São verdadeiramente 10 histórias de sucesso na venda de antiguidades proporcionadas pela versão americana do programa de televisão “Antiques Roadshow” (PBS TV) só nos últimos doze anos.
O programa baseia-se na avaliação de peças antigas solicitada pelos proprietários das mesmas. A forma como os especialistas e peritos que colaboram com o programa avaliam as peças é muito interessante, tal como a reação das pessoas quando ouvem o veredicto final. Surpresa absoluta ou extremo desapontamento.
A partir do momento que começamos a assistir ao programa, também ficamos fascinados pelas histórias que são partilhadas acerca das peças, muitas delas simplesmente incríveis.
Depois de ler este artigo, temos a certeza que vai olhar para as antiguidades que tem em casa com outros olhos.
As 10 histórias de sucesso na venda de antiguidades
1. Cinco taças chinesas – 1,3 milhões de euros

A avaliação desta coleção de 5 taças chinesas esculpidas em chifre de rinoceronte bateu o recorde do “Antiques Roadshow” em 2011. Lark E. Mason, um dos especialistas em avaliação de antiguidades que colabora com o programa, ficou incrédulo perante tais relíquias.
O proprietário passou de pensionista da segurança social a milionário. Adquiriu as peças entre as décadas de 70 e 80 por um valor a rondar os 5 mil euros e teve um retorno do seu investimento a rondar 1 milhão de euros.
2. Assinaturas e cartas de jogadores de basebol – 910 mil euros

Uma autêntica memorabilia relacionada com a equipa de basebol Boston Red Stockings (1870) – conhecida hoje como Atlanta Braves – foi considerada pela especialista Leila Dunbar uma verdadeira raridade e merecedora do valor que lhe é atribuído.
3. Pintura do mexicano Diego Rivera, intitulada “El Albanil”(1904) – 910 mil euros

O proprietário, que tinha a pintura pendurada atrás de uma porta, revelou à especialista Colleene Fesko que os seus bisavós compraram esta pintura a óleo no México por volta de 1930. Recordamos que Diego Rivera (1886-1957) é considerado um dos artistas plásticos mais conceituados da América Latina, conhecido sobretudo pela pintura de murais.
4. Coleção de peças em jade Qialong celadon da Dinastia Qing – 970 mil euros

O conjunto de 4 peças em jade Qialong celadon foi considerado pelo especialista James Callahan absolutamente genuíno e muito raro. A proprietária, que herdou a coleção do pai, revela que as peças foram compradas na China, provavelmente por 90 euros cada uma, por volta dos anos 30 e 40 – altura em que o pai fazia parte do exército norte-americano.
5. Pintura de Frederic Remington, datada do século XIX – 727 mil euros

Depois da fase de peritagem, a especialista Colleene Fesko confirmou tratar-se de uma pintura a óleo do artista oitocentista. Considerou-a ainda como um exemplar singelo da obra de Frederic Remington.
6. Pintura de Joseph Kleitsch, datada do início do século XX – 455 mil euros

A especialista Debra J. Force contribui para uma destas 10 histórias de sucesso na venda de antiguidades ao considerar esta pintura a óleo do artista húngaro-americano uma verdadeira preciosidade.
7. Pintura de Norman Rockwell, datada de 1919 – 455 mil euros

O proprietário desta pintura a óleo revela que a sua bisavó era tia de Norman Rockwell e a quem o artista ofereceu esta obra. A especialista Nan Chisholm confirma a autoria desta pintura, intitulada “The Little Model”.
8. Pintura de Clyfford Still, datada de 1937 – 455 mil euros

A proprietária desta pintura revela que a obra foi oferecida ao seu marido, em tom de presente de boas-vindas, no momento em que se tornou professor do departamento de artes da Universidade de Washington State – e na qual tinha sido aluno.
9. Móbil de Alexander Calder, datada de 1950 – 910 mil euros

Calder deu este móbil à tia desta proprietária como presente de agradecimento por lhe ter dado uma almofada bordada com uma das obras do artista. A reação da proprietária no momento em que lhe é dito o valor comercial da peça é de verdadeira incredulidade.
10. Cobertor Navajo – Ute, feito à mão, datado do século XIX – 455 mil euros

Para terminar estas 10 histórias de sucesso na venda de antiguidades, partilhamos a avaliação do especialista Donald Ellis sobre o cobertor Navajo – Ute. Este cobertor, pertencente à assim considerada primeira fase da tecelagem Navajo, possui características singulares. Um design linear, um excelente estado de conservação, e uma das peças com maior valor simbólico e histórico que já passaram pelo programa “Antiques Roadshow”. Nas palavras do especialista “um tesouro nacional”.
Veja também: