Miguel Pinto
Miguel Pinto
12 Nov, 2025 - 15:00

Honda mostra novidades no Japão e nem o novo Prelude faltou

Miguel Pinto

A Honda aproveitou o salão automóvel japonês para apresentar a sua visão de futuro em termos de mobilidade. Veja os modelos.

Novo Honda Prelude

Num salão dominado pela eletrificação e pela inteligência artificial, a Honda voltou a provar que o seu “Power of Dreams” não é apenas um slogan publicitário, mas uma filosofia em movimento.

No Japan Mobility Show 2025, a marca japonesa apresentou uma série de novidades que traçam a rota da sua visão de futuro, que se assume sustentável, tecnológica e, curiosamente, emocional.

O grande destaque foi o Honda Super-N Prototype, um compacto elétrico com ambição desportiva.

Concebido para recuperar o espírito de condução puro que tantas vezes se perde nos elétricos modernos, o modelo estreia um modo BOOST capaz de simular mudanças de velocidade, aumentando o envolvimento e a resposta dinâmica.

É uma pequena provocação ao cliché de que os carros elétricos são “aborrecidos”. Chega ao Japão e a alguns mercados globais em 2026 e promete ser um dos mais interessantes elétricos urbanos do segmento.

Honda: o novo SUV na família 0 Series

A marca mostrou também o Honda 0 α (alfa), um SUV que expande a nova família Honda 0 Series, cujo lema de desenvolvimento é “fino, leve e inteligente”.

O objetivo é simples: reduzir peso, aumentar eficiência e repensar o design à luz da eletrificação. O modelo será lançado globalmente, com Japão e Índia como mercados prioritários, a partir de 2027.

A Honda 0 Series já inclui os protótipos Honda 0 SUV e Honda 0 Saloon, ambos presentes no certame, e representa o núcleo da estratégia elétrica da marca para a próxima década.

SUV Honda

O mítico Prelude

Mas a nostalgia também teve lugar. O lendário nome Prelude (ver vídeo em baixo) regressou com o Honda Prelude e:HEV, um híbrido que mistura elegância, desempenho e eficiência.

É um tributo às décadas de 1980 e 1990, mas com tecnologia híbrida de última geração. O modelo promete ser uma ponte entre o prazer clássico de conduzir e as exigências ecológicas do presente.

No campo da inovação pura, a divisão de luxo da marca, Acura, apresentou o RSX Prototype, um SUV totalmente elétrico baseado numa nova plataforma e equipado com o sistema operativo ASIMO OS, desenvolvido para integrar condução autónoma, conectividade e personalização digital.

O nome, que evoca o icónico coupé RSX, reforça a ideia de herança e reinvenção tecnológica.

Honda para além das quatro rodas

Fora das quatro rodas, a Honda fez questão de mostrar que pensa a mobilidade em todas as direções. A Honda e-MTB Prototype, uma bicicleta elétrica de montanha com quadro em fibra de carbono, traduz o mesmo espírito de performance e precisão aplicado às motos e automóveis da marca.

Já o HondaJet (o jato executivo mais vendido do mundo) e o foguetão sustentável desenvolvido em Hokkaido foram apresentados como exemplos da ambição da marca de cruzar fronteiras, literalmente.

A meta é clara e passa por reduzir o impacto ambiental e expandir o conceito de mobilidade eficiente a todas as escalas, da estrada ao espaço.

Veja também