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Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
29 Jun, 2019 - 08:00

Como manter a saúde mental num trabalho stressante

Catarina Milheiro

Saber como manter a saúde mental num trabalho stressante pode ser um autêntico desafio. Dispense apenas alguns minutos a ler as dicas que temos para si.

trabalho stressante

É natural que todos os profissionais tenham de lidar com o stress no trabalho, quer seja de forma contínua e diária ou não. Nesse sentido, é extremamente importante saber como manter a saúde mental num trabalho stressante, para não prejudicar o seu bem-estar.

A verdade é que já todos passamos por momentos de stress em que acabamos por nem conseguir executar as nossas tarefas e ficamos totalmente bloqueados e angustiados.

Mas há formas de ultrapassar esses momentos menos positivos e evitar que os mesmos interfiram com o seu bem-estar e saúde mental. Confira.

5 dicas para manter a saúde mental num trabalho stressante

A saúde mental é um tema que tem vindo a ser cada vez mais falado. No entanto, é normal que a maioria das pessoas não saiba como manter a saúde mental num trabalho stressante.

Combata os sentimentos negativos que tem ao longo do seu dia de trabalho e preserve a sua saúde mental – temos 5 dicas que vão definitivamente ajudá-lo.

saude mental em portugal

1. Nunca deixe de fazer as suas pausas e refeições

Muitos profissionais acreditam que trabalhar de uma forma contínua e exaustiva é sinónimo de comprometimento e demonstração da paixão que têm pelo trabalho que desenvolvem.

Contudo, esta não é de todo uma boa prática – perante um trabalho extremamente stressante, é essencial que nunca se esqueça de fazer as suas pausas e refeições.

Em geral, as pessoas tendem a ser muito mais criativas e produtivas quando optam por fazer pequenas pausas ao longo do seu dia de trabalho. E quem fala em pausas, fala também em fazer almoços fora da secretária e longe do computador.

Por isso já sabe, se é daquelas pessoas que lida diariamente com o stress no trabalho e não quer que isso prejudique a sua saúde mental, opte por preservar os seus momentos ao longo do dia.

2. Faça alguma atividade física

O nosso estado físico influencia diretamente a nossa saúde mental e, por isso, é muito importante que retire alguma parte do seu dia para fazer algum tipo de atividade física.

Não tem necessariamente de frequentar o ginásio ou de se inscrever em algum tipo de atividade ou desporto – pode sempre preferir uma caminhada à beira-mar ao final do dia ou então colocar a sua playlist enquanto passeia o seu animal.

Sabemos que alguns profissionais têm um emprego que exige estar sentado o dia todo na sua secretária em frente ao computador e, nestes casos, é ainda mais importante que estimulem o corpo e façam, ao longo do dia, alguns exercícios simples, mas muito importantes.

3. Se realmente precisar, tire alguns momentos para cuidar da saúde mental

Mas afinal, o que é isto de tirar alguns dias para promover a saúde mental? Não se preocupe, não estamos a falar obrigatoriamente de férias.

Se sente que anda mais cansado, em stress constante e muito ansioso com o trabalho, deve começar a dedicar alguns dias à saúde mental. Queremos com isto dizer que, ao longo do seu dia de trabalho, pode optar por adotar pequenas estratégias que o ajudem a manter-se motivado e a sentir-se bem.

Dedicar-se à saúde mental significa um investimento na capacidade que tem em manter a concentração e aumentar a produtividade.

Precisa de exemplos? É fácil, basta que tire 30 minutos para fazer uns alongamentos ou simplesmente caminhar à volta da sua secretária, ou então que faça as suas refeições sem estar em contacto com o seu computador ou telemóvel.

4. Sempre que chegar a casa, desconecte-se imediatamente do trabalho

Se o seu objetivo é manter a saúde mental perante o trabalho stressante que tem, então esta é uma dica que não deve falhar no seu dia-a-dia.

Para preservar e proteger a sua saúde mental, é essencial que se desconecte do trabalho assim que chega a casa. Pense connosco – se estiver constantemente a verificar o e-mail ou a tratar de assuntos relacionados com o trabalho, não irá aproveitar os momentos com a sua família ou de lazer.

É importante que compreenda que estes momentos com a família, ou até mesmo aqueles em que estamos sozinhos, são cruciais para manter a nossa felicidade e necessários para o bem-estar de qualquer pessoa.

5. Defina os seus limites e não ultrapasse o seu ponto de rutura

É muito importante que saiba reconhecer e definir os seus limites sem que tenha de chegar ao ponto de rutura.

Cabe a cada um de nós compreender que aceitar mais responsabilidade do que aquela que conseguimos lidar não deve ser uma hipótese nas nossas vidas – por exemplo, se teve uma oportunidade de emprego recentemente na qual as responsabilidades exigidas superam os seus limites, então, não deve aceitar.

Defina bem os seus limites e sempre que sentir que os está a ultrapassar, opte por não o fazer e divida tarefas com a sua equipa de trabalho.

Lembre-se de que fazer tudo sozinho não significa que é mais ou menos capaz do que os outros. Aumente a sua produtividade, criatividade e eficácia no trabalho, optando por pedir ajuda sempre que necessário ou até mesmo dividindo algumas tarefas com os seus colegas.

De que forma um trabalho stressante pode interferir na sua saúde mental?

manter a saúde mental num trabalho stressante

Saber como manter a saúde mental num trabalho stressante é crucial para preservar a sua qualidade de vida em geral.

Apesar de muitos profissionais ainda pensarem que conseguem lidar e gerir bem o stress provocado pelo trabalho, a verdade é que, a longo prazo, existem algumas atitudes que se vão tomando que podem interferir com a saúde mental de cada um, sem que se apercebam.

Se tem um trabalho stressante, provavelmente já se “esqueceu” de almoçar ou lanchar várias vezes, só para conseguir dar resposta àqueles emails importantes ou até mesmo para adiantar algumas tarefas.

É natural que pense que este tipo de comportamento só irá trazer benefícios para o seu dia de trabalho – afinal, estará a adiantar tarefas ou a completar as que tinha em atraso.

Contudo, e se refletir bem, este tipo de comportamento poderá começar a tornar-se um hábito e, quando se aperceber, já estará sem almoçar corretamente há uma semana.

É extremamente importante que aprenda a lidar com o stress no trabalho e isso passa por estabelecer as horas de almoço para fazer somente as suas refeições, sem aceder a emails ou realizar outro tipo de tarefas.

Por vezes, basta receber um email ou uma mensagem da sua equipa de trabalho ou até mesmo de um cliente a uma sexta-feira receba, com o intuito de o relembrar do prazo de conclusão de um projeto, para que entre imediatamente num estado de stress constante em que a ansiedade se apodera de si.

Normalmente sofremos porque nos sentimos sob stress, ansiosos e sobrecarregados de trabalho. E todas estas emoções e estados de espírito menos positivos acabam, de uma maneira ou de outra, por prejudicar a nossa saúde mental.

Siga as nossas dicas para encontrar o equilíbrio que o fará sentir-se melhor, mais empenhado e mais saudável.

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