ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Teresa Campos
Teresa Campos
26 Abr, 2021 - 12:32

5 melhores exercícios físicos para a saúde que deve praticar

Teresa Campos

A Harvard Medical School listou os melhores exercícios físicos para cuidar da sua saúde. Saiba quais são e comece já hoje a praticá-los.

Mulher a fazer exercícios para pernas

O desporto traz vários benefícios para a saúde, mas será que toda a atividade física é boa? Segundo I-Min Lee, Professor de Medicina na Harvard Medical School (Estados Unidos da América), os melhores exercícios físicos para a saúde não são sempre os que exigem mais intensidade ou tempo.

Para I-Min-Lee, a corrida de longa distância, por exemplo, pode interferir no bom funcionamento das articulações e do sistema digestivo. Assim, de acordo com o estudo Starting to Exercise de Harvard, os melhores exercícios físicos para a saúde devem ter como vantagens a perda de peso, o aumento da massa muscular, a melhoria das funções cardiorrespiratórias e cerebrais e o fortalecimento dos ossos.

5 melhores exercícios físicos para a saúde. Tome nota!

Natação

De acordo com o guia de Harvard, a natação é um desporto muito completo, pois exercita vários músculos. Como se trata de um desporto aquático, a natação é uma atividade física de baixo impacto, o que significa que não força as articulações. Por essa razão, este tipo de exercício físico é muitas vezes recomendado para pessoas com artrite.

Fazer regularmente 30 a 45 minutos de natação funciona como um treino aeróbico, que contribui para o aumento da frequência cardíaca, para a melhoria da saúde cardiovascular e do humor, para a proteção das funções cerebrais, para o controlo do peso e para a redução do risco de doenças crónicas, como as doenças cardíacas, a diabetes tipo 2 e o acidente vascular cerebral. É definitivamente um dos melhores exercícios para a saúde.

mulher com touca e óculos em piscina

Tai Chi

Esta arte marcial chinesa pode ser praticada por pessoas de várias idades. Isto, porque é possível fazer Tai Chi respeitando diferentes ritmos. Esta atividade física trabalha a respiração profunda e o relaxamento, através do recurso a movimentos suaves.

O Tai Chi é especialmente indicado para pessoas mais velhas, com mais de 65 anos, pois melhora a postura, o equilíbrio e a mobilidade; reduz o stress; e aumenta a força muscular, sobretudo, nas pernas. Assim, este exercício físico é capaz de diminuir o risco de quedas entre os séniores e melhorar a sua mobilidade, principalmente em regiões como os tornozelos, os quadris e os joelhos (áreas particularmente sensíveis em pessoas com artrite reumatóide).

Treino de força

Para fazer treino de força, pode usar o peso do corpo, pesos livres, halteres, fitas elásticas ou acessórios com pesos para os tornozelos. Assim, consegue perder gordura corporal, aumentar a massa magra, fortalecer os ossos e acelerar o metabolismo, para queimar mais calorias.

Este tipo de treino é um dos melhores exercícios para a saúde, sendo ainda, capaz de aliviar a sintomatologia associada a doenças crónicas, como artrite, dores nas costas, obesidade, doenças cardíacas, depressão e diabetes.

Os exercícios de fortalecimento devem ser feitos, pelo menos, duas vezes por semana e atuar em regiões do corpo, como pernas, quadris, costas, tórax, abdômen, ombros e braços. A sugestão é que os treinos tenham 48 horas de intervalo e sejam compostos por 8 a 12 repetições do mesmo movimento.

As 10 melhores apps de desporto
Veja também As 10 melhores apps de desporto

Caminhar

Uma caminhada de 20 a 30 minutos por dia é suficiente para trazer vários benefícios para a sua saúde. Este exercício é capaz de evitar problemas como a perda de memória e a depressão.

melhores exercícios para a saúde

Exercícios de Kegel

Os exercícios de Kegel evitam problemas sexuais e no piso pélvico, como a incontinência urinária. Por isso, devem ser feitos tanto por homens, como por mulheres. Estes exercícios são especialmente recomendados em caso de gravidez, parto, cirurgia, envelhecimento e excesso de peso.

Escolha entre os melhores exercícios físicos para a saúde que lhe propormos e comece já a mexer-se!

Veja também