Luana Freire
Luana Freire
10 Fev, 2020 - 09:00

Tem sapatos portugueses? Depois de ler este artigo vai querer ter

Luana Freire
Patrocinado por:

Os sapatos portuguesas dão que falar dentro e fora de fronteiras. Sustentabilidade, design e qualidade estão em foco neste mercado nacional.

sapatos de tacões

Há Cinderelas ou príncipes por aí? Uma coisa é certa: depois de ler este artigo vai ficar a conhecer mais sobre os sapatos produzidos em Portugal e que conquistam pés por todo o planeta. Botas, sabrinas, stilettos e sapatilhas não faltam, porque há mesmo de tudo um pouco. Confira!

Os sapatos portugueses lá fora

sapatos portugueses

Os esforços para a crescente internacionalização do setor de calçados são organizados pela APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos.

A APICCAPS promove e incentiva uma política de inovação permanente para reforçar a capacidade competitiva das empresas, com uma importante vertente tecnológica e com forte orientação para a internacionalização.

Ao longo dos últimos 10 anos, o calçado português conquistou vários mercados internacionais, as exportações cresceram 47%, atingindo um volume de negócios de 1.9 milhões de euros. Foram criados mais de 4.000 postos de trabalho, o que representou um aumento de emprego na ordem dos 11%. Atualmente, o setor exporta 95% da sua produção, para 163 países nos cinco continentes.

Já não é segredo para nós, nem para o mundo que o calçado português é sucesso por onde passa e um dos grandes orgulhos nacionais. Há para todos os gostos e bolsos, com opções que não se colocam defeitos. Design, conforto e alta qualidade são palavras que, em Portugal, casam com a sustentabilidade. Sim, estamos produzindo – cada vez mais – preocupados com o futuro do nosso planeta.

São algumas dezenas as marcas portuguesas de calçado sob a chancela Portuguese ShoesAPICCAPS. Conheça algumas das marcas com propostas inovadoras.

motivos para se apaixonar pelos sapatos portugueses

Quando se sentir completamente apaixonado por alguns dos sapatos portugueses, lembre-se que são resultado de um processo rigoroso que prima pela qualidade do que vai calçar. Conheça alguns dos princípios que orientam a produção nacional de sapatos.

Sustentabilidade e inovação

A indústria portuguesa de calçado tem um processo rigoroso de qualidade e conta com marcas que se preocupam com o meio ambiente, aliando sustentabilidade e inovação.

Estima-se que 22 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos – um número que é anual. Assustador? Os portugueses da Skizo acreditam que sim e, por isso, promovem ações sociais de recolha destes resíduos, criando sapatos a partir desta matéria-prima. Como a própria marca diz, o plástico do oceano resulta num belo par de sneakers customizado e feito à mão em Portugal.

E dos sapatos eco-vegan, já ouviu falar? Neste caso, são sapatilhas que nascem em Guimarães, produzidos pela Zouri, e são fruto de um projeto para lá de especial, que une o lixo plástico retirado das praias a materiais de veganos – como algodão orgânico, borracha natural e PINATEX (tecido fabricado a partir de folhas de abacaxi).

A Zouri é um exemplo de que há muito a fazer pelo planeta e pelo calçado nacional. Com a colaboração de escolas e ONGs, esta marca portuguesa de sapatos organiza ações de recolha de plásticos e limpeza da nossa costa, reaproveitando o material para criar alguns dos sapatos mais desejados da atualidade.

Portuguese Shoes

Conheça as marcas portuguesas de calçado e saiba mais sobre a indústria nacional

Qualidade e reaproveitamento do couro

Há marcas portuguesas que produzem sapatos a partir do reaproveitamento do couro desperdiçado pela indústria da carne, realizando um importante trabalho de reciclagem. É o caso da Eureka que além dos calçados masculinos e femininos, produz porta-moedas e wallets.

A Fly London é outra marca especialista em sapatos de pele e que impressiona pelo design e confeção de excelência.

Conceitos originais

A portuguesa Gladz calça mulheres e inspira-se pela evolução do feminismo -escolhendo a figura de Simone de Beauvoir como auto-retrato. Sempre com foco em empoderar mulheres que querem escolher a dedo o que calçar, falamos de sapatos exclusivos, que combinam um estilo singular e intemporal, texturas originais e materiais luxuosos.

Reinvenção do clássico

A J.Reinaldo faz sapatos com inspiração clássica, mas segue na vanguarda das tendências, traduzindo-se como uma marca elegante, contemporânea e atual.

A Nobrand é outra especialista em reinventar os clássicos femininos e masculinos, conferindo pitadas de originalidade e estilo que não passam ao lado. Sapatos para homens e mulheres, dos intemporais aos mais modernos, sempre um um toque para lá de especial (no design e na combinação de materiais e cores).

Tradição e alta qualidade

Há 3 gerações que a MLV Portuguese Shoes idealiza, desenha, produz e comercializa alguns dos melhores pares de sapatos do país – sempre com os melhores materiais e de olhos postos em cada detalhe.

A tradição fez desta uma marca sólida no país, mas é a elegância, a alta qualidade e o bom gosto das coleções que o vai fazer desejar calçar um par MLV Shoes.

The Baron’s Cage é outra marca de sapatos 100% portugueses com grande tradição, produzidos pelas mãos de artesãos com mais de 70 anos de experiência, e que fazem justiça à boa fama nacional no que toca aos sapatos de alta qualidade.

Seja especialista em pele, em material reciclado ou vegan, uma coisa é certa, a indústria de calçado português produz sapatos para todos os gostos, estilos e bolsos.

Veja também