Share the post "Honda mostra novidades no Japão e nem o novo Prelude faltou"
Num salão dominado pela eletrificação e pela inteligência artificial, a Honda voltou a provar que o seu “Power of Dreams” não é apenas um slogan publicitário, mas uma filosofia em movimento.
No Japan Mobility Show 2025, a marca japonesa apresentou uma série de novidades que traçam a rota da sua visão de futuro, que se assume sustentável, tecnológica e, curiosamente, emocional.
O grande destaque foi o Honda Super-N Prototype, um compacto elétrico com ambição desportiva.
Concebido para recuperar o espírito de condução puro que tantas vezes se perde nos elétricos modernos, o modelo estreia um modo BOOST capaz de simular mudanças de velocidade, aumentando o envolvimento e a resposta dinâmica.
É uma pequena provocação ao cliché de que os carros elétricos são “aborrecidos”. Chega ao Japão e a alguns mercados globais em 2026 e promete ser um dos mais interessantes elétricos urbanos do segmento.
Honda: o novo SUV na família 0 Series
A marca mostrou também o Honda 0 α (alfa), um SUV que expande a nova família Honda 0 Series, cujo lema de desenvolvimento é “fino, leve e inteligente”.
O objetivo é simples: reduzir peso, aumentar eficiência e repensar o design à luz da eletrificação. O modelo será lançado globalmente, com Japão e Índia como mercados prioritários, a partir de 2027.
A Honda 0 Series já inclui os protótipos Honda 0 SUV e Honda 0 Saloon, ambos presentes no certame, e representa o núcleo da estratégia elétrica da marca para a próxima década.

O mítico Prelude
Mas a nostalgia também teve lugar. O lendário nome Prelude (ver vídeo em baixo) regressou com o Honda Prelude e:HEV, um híbrido que mistura elegância, desempenho e eficiência.
É um tributo às décadas de 1980 e 1990, mas com tecnologia híbrida de última geração. O modelo promete ser uma ponte entre o prazer clássico de conduzir e as exigências ecológicas do presente.
No campo da inovação pura, a divisão de luxo da marca, Acura, apresentou o RSX Prototype, um SUV totalmente elétrico baseado numa nova plataforma e equipado com o sistema operativo ASIMO OS, desenvolvido para integrar condução autónoma, conectividade e personalização digital.
O nome, que evoca o icónico coupé RSX, reforça a ideia de herança e reinvenção tecnológica.
Honda para além das quatro rodas
Fora das quatro rodas, a Honda fez questão de mostrar que pensa a mobilidade em todas as direções. A Honda e-MTB Prototype, uma bicicleta elétrica de montanha com quadro em fibra de carbono, traduz o mesmo espírito de performance e precisão aplicado às motos e automóveis da marca.
Já o HondaJet (o jato executivo mais vendido do mundo) e o foguetão sustentável desenvolvido em Hokkaido foram apresentados como exemplos da ambição da marca de cruzar fronteiras, literalmente.
A meta é clara e passa por reduzir o impacto ambiental e expandir o conceito de mobilidade eficiente a todas as escalas, da estrada ao espaço.