O setor automóvel em Portugal prepara-se para receber duas novas protagonistas vindas da China. O Grupo JAP acaba de anunciar que vai assumir a importação da OMODA & JAECOO (insígnias que pertencem ao gigante Chery Automobile) reforçando, assim, a sua aposta na mobilidade sustentável.
A cerimónia de assinatura do acordo decorreu em Madrid, ocasião em que Charlie Zhang, vice-presidente executivo da Chery, sublinhou que “foi dado um grande passo na criação de uma base sólida para a entrada no mercado português”, destacando o papel do parceiro nacional para esta missão.
Do lado português, Jan Oehmicke, administrador do Grupo JAP, expressou o entusiasmo de partilhar “a mesma ambição e visão arrojada relativamente ao sucesso comercial destes modelos no nosso mercado”.
“Estamos convictos de que conquistaremos a confiança dos consumidores portugueses”, adiantou o responsável.
Grupo JAP traz duas marcas e duas identidades
A OMODA & JAECOO trazem consigo uma proposta diferenciadora para o competitivo universo dos SUV.
Se a OMODA aposta num design futurista e numa orientação para a mobilidade jovem e urbana, a JAECOO foca-se num espírito mais robusto, pensado para os que procuram versatilidade e aventura.

O primeiro impacto no mercado nacional acontecerá já no último trimestre deste ano, com a chegada dos modelos OMODA 5, OMODA 7, OMODA 9, JAECOO 5 e JAECOO 7.
A promessa é clara, ou seja, uma relação qualidade/preço de referência, associada a soluções híbridas, híbridas plug-in e 100% elétricas. Para 2026, já está assegurada a expansão da gama.
Portefólio cada vez mais global
Com esta aposta, o Grupo JAP não só diversifica a sua oferta, como consolida o seu papel de porta de entrada para novas marcas de expressão mundial.
A OMODA & JAECOO juntam-se assim a nomes como a Foton, a GAC, a NIO e a Firefly, marcas que já contam com a chancela de importação do grupo em Portugal.
Fundado em 1904, o Grupo JAP cresceu para além-fronteiras e hoje conta com mais de 3.500 colaboradores, distribuídos entre Portugal e vários países africanos.