Share the post "Já viu tudo nos elétricos? Conheça o novo Porsche Cayenne Electric"
A Porsche acaba de lançar o primeiro Cayenne totalmente elétrico, e fê-lo em grande estilo.
Mais do que uma simples eletrificação do seu SUV de referência, a marca de Estugarda apresenta aquele que classifica como “o Porsche de produção mais potente de todos os tempos”, estabelecendo novos padrões de desempenho e tecnologia no segmento dos SUV premium.
Os números são simplesmente impressionantes. Na versão Turbo Electric, o novo Cayenne pode debitar até 1156 cv (850 kW) e 1500 Nm de binário quando ativado o Launch Control.
Em utilização normal, a potência mantém-se nos respeitáveis 857 cv, com 176 cv adicionais disponíveis através do modo Push-to-Pass, inspirado na tecnologia da Fórmula E.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em apenas 2,5 segundos na versão Turbo, colocando este SUV ao nível de superdesportivos.
A velocidade máxima fica limitada eletronicamente aos 260 km/h. Já a versão de entrada, simplesmente designada Cayenne Electric, oferece 408 cv (442 cv com Launch Control) e completa o mesmo exercício em 4,8 segundos, atingindo os 230 km/h.
Ambas as versões são equipadas com tração integral eletrónica através do sistema Porsche Traction Management (ePTM), enquanto a versão Turbo conta ainda com diferencial traseiro controlado eletronicamente com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus).
Porsche Cayenne: autonomia e carregamento de topo

A alimentar este gigante está uma bateria de alta tensão de 113 kWh, integrada na estrutura do SUV e refrigerada ativamente em ambos os lados para garantir uma gestão térmica ideal.
A arquitetura de 800 volts permite carregamentos rápidos até 390 kW, podendo chegar aos 400 kW em condições específicas.
Os resultados práticos são notáveis e o carregamento de 10% a 80% pode ser concluído em menos de 16 minutos. Em apenas 10 minutos de carregamento rápido, é possível recuperar autonomia suficiente para percorrer 325 km no Cayenne Electric ou 315 km na versão Turbo.
Quanto à autonomia total, a Porsche anuncia até 642 km em ciclo WLTP combinado para o Cayenne Electric e 623 km para a versão Turbo. Valores mais do que respeitáveis tendo em conta o peso e a potência deste SUV.
Uma das novidades mais interessantes é a disponibilização de carregamento por indução opcional, com capacidade de 11 kW.
O sistema funciona através de uma placa de base única instalada no estacionamento ou garagem, acionando automaticamente o carregamento quando o veículo é estacionado sobre ela, sem necessidade de qualquer cabo ou intervenção do condutor.
Recuperação de energia ao nível da Fórmula E
Um dos aspetos mais impressionantes do novo Cayenne elétrico é a sua capacidade de recuperação de energia.
O sistema consegue recuperar até 600 kW em travagem, valores ao nível dos monologares de Fórmula E. A Porsche afirma que 97% das travagens no dia a dia podem ser realizadas apenas com a regeneração, dispensando os travões convencionais.
Mesmo assim, para quem procura o máximo desempenho, os travões carbo-cerâmicos estão disponíveis como opção na versão Turbo.
Aerodinâmica de superdesportivo num SUV
A eficiência foi uma prioridade absoluta no desenvolvimento, e isso nota-se na aerodinâmica. O coeficiente de arrasto (Cx) é de apenas 0,25, colocando o Cayenne Electric entre os SUV mais aerodinâmicos do mercado.
Para alcançar este resultado, a Porsche recorreu a soluções habitualmente reservadas a superdesportivos.
Temos aletas dianteiras ativas que abrem e fecham consoante o fluxo de ar necessário e aeroblades traseiros que se estendem para melhorar a eficiência aerodinâmica na secção posterior.
Cayenne e Design: evolução com propósito
Visualmente, o Cayenne Electric é claramente reconhecível como um Cayenne, mas mais afilado e refinado.
Os faróis Matrix LED são significativamente mais finos, o capô está mais baixo e a secção traseira foi completamente redesenhada para maximizar a eficiência aerodinâmica.
O SUV cresceu em todas as direções e é 55 mm mais comprido e beneficia de uma distância entre eixos cerca de 130 mm maior, o que se traduz num habitáculo mais espaçoso do que no Cayenne a combustão.
A bagageira oferece 781 litros de capacidade, extensíveis a 1588 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A versão Turbo distingue-se por detalhes contrastantes na cor Turbonite, visíveis nos emblemas, faces das jantes e envolventes das janelas.
Interior: ecrãs como nunca num Porsche

O habitáculo do Cayenne Electric representa um salto tecnológico significativo para a marca.
O destaque vai para o Flow Display, um painel OLED curvo que constitui a maior superfície digital alguma vez aplicada num modelo Porsche, um incremento de 50% face à geração anterior.
Este ecrã central, que dobra na parte inferior para integrar controlos físicos, é complementado por um painel de instrumentos digital de 14,25 polegadas e por um ecrã opcional para o passageiro de 14,9 polegadas.
A experiência é completada por um head-up display com realidade aumentada que projeta informações numa área equivalente a 87 polegadas, a cerca de 10 metros à frente do veículo.
Uma das novidades mais interessantes são os “Mood Modes”, que ajustam automaticamente a posição dos bancos, iluminação, ar condicionado, perfil sonoro e até o aspeto do ecrã, criando diferentes ambientes no habitáculo.
O tejadilho panorâmico com controlo de luz variável é o maior alguma vez instalado num Porsche, permitindo ajustar a transparência em quatro níveis através de uma película de cristal líquido.
O sistema de aquecimento foi também repensado, distribuindo o calor de forma uniforme por assentos, apoios de braços e painéis das portas.
Os bancos traseiros são agora ajustáveis eletricamente de série, proporcionando aos passageiros traseiros um nível de conforto superior.
A nova assistente de voz suportada por inteligência artificial consegue compreender instruções complexas em linguagem natural e controlar múltiplas funções do veículo.
Suspensão e dinâmica de condução
O Cayenne Electric estreia em SUV o sistema Porsche Active Ride, já presente no Panamera. Esta suspensão ativa mantém a carroçaria nivelada em travagens, curvas e acelerações, aumentando o conforto em estrada e a articulação em utilização fora de estrada.
A suspensão pneumática adaptativa com Porsche Active Suspension Management (PASM) é equipamento de série em ambos os modelos. A direção traseira opcional, que pode esterçar até 5 graus, está disponível para melhorar a agilidade e facilitar as manobras.
Apesar de toda a tecnologia e desempenho, o Cayenne Electric mantém capacidades práticas, incluindo uma capacidade de reboque até 3500 kg.
Porsche Cayenne: preços para portugal
A Porsche Portugal já abriu as encomendas e confirma mais de 100 unidades reservadas. Curiosamente, o novo Cayenne elétrico será o mais acessível da gama Cayenne, incluindo as versões a combustão.
Os preços arrancam nos 110 086 euros para o Cayenne Electric e sobem para os 171 919 euros para o Cayenne Turbo Electric.
As entregas em Portugal estão previstas para o final do verão de 2026, altura em que este SUV de 1156 cv começará a marcar presença nas estradas portuguesas, convivendo lado a lado com as versões a combustão e híbridas plug-in que continuarão disponíveis.