Miguel Pinto
Miguel Pinto
12 Ago, 2025 - 15:00

Ao volante do Kauai HEV: lição da Hyundai sobre híbridos

Miguel Pinto

É um dos carros mais marcantes da Hyundai. Conduzimos o Kauai HEV e explicamos a razão por detrás do sucesso deste modelo.

Hyundai Kauai HEV

Quando a Hyundai decidiu eletrificar o seu crossover urbano, poderia ter optado pelo caminho mais fácil: criar mais um híbrido aborrecido, eficiente, mas desprovido de alma. Felizmente, não foi esse o caso. O Kauai HEV que tivemos nas mãos prova que é possível conciliar eficiência energética com dinamismo, praticidade familiar com design apelativo.

Sob o capô, encontramos uma solução tecnológica bem pensada. O motor desenvolve 105 cv e 144 Nm, trabalhando em sintonia com um motor elétrico síncrono de íman permanente que acrescenta 43,5 cv e 170 Nm ao conjunto.

O resultado? Uma potência combinada de 141 cv e uns impressionantes 265 Nm de binário máximo que tornam o Kauai surpreendentemente ágil nas retomas urbanas.

A bateria de polímero de iões de lítio de 1,32 kWh pode parecer modesta quando comparada com os híbridos plug-in, mas é suficiente para permitir condução em modo elétrico puro em situações de baixa exigência, como manobras de estacionamento ou trânsito lento.

O sistema ISG (Idle Stop & Go) funciona de forma transparente, parando e arrancando o motor térmico sem sobressaltos.

Kauai HEV: dupla embraiagem faz a diferença

Uma das grandes virtudes deste Kauai reside na transmissão automática de dupla embraiagem de 6 velocidades (6 DCT).

Ao contrário das tradicionais CVT que equipam muitos híbridos, esta caixa oferece mudanças rápidas e precisas, mantendo o motor sempre na zona óptima de funcionamento. É um prazer poder contar com relações bem escalonadas, especialmente quando se pretende ultrapassar com segurança.

No modo Eco, o KAUAI comporta-se como seria de esperar de um híbrido: privilegia a eficiência, com acelerações suaves e regeneração máxima. Mas carregue no botão Sport e o carácter transforma-se.

A resposta do acelerador torna-se mais directa, a direção endurece ligeiramente, e o conjunto motor revela uma vivacidade que nos fez recordar porque gostamos de conduzir.

frente do Kauai HEV

A suspensão McPherson à frente e multi-link atrás oferece um equilíbrio notável entre conforto e controlo. As jantes de 18 polegadas calçadas com pneus 215/55 garantem aderência suficiente, embora em situações limite se note que este não é um desportivo puro. E não tem de ser.

Consumos: promessa cumprida

Durante o nosso ensaio, que incluiu cerca de 70% de condução urbana e 30% em estrada, conseguimos médias próximas dos 4,8 l/100km.

Em cidade, com alguma paciência e aproveitando ao máximo o modo elétrico, é possível baixar para os 4,3 l/100km anunciados.

Na autoestrada, a 120 km/h constantes, o consumo sobe para valores próximos dos 5,5 l/100km, o que continua a ser aceitável para um crossover desta dimensão.

Modernidade sem excessos

Esteticamente, o Kauai HEV mantém as linhas distintivas que tornaram o modelo original num sucesso. A assinatura luminosa “Seamless Horizon” em LED confere-lhe uma identidade única, especialmente à noite.

interior do Kauai HEV

O interior é um exemplo de funcionalidade bem conseguida. O ecrã central de 12,3 polegadas domina o tablier, oferecendo acesso intuitivo a todas as funções do sistema de infoentretenimento.

A integração Apple CarPlay e Android Auto funciona na perfeição, e o sistema de navegação responde com rapidez. O computador de bordo, também de 12,3 polegadas, disponibiliza informação detalhada sobre os fluxos de energia do sistema híbrido.

Com 4,35 metros de comprimento, o Kauai oferece habitabilidade surpreendente. Os lugares da frente são generosos, e atrás dois adultos viajam com conforto razoável.

A bagageira, com 466 litros de capacidade mínima (1.300 litros com os bancos rebatidos), é adequada às necessidades familiares, embora a bateria híbrida retire algum espaço útil.

Novo Hyundai Inster
Veja também Ao volante do Hyundai Inster: a cidade nunca foi tão elétrica

Em termos de segurança, o pacote Hyundai SmartSense está bem completo, incluindo travagem autónoma de emergência, sistema de manutenção na faixa de rodagem, alerta de ângulo morto e cruise control inteligente.

Durante o ensaio, todos os sistemas funcionaram de forma discreta, mas eficaz, intervindo apenas quando necessário.

A maior virtude deste modelo talvez seja não parecer um híbrido. Conduz-se de forma natural, oferece performances adequadas e mantém consumos contidos sem sacrificar o prazer de condução.

Para famílias que procuram dar o primeiro passo rumo à eletrificação sem renunciar à praticidade de um crossover urbano, este Kauai HEV surge como uma opção convincente.

Com um preço posicionado no segmento médio-alto e uma garantia de 7 anos sem limite de quilómetros (8 anos para as baterias), a proposta coreana merece consideração séria.

Veja também