Marvin Tortas
Marvin Tortas
25 Set, 2018 - 11:00
10 melhores carros dos anos 90: clássicos que vão valer muito dinheiro

10 melhores carros dos anos 90: clássicos que vão valer muito dinheiro

Marvin Tortas

Há 20 anos atrás eram os carros do momento, hoje são clássicos modernos e no futuro vão valer bastante dinheiro. Conheça os 10 melhores carros dos anos 90.

O artigo continua após o anúncio

Se está a ler este artigo provavelmente terá ainda uma memória bem fresca do que foi década a nível automobilístico e já terá uma ou outra vez idealizado a sua “garagem de sonho” com os melhores carros dos anos 90. Caso nunca o tenha feito, nós vamos dar-lhe uma ajuda “avivando” a sua memória.

Embora os padrões (sobretudo de tecnologia) tenham mudado bastante nos últimos 20 anos, a verdade é que nos anos 90 foram lançados alguns dos modelos mais importantes da história do automobilismo, ou quem não se lembra, por exemplo, do McLaren F1 ou do Ferrari F50?

Embora estes tenha sido mesmo alguns dos melhores carros dos anos 90, os bólides que aqui lhe vamos apresentar são um pouco mais realistas e mais acessíveis para as carteiras da maioria dos portugueses, e podemos assegurar-lhe que estes clássicos modernos deverão ver o seu valor aumentar exponencialmente nos próximos anos.

Conheça então a nossa seleção dos melhores carros dos anos 90 e o porquê de terem mantido a sua importância depois de corridos mais de 20 anos dos seus lançamentos.

Top 10 dos melhores carros dos anos 90

1. Mazda RX-7

Foram lançadas várias gerações do Mazda RX-7, sendo que a sua produção se estende entre os anos 1978 e 2002, e este é sem dúvida um dos melhores Mazda de sempre. Apesar de tal tempo de produção, o carro foi um dos mais potentes que a marca já produziu. Os últimos modelos lançados já em plena década de 90 chegavam aos 250 km/h, e iam dos 0-100 em cerca de 5,3 segundos. Era relativamente barato tendo em conta a qualidade de construção e a potência do motor, e este foi sem dúvida um dos segredos para o sucesso deste carro.

 

2. Toyota MR2

Este carro é considerado um dos mais divertidos de sempre para conduzir. A potência não era excessiva, mas o peso também não, e este carro mexia-se, e bem! Lançado em meados dos anos 80, atingiu o pico da sua popularidade nos anos 90, e era considerado um modelo extremamente bonito para a sua época. O facto de o preço original não ser muito alto tornou-o extremamente popular. Este “mini-ferrari” japonês praticamente manteve o seu preço desde que foi comprado até aos dias de hoje (considerando a inflação).

 

3. Honda Civic

A quarta geração do Honda Civic revelou-se um sucesso para a marca, sobretudo entre o público mais jovem. Com linhas mais arrendadas e um perfil mais dinâmico, as novas motorizações da versão lançada nos anos 90 permitia a este carro compacto superar facilmente os 200 km/h. Ainda hoje é um dos carros preferidos pelos amantes da alteração de carros.

 

4. Mazda MX-5

O MX-5 é um grande favorito dos condutores leais à Mazda, pois proporciona uma experiência de condução única. É um carro leve e com um tamanho perfeito para cidade, mas não deixa de ser potente, dinâmico, e amigo da carteira, sobretudo a versão produzida no final dos anos 90. Por pouco mais de 6000€ já é possível encontrar um destes exemplares, e é por isso que hoje em dia é considerado um dos melhores carros dos anos 90 que pode comprar.

O artigo continua após o anúncio

 

5. BMW Z3

A crítica tende a comparar o BMW Z3 ao Mazda MX-5, mas tende-o a fazer de uma forma negativa para a BMW, como se este carro fosse uma cópia do homólogo japonês. Mas se o MX-5 era considerado um descapotável desportivo de excelência, porque não repetir a fórmula? A verdade é que o BMW Z3 foi um dos carros mais carismáticos da marca da Baviera e o facto de aliar um motor potente, tração traseira e uma capota amovível reunia todos os critérios para transformar este modelo num dos mais amados e marcantes da BMW.

 

6. Toyota Supra

Considerado por muitos como o melhor Toyota de sempre, este modelo continua ano após ano a aumentar o seu valor e é cada vez um clássico mais apetecido. Para construir este carro, a Toyota pegou no Celica e adiconou-lhe mais luxo, mais potência, e um pacote aerodinâmico bastante mais vistoso e eficaz, criando assim um carro que entrou e permanecerá nos livros como um dos melhores desportivos de sempre.

 

7. Ford Focus

Pode ser fácil não nos recordamos no impacto que este carro teve para as famílias quando foi lançado em 1998, mas este carro permitiu a que todas as famílias tivessem um carro compacto, seguro, de qualidade bastante generosa, a um preço muito acessível. Este carro ainda tem um look agressivo e desportivo q.b., e continua a ser um dos “hatchback” mais divertidos para se conduzir, reunindo todos os critérios para ser considerado um dos melhores carros dos anos 90.

 

8. Fiat Coupe

O Fiat Coupe foi um dos carros desenhado nos escritórios Pininfarina. Foi um dos modelos desportivos mais vendidos de sempre pela marca italiana. Foram produzidas mais de 72 500 unidades. O Fiat Coupe estava disponível com duas motorizações: um motor atmosférico 1.8 de 133 cavalos, ou um motor turbo 2.0 de 223 cavalos. Ambas as versões faziam deste um dos Fiat mais rápidos em produção, e passados mais de 25 anos desde a sua apresentação, o seu design ainda chama a atenção por onde quer que passe.

 

9. BMW Série 3 E36

Serie 3 é um dos modelos mais importantes da história da marca da Baviera, e é provavelmente o mais vendido de todos os modelos da BMW. O E36, a versão produzida entre 1990 e 1998, tem um papel especial na história de todos os Serie 3, pois marcou uma grande revolução nestes modelos. Foi essencialmente o responsável pela transição da era “clássica” para a era moderna. Este carro contava já com cruise control, ar condicionado e direção assistida, extras que permitem a qualquer pessoa fazer qualquer viagem de forma muito confortável. Este é sem dúvida um dos melhores carros dos anos 90 e o seu valor aumentará bastante num futuro próximo, sobretudo os modelos cabrio a gasolina.

 

10. Mercedes Classe S

O Mercedes Classe S é desde há muitos anos a referência no que toca a conforto, luxo e segurança, e através dos extras das versões atuais do Classe S podemos ter uma ideia de como serão os carros a nível de tecnologia daqui a 10 anos, pelo menos tem sido este o paradigma deste o final do anos 80. Sabia, por exemplo, que o Mercedes Classe S de 1970 foi o primeiro automóvel do mundo a contar com travões anti bloqueio, uma característica standard de todos os carros hoje em dia? Que modelo de 1980 foi o primeiro automóvel a contar com dois airbags para os passageiros da frente de série, algo que passou a ser obrigatório apenas no início do século XXI?. E que o modelo de 1990 vinha equipado com controlo de estabilidade, algo que apenas passou a ser obrigatório em todos os veículos novos a partir de 2014? Não há dúvida que o Classe S é um dos melhores carros do mundo, e os modelos lançados em cada década marcam gerações, e por isso não podíamos deixar de considerar o Mercedes Classe S como um dos melhores carros dos anos 90.

 

Veja também: