Share the post "Nissan Qashqai e-POWER: proeza só com um depósito de combustível"
Há viagens que nos deixam a pensar e a mais recente proeza do Nissan Qashqai e-POWER é uma delas.
Num feito que combina inovação tecnológica, eficiência e espírito de aventura, o SUV da Nissan atravessou o Reino Unido de uma ponta à outra, de Land’s End a John O’Groats, percorrendo 1.347 quilómetros com menos de um depósito de combustível.
E como se não bastasse, ainda sobrou autonomia para mais 160 km.
Ao longo de 18 horas de condução, distribuídas por dois dias, os engenheiros do Nissan Technical Centre Europe levaram dois Qashqai e-POWER ao limite, apenas para provar aquilo que a marca prometia: consumos de referência na sua classe.
O resultado impressiona, com um consumo de 3,76 L/100 km, estabelecendo um novo patamar de eficiência para o segmento.
Curiosamente, esta viagem tem um sabor a déjà vu. Em 2007, o primeiro Qashqai, equipado com motor 1.5 dCi Diesel, realizou o mesmo trajeto, fixando uma média de 4,2 L/100 km.
Dezoito anos depois, a história repete-se, mas com uma diferença crucial: um depósito mais pequeno, menos emissões e muito mais tecnologia a bordo.
Nissan Qashqai e-POWER: tecnologia e conquista

O segredo do sucesso reside no sistema exclusivo e-POWER. Diferente dos híbridos tradicionais, o motor a gasolina funciona apenas como gerador, produzindo eletricidade que alimenta o motor elétrico responsável por mover as rodas.
Na prática, a condução é 100% elétrica, suave, silenciosa, com binário imediato e aceleração progressiva, mas sem a necessidade de ligações à corrente.
Dean Driver, engenheiro envolvido no desafio, resumiu a experiência frisando que “não só a viagem foi incrivelmente confortável, como conseguimos provar que esta tecnologia alia autonomia a um requinte de condução excecional.”
Segundo a marca, o novo sistema e-POWER vai ainda mais longe em termos de eficiência.
Com integração de cinco componentes essenciais (motor elétrico, gerador, inversor, aumentador e redutor), tudo orquestrado por um motor turbo de 1,5 litros com tecnologia de combustão STARC, a Nissan alcançou uma eficiência térmica de 42%.
A caminho de Portugal
O Qashqai e-POWER começou a ser produzido na fábrica de Sunderland em julho de 2025 e prepara-se agora para conquistar as estradas portuguesas.
A chegada ao mercado nacional está prevista para o último trimestre do ano, altura em que serão revelados preços e especificações finais.
O Qashqai, modelo que inaugurou uma nova era dos crossovers, mostra agora como a eletrificação pode ser não só sustentável, mas também prática e emocionante.
Com esta aventura, a Nissan não apenas atravessou o Reino Unido. Atravessou também a barreira da dúvida, provando que a mobilidade elétrica, mesmo sem cabo de carregamento, já é uma realidade convincente para o dia a dia.