Assunção Duarte
Assunção Duarte
04 Jan, 2024 - 12:29

Como guardar todas as suas passwords em segurança

Assunção Duarte

Com um gestor de palavras passe só terá de memorizar uma senha e fazer um login para manter todas as suas passwords em segurança

Criar uma password segura

Manter passwords em segurança quando os especialistas recomentam ter uma senha para cada conta e serviço que utiliza online, pode revelar-se difícil de conseguir.

Especialmente se tiver de as mudar regularmente e escolher palavras-passe mais complexas e que o fazem esgotar facilmente as suas combinações de “12345678” ou dos aniversários dos familiares lá de casa.

Basta cumprir estes procedimentos básicos de segurança para garantirmos que a maioria de nós possui mais passwords do que aquelas que conseguimos lembrar.

Segundo um estudo recente, em média um internauta pode possuir cerca de 100 passwords diferentes ativas ao mesmo tempo o que torna muito fácil perder-lhes a conta ou abrir brechas na proteção dos seus dados.

É neste contexto que surgem os softwares de gestão de passwords que gerem este manancial de senhas para que não tenha de se preocupar com procedimentos de segurança ou com a sua renovação regular.

Passwords em segurança: opte por um gestor de passwords

Estes softwares foram criados para ser capazes de guardar em segurança todas as palavras passe que o utilizador emprega nos diferentes sites ou aplicações que usa, mas essa não é a sua única função.

Um software deste género é capaz de oferecer um serviço completo no que diz respeito ao ecossistema que mantém as passwords em segurança. Ele pode, por exemplo, gerar passwords fortes para que não tenha de se esforçar e inventar você a sua.

Para isso, recorre a extensas e complexas combinações com letras (maiúsculas e minúsculas), números e/ou caracteres menos vulgares que criam senhas que ninguém vai conseguir quebrar. 

Outra vantagem é que estes softwares podem oferecer alertas sempre que identifiquem que alguma das suas senhas está comprometida, sugerindo-lhe a sua substituição e garantindo que não repita nenhuma palavra-passe que já tenha histórico de falha de segurança.

Apesar de serem softwares baseados na nuvem, utilizam criptografia para manter as suas senhas em segurança e muitos acrescentam uma funcionalidade que poucos se lembram de quão útil pode ser.

Eles podem transmitir as senhas guardadas a alguém (familiar ou amigo) que o utilizador tenha designado em caso de emergência ou de morte. 

Como funciona um software de gestão de passwords

Uma vez instalado, o software vai perguntar ao seu utilizador se deseja que ele grave as suas passwords quando entra numa aplicação, site ou serviço, guardando-as numa espécie de cofre forte virtual.

Futuramente, sempre que os utilizadores queiram aceder a qualquer um desses locais virtuais, basta que façam primeiro login no gestor de passwords para depois navegarem livremente, sabendo que o software preencherá automaticamente as passwords que necessitar.

Isto significa que, em vez de 100 palavras-passe, poderá memorizar apenas uma, sabendo que todas as outras estarão bem seguras.

Estes gestores são user friendly e não pesam na performance do seu sistema, podendo ser utilizados mesmo nos dispositivos móveis, onde ainda é mais importante nunca deixar nenhum login feito por default para que mais ninguém possa entrar nas suas contas pessoais se apanhar o seu telemóvel à mão.

Mas, não há bela sem senão, e os gestores de passwords não fogem à regra no que diz respeito a possuíram alguma desvantagem.

A primeira diz respeito ao facto de poderem ser vítimas de hackers que, ao conseguirem entrar no seu gestor de passwords, irão ficar não apenas com uma, mas com todas as suas senhas.

Um risco real, ainda que improvável, já que é minimizado pela própria arquitetura criada para estes softwares e também se o seu utilizador recorrer a uma autenticação multifator para aceder ao próprio gestor.

A outra desvantagem está relacionada com o facto destes softwares serem armazenados na nuvem, o que é impeditivo para quem não usa esta tecnologia. 

Passwords em segurança: gestor gratuito ou pago

Os gestores de passwords que de seguida lhe recomendamos possuem versões gratuitas e pagas e é natural esperar que as versões gratuitas apresentem sempre maior limitação nas suas funções.

Ainda assim, estas versões gratuitas podem ser uma boa opção para manter as suas passwords em segurança.

Softwares de gestão de passwords pagos

Dashlane

  • Inclui proteção VPN (Rede Privada Virtual encriptada para aceder à Internet)
  • Guarda histórico de logins
  • Verifica contas em busca de senhas fracas e comprometidas
  • Verifica o dark web em busca de contas comprometidas

Saiba preços aqui.

Keeper 

  • Pacote familiar com 5 cofres ilimitados para senhas
  • Extensões de aplicativos e navegadores com sincronização entre plataformas
  • Autenticação multifator
  • Armazenamento seguro opcional de arquivos e mensagens
  • Mantém um histórico completo de senhas e arquivos

Saiba preços aqui.

Gestores de passwords gratuitos

LogMeOnce 

  • Sincroniza com Windows, macOS, Linux, iOS e Android
  • Preenche os dados do cartão de crédito e exibe as imagens do cartão
  • Interface simples
  • A autenticação de dois fatores baseada em SMS não é gratuita
  • Exibe anúncios

Saiba mais aqui.

Bitwarden

  • Oferece aplicativos para todas as plataformas e navegadores populares
  • Suporta autenticação multifator
  • O recurso de compartilhamento de envio é eficaz
  • Código aberto
  • Autenticação multifator via chaves de hardware limitada a usuários pagos

Saiba mais aqui.

Veja também

Artigos Relacionados