Marta Maia
Marta Maia
19 Mai, 2022 - 10:25

A Stannah devolve-lhe a mobilidade, conheça as suas opções

Marta Maia
Patrocinado por:

Conheça os elevadores de escadas que o ajudam a recuperar a mobilidade e a independência, dentro e fora de casa.

Com mais ou menos idade, quase todas as pessoas acabam por experienciar, ao longo da vida, dificuldades de locomoção – e se, em muitos casos, a limitação é temporária, noutros tantos, os desafios vêm para ficar.

A pensar nas pessoas que vivem e frequentam espaços com escadas mas têm dificuldade em subi-las e descê-las, a Stannah dispõe de uma vasta gama de elevadores de escadas que se adaptam a praticamente todos os tipos de escadas.

Como se chega ao ponto de não conseguir subir escadas?

Há muitas causas possíveis para a perda de locomoção, mas as mais comuns são patológicas. Algumas das doenças que prejudicam a mobilidade são congénitas, outras surgem com o avançar da idade e o desgastar do corpo.

A perda de mobilidade, no entanto, raramente é repentina e dramática. Geralmente ela começa por ser suave, com pouco impacto na vida diária, e evolui para algo mais incapacitante à medida que o tempo vai passando.

São várias as doenças que podem levar-nos ao ponto de não conseguirmos subir nem descer escadas – mas há uma lista das mais comuns, que nos permite antecipar necessidades no futuro a médio-longo prazo:

Fibromialgia

Provoca dores crónicas em todo o corpo e, em fase aguda, limita praticamente todo o tipo de movimentos. Subir escadas torna-se muito doloroso e descê-las já acarreta riscos.

Artrite

As dores nas articulações são altamente limitadoras da nossa capacidade de subir e descer escadas, porque precisamos dos joelhos saudáveis para fazê-lo sem cair.

Reumatismo

Conhecido como uma doença de velhinhos, nem sempre o é. Provoca inflamação nos ossos, cartilagens, ligamentos, articulações, tendões e músculos – o que, em conjunto, torna a tarefa de subir e descer degraus praticamente impossível.

Parkinson

A doença de Parkinson afeta o controlo dos músculos. Ainda que subir e descer escadas continue a ser possível, há o risco de falhar movimentos e cair.

Demências

Não sendo doenças físicas, as demências afetam a nossa perceção espacial. Pode ser difícil, a uma pessoa com demência, medir a distância entre degraus ou até identificar o limite entre o piso onde está e o degrau de baixo.

Acidentes vasculares cerebrais

Afetam-nos em qualquer idade e podem prejudicar seriamente o controlo dos movimentos. Dependendo das sequelas com que ficamos, subir e descer escadas pode ser muito perigoso e resultar em quedas.

A QUE SINTOMAS DEVE ESTAR ATENTO E QUE AUMENTAM O RISCO DE QUEDA NAS ESCADAS?

Existem várias situações que nos alertam para o risco de queda e umas são mais evidentes do que outras.

A dificuldade em ver ou a falta de equilíbrio são as mais evidentes, mas deve estar também atento para quando surge dificuldade em levantar o pé, levando-o a arrastar e impedindo de pousar corretamente o pé no degrau seguinte.

Como recuperar a mobilidade?

Independentemente da doença que o afeta, as escadas não têm de ser um impedimento para ter uma vida autónoma e segura.

A solução, dentro e fora de casa, passa por uma vasta oferta de soluções elevatórias: desde os mais conhecidos elevadores de escadas, passando por plataformas elevatórias até aos elevadores residenciais. Funcionam de forma cómoda, primando pela segurança do utilizador, e são desenvolvidos segundo os mais altos níveis de engenharia e inovação.

Elevadores de escadas

Estão pensados para todo o tipo de escadas, e são feitos à medida, adaptando-se às suas escadas de modo discreto, tirando o melhor proveito do seu espaço. Pode ainda personalizar o seu elevador de escadas. O rail de dupla calha, para escadas curvas ou em caracol, permite uma maior estabilidade durante o percurso, proporcionando uma viagem mais confortável e segura. Ruy de Carvalho é o Embaixador dos Elevadores de Escadas Stannah.

No catálogo da Stannah encontra elevadores de escadas de vários tipos, para diferentes estilos de escadas: elevadores de escadas retas; elevadores de escadas curvas e elevadores de escadas exteriores.

Elevadores de escadas retas

São os mais comuns e funcionam em escadas com apenas um lanço de escadas. A cadeira é rebatível (para que as escadas se mantenham livres quando o elevador não está em uso) e desloca-se ao longo de um rail que estará fixo aos degraus, ou em alternativa à parede.

Elevadores de escadas curvas

Pensados para escadas curvas ou em caracol, estes elevadores são feitos à medida para o espaço onde serão instalados. São também fixados na escada ou em alternativa na parede, e a cadeira pode ficar arrumada fora do espaço da escada quando não está a ser utilizada (para garantir que as escadas ficam livres).

Elevadores para escadas exteriores

Também as escadas exteriores de casa podem ser um problema quando se tem pouca mobilidade. Estes elevadores, em tudo semelhantes aos de interior, acrescentam a resistência à humidade e às oscilações de temperatura, trazendo consigo um capa protetora e uma chave de segurança para evitar o uso indevido.

Como instalar um elevador de escadas?

Se precisa de um elevador de escadas para sua casa, só tem de contactar a Stannah. A empresa envia uma equipa técnica a sua casa para avaliar a sua mobilidade, as suas escadas e proceder a um photo survey (estudo fotométrico) das suas escadas, garantindo que a melhor solução é instalada, e que tudo é feito à medida para o espaço que tem.

Soluções para lá dos elevadores

Porque quem tem limitações de mobilidade não sofre só na hora de subir e descer escadas, a Stannah tem outras soluções para preservar a autonomia na locomoção:

Plataformas elevatórias

Estáveis e fortes, estas plataformas transportam pessoas e cargas de um patamar para o outro com facilidade e segurança. Com 10 modelos disponíveis, as opções variam de acordo com o tipo de escadas e espaço: escadas retas, curvas, espaços interiores e exteriores. São desenhadas para pessoas com mobilidade reduzida e auxiliam os utilizadores a superar dificuldades de acessibilidade.

Elevadores residenciais

São 4 os modelos disponíveis. Destacam-se pela sua versatilidade e comodidade e são pensados para responder aos desafios arquitetónicos de qualquer construção, de modo a facilitar o transporte em moradias e edifícios públicos. Os elevadores residenciais Stannah não requerem a abertura de um poço, eliminando assim a necessidade de obras no espaço. Transportam até 5 pessoas.

Soluções de banho

Recupere a privacidade e a independência com as banheiras, cabines de duche e elevadores de banheira.

Estas soluções reduzem o risco de queda e facilitam a utilização autónoma e segura por idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Cadeiras de rodas elétricas

Ágeis e seguras, estas cadeiras garantem a autonomia das pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores ou inferiores. Na gama das cadeiras de rodas, são 3 os modelos disponíveis que a Stannah oferece. Todas as opções são de baixo consumo e fáceis de conduzir. Estão preparadas para a utilização prolongada, com assentos confortáveis e ergonómicos.

Scooters de mobilidade

São as favoritas da atriz Ana Bola e facilitam a mobilidade para pessoas com dificuldades de locomoção. Elétricas e de baixo consumo, são fáceis de conduzir. Há modelos que possibilitam a circulação em espaços interiores ou exteriores e até na via pública, quando não é possível seguir pelo passeio. Todos os modelos são económicos, amigos do ambiente e incluem comandos simples.

Sobre a Stannah

A Stannah é uma empresa familiar, de âmbito multinacional, com mais de 150 anos de experiência na indústria da mobilidade. A marca, que passou de geração em geração, foca-se no aconselhamento especializado e na oferta de soluções de mobilidade que prolonguem a autonomia, segurança e independência de utilizadores com mobilidade reduzida.

A Stannah é o único fabricante a trabalhar em Portugal e conta já com um portfólio de 6 produtos no campo da mobilidade. Com mais de 750.000 clientes numa escala mundial, em território português a empresa opera também nas ilhas da Madeira e dos Açores.