ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Ekonomista
Ekonomista
12 Mai, 2021 - 11:15

Quer pagar o IMI por débito direto? Tem de submeter o pedido até dia 15

Ekonomista

Fisco informa que pedido de adesão ao débito direto para pagamento da primeira nota de cobrança do IMI tem de ser submetido antes de 15 de maio.

Mulher a submeter pedido de adesão de débito direto para pagamento de impostos

De acordo com o mais recente Boletim Informativo da Autoridade Tributária (AT), os contribuintes que queiram pagar o IMI por débito direto devem submeter o pedido de adesão até ao dia 15 de maio.

“Se pretender efetuar um pagamento por Débito Direto de uma nota de cobrança cuja data limite de pagamento ocorre num determinado mês ou no primeiro dia útil do mês seguinte, deverá ter o seu processo de adesão concluído antes do dia 15 desse mês. Qualquer alteração, para produzir efeitos, deverá ser efetuada, também, no mesmo prazo”, lê-se no documento.

A AT recorda ainda que, no caso concreto da primeira nota de cobrança do IMI, “o processo de adesão tem que estar concluído antes do dia 15 de maio” e acrescenta que “a cobrança por Débito Direto é obrigatoriamente precedida de um aviso (exceto no caso do IVA), com o valor e data a partir do qual irá ser feita, que será remetido com cerca de 14 dias de antecedência. Este aviso é enviado por SMS ou e-mail, para os contactos registados no Portal das Finanças”.

Se estiver interessado em aderir ao pagamento de impostos por débito direto, saiba como fazê-lo no nosso guia passo a passo:

Débito direto impostos
Veja também Como aderir ao débito direto para pagamento de impostos
Veja também