Miguel Pinto
Miguel Pinto
04 Nov, 2025 - 17:00

A mítica Famel está de volta elétrica e mostra-se ao mundo

Miguel Pinto

A Famel E-XF dá nova vida a uma marca mítica do imaginário nacional. Vai ser apresentada em Milão e chega em 2026 ao mercado.

Nova Famel elétrica

A Famel está de regresso e a mítica XF-17 agora em versão elétrica e denominada E-XF, preparam a internacionalização, sendo apresentada em Milão na EICMA (Esposizione Internazionale Ciclo Motociclo e Accessori).

A nova E-XF é disponibilizada em dois modelos distintos: a Café Racer (apenas para um ocupante) e a Clássica (para dois ocupantes).

Ambos os modelos podem ser configurados em duas versões, com cilindradas equivalentes a 50 e 125 centímetros cúbicos, sendo os preços de venda estimados entre os 4.499,00 euros e os 5.899,00 euros.

Famel E-XF: autonomias entre 70 e 120 km

A Famel propõe o modelo de 50cc com autonomia de 70 km que pode ser expandida até 120 km com a instalação de uma segunda bateria.

Já o modelo de 125cc, com duas baterias terá uma autonomia estimada de 120 km. Capacidade bastante para percorrer as viagens pendulares trabalho/casa/trabalho sem problemas de maior.

Ambos os modelos, na versão 125, são igualmente disponibilizados numa série exclusiva e limitada designada Embaixador, numerada de 1 a 300 e com detalhes de design únicos.

Famel elétrica
A Famel elétrica retoma algumas linhas de um verdadeiro clássico

O que precisa saber sobre a Famel E-XF

  • Custo de carregamento da bateria, menos de 1,00 euro, segundo a marca;
  • Tempo de carga dos 0% aos 100%: média de 5 horas;
  • Velocidade máxima: 100 km/h;
  • Principais diferenças entre os modelos Café Racer e Clássica: posição de condução e número de lugares:  a primeira é apenas para um ocupante, a segunda para dois;
  • A versão Embaixador, apresentada na Expomoto: edição limitada e, mediante disponibilidade, o cliente pode escolher o número preferido entre 1 e 300.

    A chegada ao mercado está prevista apenas para o primeiro semestre de 2026. Quando a marca foi relançada, acompanhada pelo anúncio de uma nova ronda de investimento, a expectativa inicial era realizar as primeiras entregas no início de 2025, nas duas versões que reinterpretam os traços clássicos da lendária XF-17.


    Ainda assim, a Famel não se limita à E-XF. No evento de Milão, a marca vai também revelar as primeiras imagens de um novo conceito de scooter elétrica, desenvolvido para a mobilidade urbana, com soluções adaptadas tanto ao mercado particular como ao segmento empresarial.

Veja também