Fernanda Silva
Fernanda Silva
12 Mai, 2018 - 03:00

Gap Year oferece bolsa para viajar pelo mundo

Fernanda Silva

Quer explorar o mundo, visitar lugares e conhecer culturas e pessoas? A Gap Year tem 5.000 euros de bolsa para oferecer e ainda voos de ida e volta.​

Gap Year oferece bolsa para viajar pelo mundo

A Gap Year Portugal, em parceria com a TAP e com a Fundação Lapa do Lobo, está mais uma vez a dar a oportunidade a jovens entre os 18 e os 27 anos de escolher um ano de pausa para fazer voluntariado ou viajar pelo mundo.

O estudante que apresentar o melhor plano vai ter uma bolsa de 5.000 euros, em candidatura individual, ou 6.500 euros, para duplas, e ainda os voos de ida e volta. As candidaturas estão já abertas e a decorrer até 8 de julho.

A ideia de Gap Year, ou ano sabático, tem vindo a ganhar força nos últimos anos. Segundo a Associação Gap Year, a média de candidaturas em cada uma das edições ronda as 300.

Como concorrer à bolsa Gap Year?

Segundo o regulamento, este concurso nacional tem como objetivo o financiamento de um gap year, com a duração de 6 a 10 meses, para jovens maiores de 18 anos e menores de 27 anos de idade – à data da presumível partida para o gap year. Precisam de ter concluído o 12.º ano no ano lectivo 2017/2018 ou os graus académicos de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento; ter nacionalidade portuguesa ou ter frequentado o sistema de ensino português durante, pelo menos, um ano letivo completo.

Para se candidatarem, os estudantes têm que preencher um formulário onde falam dos objetivos pretendidos e motivação, dos roteiros e percursos, soluções de deslocação e alojamento e demonstração de que o projeto é sustentável face ao financiamento oferecido ou prova cabal de que possuem meios próprios para o concluir caso os custos previsíveis ultrapassem aquele valor.

Em contrapartida, os escolhidos terão que relatar as experiências do gap year num blogue ou através das redes sociais e recolher conteúdos audiovisuais.

O anúncio dos vencedores será formalmente comunicado e publicamente anunciado no dia 25 de Julho de 2018.

Os vencedores de 2015 viajaram para a América Latina, visitando países como Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua e Guatemala; o de 2016 esteve na América do Sul, passando pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Chile e ainda Miami; enquanto a vencedora do ano passado esteve na Ásia, em países como Tailândia, Cambodja, Laos, Vietname e Indonésia.

Saiba mais sobre o Gap Year e faça a sua candidatura aqui.

Veja também: