O carro é composto por centenas de peças que, em perfeita harmonia, permitem o seu funcionamento ao longo dos anos. É o caso do medidor de massa de ar, que permite o cumprimento de todas as especificações das emissões.
Assim sendo, é o medidor de massa de ar que garante que o veículo não consome mais combustível do que o necessário através de um sensor que determina o fluxo de massa de ar e transmite esses valores aos sistemas de regulação do motor.
Medidor de massa de ar: como funciona

O medidor de massa de ar faz parte do sistema de injeção eletrónica do carro e serve para medir a quantidade de ar que entra no motor. Assim que o ar passa pelo sensor de temperatura, este componente avalia a variação de temperatura e consegue determinar a quantidade de combustível que deverá ser emitido para garantir o correto funcionamento do veículo.
Problemas no medidor de massa de ar: sintomas
Existem alguns sinais que devem deixá-lo alerta e que poderão significar problemas no medidor de massa de ar:
- Perda de potência;
- Perda de velocidade de ponta;
- Aumento dos consumos de combustível;
- Fraca aceleração.
Nos casos em que o medidor apresenta problemas a marcha lenta passa a ser mais irregular e, em alguns casos, o motor pode mesmo falhar.
Estes problemas podem surgir por diversos motivos: contaminação à conta de partículas de água e de óleo provenientes do respiro do motor ou, ainda, pela acumulação de poeiras que danificam o sensor.
Perante estes sintomas, poderá ser necessário substituir o medidor de massa de ar do seu veículo. Procure ajuda técnica especializada para descobrir o verdadeiro problema.
Substituição e limpeza do medidor de massa de ar
Se está curioso com este processo, a limpeza do medidor é feita através da utilização do chamado “Spray de contactos” e de um pequeno cotonete: é dessa forma que são limpos os resíduos acumulados em torno do sensor.
A limpeza desse componente deve ser feita com extremo cuidado e cautela. O medidor contém diversos sensores elétricos e, por isso, não devem ser utilizados quaisquer tipos de líquidos ao longo desse processo.
Contudo, por ser um componente do veículo extremamente sensível, o melhor mesmo é procurar ajuda especializada para fazer a limpeza ou até a sua substituição.
Veja também: