio e Hill Descent Control) garantem versatilidade para todas as condições.

Renovação da Gama Duster

A chegada do hybrid‑G 150 4×4 revoluciona não apenas o conceito de dupla motorização, mas moderniza toda a família Duster com novas variantes.

  • Hybrid 155: substitui o hybrid 140; mais potência, bateria de 1,4 kWh, arranque sempre elétrico, consome apenas 4,6 l/100 km (‑8 %) e emite 105 g/km de CO₂ (‑7 g/km).
  • Mild‑hybrid 140: substitui o mild‑hybrid 130; reduz consumos (5,4 l/100 km) e emissões (122 g/km) cerca de 10 %, comparando com motor ICE equivalente.
  • Eco‑G 120: variante GPL mais potente (+20 cv) com autonomia de até 1 380 km (50 l gasolina + 50 l GPL) e comutação rápida entre combustíveis.

O hybrid‑G 150 4×4 já pode ser encomendado para Duster e Bigster até ao fim de 2025, com homologação pendente.

Passo adiante na filosofia Dacia

Este movimento reafirma os valores centrais da Dacia (robustez, fiabilidade, funcionalidade e preço acessível), mas agora com uma roupagem mais moderna, versátil e sustentável.

A convergência de soluções híbridas, GPL e tração elétrica integral impulsiona os modelos a uma nova dimensão de apelo: são versáteis, económicos e eco-responsáveis sem perder o espírito prático e aventureiro.

Num mercado cada vez mais exigente, Dacia entrega uma oferta inédita, com níveis técnicos antes reservados a segmentos premium.

Veja também