Miguel Pinto
Miguel Pinto
09 Dez, 2021 - 16:24

Phone Clone: não deixe nada para trás no antigo telemóvel

Miguel Pinto
Patrocinado por:

Com a aplicação Phone Clone leve todas as informações do antigo telemóvel para o novo Huawei. Se faltar alguma app, a Petal Search faz o resto do trabalho.

Huawey Phone Clone

Um telemóvel novo é sempre um momento de descoberta, com novas funcionalidades e diferentes formas de estar conectado com o mundo. Mas há também um momento de receio.

Afinal, como vamos conseguir transferir para um novo dispositivo toda a informação guardada no telemóvel antigo, desde contactos a fotos e videos especiais, passando por aplicações essenciais ou histórico de conversas que não se quer perder? A aplicação Phone Clone é a resposta.

A Huawei encontrou a solução definitiva para esta questão com a aplicação Phone Clone.

Independentemente de utilizar o sistema operativo Android ou iOS, esta app apresenta uma compatibilidade total, não estando preso à existência de uma rede de wi-fi ou de qualquer transferência de dados.

Para testar esta funcionalidade, fizemos a transferência de todos os dados de um Huawei P30 Lite para o novíssimo Huawei Nova 9. Instalada a Phone Clone, procedeu-se à digitalização do código QR disponibilizado para iniciar a transferência. Estamos a falar de uma larga quantidade de dados (em especial a galeria de imagens, as aplicações mais necessárias e todos os contactos), cuja transferência, de outra forma, demoraria imenso tempo.

Transferência muito rápida: passo a passo

Para esta operação, ambos os telefones em causa devem ter a aplicação Phone Clone. Regra geral, já está instalada nos telemóveis Huawei, mas pode sempre recorrer à cada vez mais completa Huawei AppGallery para a obter. No caso de o seu telemóvel não ser um Huawei, esta aplicação também se encontra na AppStore e na Google Play Store. E o sistema é bastante simples e intuitivo.

Depois de instalada, abra e selecione os telemóveis de origem e de destino. De seguida, use o telefone antigo para fazer o scan do código QR e estabeleça a ligação entre os dois aparelhos. Seleccione no telefone antigo os dados que serão clonados (pode não querer passar tudo), e clique em “enviar dados”. É só esperar que surja no ecrã a mensagem “transferência concluída” e poderá de imediato começar a usar o seu novo telemóvel com todas as informações que não pode dispensar.

A velocidade de transferência entre os dois telemóveis utilizados foi bastante assinalável, mesmo tendo em conta a quantidade de dados transferidos, qualquer coisa como 44GB. Já não pode dizer que deixou o que quer que seja para trás no velho telemóvel.

Outra das vantagens da Phone Clone é a velocidade de transferência de dados, que pode chegar a 1GB por minuto. Não obstante esta rapidez, a questão da segurança também não foi esquecida, como fotos, vídeos, contactos e arquivos a serem transferidos de forma criptada, sem backups na Cloud ou recurso a discos rígidos. Uma forma simples e rápida de passar toda a sua informação para um novo telemóvel.

Huawei QR Code
Com o Phone Clone leve todas as informações e dados para o novo telemóvel

Petal Search: a casa das apps que não dispensa

As aplicações são cada vez mais determinantes na forma como utilizamos os dispositivos móveis. É através delas que acedemos diretamente a um vasto número de serviços, alguns dos quais absolutamente indispensáveis na nossa gestão diária. A Huawei AppGallery, que conta já com qualquer coisa como 420 milhões de utilizadores, concentra cada vez mais apps, não falhando aquelas que todos usamos com mais frequência.

É possível encontrar lá todas as aplicações bancárias portuguesas, sistemas de pagamento como o MBWay, a aplicação de acesso aos Serviço Nacional de Saúde, aos serviços de identificação públicos (como o id.gov) ou os principais jornais e televisões. No entanto, há aplicações que ainda estão fora da oferta direta da Huawei AppGallery, mas isso não quer dizer que não as possa utilizar e com toda a comodidade e segurança.

No entanto, se não encontrar a aplicação que precisa, não desespere, pois há uma resposta eficaz e segura. Chama-se Petal Search, uma solução integrada na Huawei AppGallery, e que encontra os melhores locais para descarregar essas aplicações.

No teste que fizemos com a Petal Search, fomos em busca da aplicação de uma das mais famosas redes sociais. Rapidamente nos foi devolvido um resultado fiável, que nos redireccionou para uma página externa. Foi a partir daqui que foi possível ( e de forma rápida) descarregar a app pretendida.

Segurança total

Claro que esta situação de descarregar uma aplicação a partir de uma entidade externa pode acarretar dúvidas. Pois bem, a Huawei concebeu um sistema com oito camadas de segurança a que estes canais externos devem responder e sem falhas. Desde logo, terão de ser canais encriptados, com verificação da integridade da aplicação, a verificação da assinatura digital e a deteção completa de ameaças.

Depois, há ainda outros quatro níveis, que se aplicam ao equipamento, e que têm a ver com a integridade do sistema, a verificação das apps, a verificação dos url associados e, por fim, a verificação do utilizador. Tudo de acordo com as regras de Proteção de Dados (RGPD) atualmente em vigor.

A verdade é que a aplicação que instalamos funcionou de forma perfeita e em momento algum sentimos o aparelho comprometido com o que quer que seja em termos de segurança. Muito pelo contrário.

Assim, esta é uma forma simples e segura de conseguir para o seu Huawei todas as aplicações (ou respetivas atualizações) que não pode dispensar. E como se vê, com grande enfoque na segurança e proteção do utilizador. A Petal Search está disponível em mais de 170 países, e 50 idiomas, tornando-se cada vez mais um indispensável instrumento de pesquisa global.