Luís Vicente
Luís Vicente
09 Set, 2019 - 04:41
Sexta-feira 13: Montalegre prepara azares, bruxedos e festa

Sexta-feira 13: Montalegre prepara azares, bruxedos e festa

Luís Vicente

A festa em Montalegre terá início às 13:13 de Sexta-feira e estão agendadas muitas animações de rua e concertos. O ponto alto do evento é a “Queimada”.

O artigo continua após o anúncio

A primeira sexta-feira 13 do ano acontece apenas este mês de setembro, mas vai valer a pena a espera para quem se deslocar até Montalegre, considerada pelos locais e visitantes como a capital portuguesa do misticismo.

Montalegre: sexta-feira 13 é mais do que superstição

sexta feira 13

Com uma história que remonta a 2002 e ao incontornável Padre António Fontes, todos os anos a população e o município de Montalegre, em conjunto com o tecido empresarial hoteleiro, celebra cada coincidência de dia 13 com as sextas-feiras.

Este ano, a festa começa às 13:13 e o programa pode ser visto através da página de Facebook da festa, que, para os promotores, “significa bem mais que uma superstição ou tradição”.

Depois da abertura da Feira do Esconjuro, os visitantes podem contar com muita animação nas ruas, com grupos como Crassh, Gaitas Sirigaitas, Os Roleses, Projeto Enraizarte, entre outros.

Mais tarde, a festa conta com actividades paralelas e repartidas entre o Palco da Praça do Município, com Wyrdamur às 21h e Lucky Duckies à 1 da manhã, e o Palco do Castelo.

E é entre as muralhas de Montalegre acontece o espectáculo “A Esfera” e a já tradicional “Queimada” – “o expoente máximo com a carismática sabedoria do Padre Fontes que, em palco, proclama o esconjuro, queima os males e liberta o azar e medo do sobrenatural.”

A organização acrescenta ainda que “a celebração está focada nos azares, bruxedos, contos, lendas e locais sombrios da memória que confundem os passos e escurecem a lógica.”

No final do mês de Agosto, o Presidente da Câmara Municipal de Montalegre abordou o evento, explicando o seu forte impacto” Não tenho dúvida nenhuma que, neste momento, a hotelaria da cidade de Chaves está esgotada e nós sentimo-nos muito reconfortados por criar dinâmicas que beneficiam toda a região.”

O artigo continua após o anúncio

Se esta sexta-feira 13 lhe aparece muito em cima da hora, não se preocupe: em dezembro há mais azar para espantar no município de Montalegre.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp