Share the post "Ao volante do Hyundai Inster: a cidade nunca foi tão elétrica"
A primeira impressão de quem se senta ao volante do Hyundai Inster é quase desconcertante.
Da parte de fora, este crossover compacto de proporções invulgares parece um citadino com ambições modestas.
Mas bastam os primeiros metros percorridos para perceber que o Inster faz questão de contrariar expectativas, revelando-se surpreendentemente sólido e bem calibrado, mesmo em ritmos que fogem ao ambiente urbano para o qual nasceu.
Pegamos neste novo modelo da marca coreana e fomos para estrada ver como se iria comportar. O resultado foi surpreendente.
Hyundai Inster: compacto que não se deixa ficar
O silêncio a bordo, típico de um elétrico, é aqui amplificado por um trabalho muito cuidado de isolamento acústico. A insonorização contribui para aquela sensação de carro maior, que se prolonga assim que se pisa o acelerador.
A resposta imediata do motor síncrono de íman permanente, sobretudo na versão de 115 cv associada à bateria de 49 kWh, chega com aquele ímpeto elétrico que nos faz sorrir.
Sem hesitações, o Inster despeja os 147 Nm de binário desde o primeiro instante e torna as arrancadas quase entusiasmantes. Não sendo um desportivo, a aceleração dos 0 aos 100 km/h em pouco mais de dez segundos faz dele um dos citadinos mais vivos do mercado.
Serenidade a rolar
Num percurso misto, que nos levou do coração da cidade até à estrada nacional, o Inster demonstrou uma serenidade desconcertante. A suspensão McPherson no eixo dianteiro absorve sem protestos as irregularidades do asfalto, enquanto o eixo traseiro rígido, que podia inspirar alguma desconfiança, nunca comprometeu a estabilidade em ritmos mais apressados.
As jantes de 17 polegadas, presentes na versão mais equipada Style Plus, ajudam a compor o visual e transmitem alguma robustez, ainda que em pisos degradados se sinta um ligeiro aumento da firmeza.
A direção assistida elétrica surpreende pelo tato progressivo. Durante manobras, a leveza torna qualquer estacionamento num exercício trivial, e quando se acelera num troço sinuoso, nota-se um ganho de peso que confere segurança e previsibilidade.
É um daqueles detalhes que se valoriza quando a condução passa de meramente utilitária a um momento de prazer.

Consumos bastante aceitáveis
Ao longo de toda esta jornada, que combinou tráfego intenso, troços extraurbanos e algumas zonas mais rápidas, o consumo médio estabilizou na casa dos 15 kWh/100 km.
Considerando que, graças ao calor intenso, circulamos quase sempre com climatização ligada e (é justo dizê-lo) obrigamos o Inster a algumas acelerações, este valor revela não só a competência do grupo propulsor, como também uma boa gestão térmica da bateria.
A autonomia anunciada, na ordem dos 360 quilómetros em ciclo combinado, é perfeitamente atingível com uma utilização mais contida. No ambiente urbano, não é difícil imaginar que se possam aproximar os 500 quilómetros declarados em cidade, sobretudo se se explorar a regeneração de energia, regulável através das patilhas no volante.
Esta funcionalidade permite quase uma condução de “one pedal”, muito eficaz em trânsito congestionado.
O carregamento rápido revelou-se outro ponto forte. Numa paragem estratégica, bastaram cerca de 40 minutos para recuperar de 10% até perto de 80% da capacidade.
Este intervalo coincide com o tempo de beber um café e responder a alguns e-mails, um compromisso aceitável na rotina diária.
Para quem dispõe de um carregador doméstico ou wallbox trifásico, o carregador de bordo de 11 kW encurta ainda mais os tempos, permitindo ter a bateria cheia em menos de cinco horas.
Hyundai Inster: interior moderno
Por dentro, o Inster convence com uma atmosfera moderna e tecnológica. O ecrã central tátil de 10,25 polegadas integra o sistema de navegação e toda a conectividade esperada hoje em dia, incluindo Apple CarPlay e Android Auto.
A instrumentação digital, igualmente em 10,25 polegadas, apresenta gráficos claros e simples, numa configuração personalizável que agrada aos olhos e facilita a consulta.
O seletor de velocidades “Shift by Wire” contribui para o ambiente clean, assim como o carregador wireless e os estofos em tecido de toque agradável. na versão que testamos o padrão era tipo um agradável e atraente “pied de poule”.
Mesmo numa condução mais viva, a segurança nunca é colocada em causa. O Inster traz de série um arsenal tecnológico digno de segmentos superiores, com destaque para a travagem autónoma de emergência, assistente de manutenção à faixa e controlo automático dos máximos.
Estes sistemas atuam de forma subtil, sem intrusões exageradas, mas sempre prontos a intervir quando necessário.

Espaço mais do que suficiente
O espaço interior é outro argumento inesperado do Hyundai Inster. Apesar dos menos de quatro metros de comprimento, a posição de condução é elevada e os bancos traseiros oferecem espaço suficiente para dois adultos viajarem com conforto.
O banco traseiro deslizante, exclusivo das versões Style, acrescenta versatilidade, permitindo priorizar o espaço de bagagem ou o conforto dos passageiros consoante a necessidade.
A bagageira, com capacidade de 280 litros, chega para as compras semanais ou para pequenas escapadelas fora da cidade.
Veredicto: o segmento que se cuide
A maior virtude do Inster acaba por ser a capacidade de conjugar dimensões compactas com uma condução que não se limita ao previsível. No dia-a-dia urbano, torna-se ágil e económico.
Mas quando a estrada se abre, é capaz de inspirar confiança e até algum gozo ao volante. Este Hyundai não é só mais um elétrico prático. É uma prova de que a mobilidade urbana pode ser, também, uma experiência emocional.
É um automóvel que se conduz com prazer, que oferece tecnologia sem complicações e que parece preparado para redefinir o que se espera de um elétrico citadino. Depois de um dia ao volante, a cidade já não parece a mesma. E isso, por si só, já é um feito notável. A concorrência que se cuide, que o segmento vai abanar.