Ekonomista
Ekonomista
15 Fev, 2017 - 11:07

Farmacêutica cria centenas de novos empregos com investimento de 15 milhões

Ekonomista

Bluepharma vai investir em nova unidade industrial em Coimbra e criar novos postos de trabalho.

Farmacêutica cria centenas de novos empregos com investimento de 15 milhões

A empresa farmacêutica Bluepharma vai investir 15 milhões de euros na construção de uma nova unidade industrial em Coimbra, junto às atuais instalações. O projeto vai criar uma centena de postos de trabalho, como anunciou a administração.

O novo edifício vai ser construído num terreno de 23 mil metros quadrados e deverá estar concluído dentro de três anos, disse à agência Lusa o presidente Paulo Barradas Rebelo. “Este investimento é o corolário do que temos vindo a fazer e do crescimento que temos registado”, salientou o responsável do grupo.

Segundo Paulo Barradas Rebelo, a nova unidade destina-se a aumentar a produção de medicamentos, sobretudo comprimidos e cápsulas, libertando as atuais instalações para a ampliação do Centro de Investigação e Desenvolvimento e incubadora de novas tecnologias.

Ciência de topo em Portugal

O grupo farmacêutico, que completa 16 anos de atividade este mês, tem um laboratório próprio de investigação e desenvolvimento, com uma centena de investigadores, e é a primeira empresa do setor da indústria farmacêutica em Portugal com certificação integrada. Além de se dedicar à investigação, desenvolvimento e registo de medicamentos, o grupo farmacêutico produz medicamentos próprios e para terceiros, e ainda comercializa fármacos genéricos.

O terreno onde a nova unidade vai ser construída foi adquirido ao município de Coimbra por 326 mil euros e a escritura notarial será realizada hoje. “É um projeto com um impacto muito grande para Coimbra continuar a crescer e contrariar o movimento negativo na cidade”, sublinhou Paulo Barradas Rebelo, que pretende continuar a “investir para inovar e a inovar para internacionalizar”.

A Bluepharma iniciou a sua atividade em 2001, quando um grupo de profissionais, ligados à indústria farmacêutica, comprou uma unidade industrial da alemã Bayer, com 58 trabalhadores, tornando-se, 16 anos depois, num grupo de 20 empresas que emprega cerca de 450 trabalhadores altamente qualificados.

De Coimbra para o mundo

Em 2016, ultrapassou a taxa de exportação de 85% da sua produção para mais de 40 territórios, entre os mais exigentes mercados do mundo, em particular os Estados Unidos da América, tendo sido nomeada campeã nacional nos European Business Awards 2015/2016 na categoria Importação/Exportação.

A farmacêutica de Coimbra, de capital português, produz medicamentos para mais de 100 marcas e investiu nos últimos três anos mais de 15 milhões de euros em investigação e desenvolvimento, nomeadamente nas áreas da oncologia, nanotecnologia e biotecnologia. Além de Portugal e Estados Unidos da América, possui ainda sucursais em Espanha, Angola, Moçambique, Colômbia, Chile e Brasil.

Veja também: