Share the post "Guiar em Espanha? Novos radares “apanham” a mais de 1 quilómetro"
Espanha começou recentemente a testar novos radares móveis com alcance até 1.200 metros, uma capacidade sem precedentes que coloca os condutores sob vigilância a distâncias nunca antes possíveis.
Os novos equipamentos, designados TruCAM II, são dispositivos compactos e portáteis que utilizam tecnologia laser para medir a velocidade de veículos.
Os testes iniciaram-se na região de Múrcia, onde agentes da polícia local já foram fotografados a utilizar estes sistemas em contexto real.
Por isso, se por esta época festiva vai andar por terras de nuestros hermanos, tenha atenção redobrada.
Como funcionam estes novos radares
As capacidades destes equipamentos representam um salto qualitativo significativo face aos sistemas tradicionais.
Assim, possuem um alcance excepcional e conseguem detetar infrações a mais de um quilómetro de distância, com uma velocidade de captação até três fotografias por segundo.
Depois, têm muito mais autonomia que os tradicionais, já que a bateria tem uma duração próxima de oito horas de operação contínua. São também mais fáceis de transportar, uma vez que pesam cerca de 1,5 quilogramas e podem ser operados manualmente ou em modo autónomo.
Outra questão importante é a precisão destes novos radares. A margem de erro de apenas 2 km/h, mesmo a velocidades até 320 km/h. Têm ainda a capacidade de identificação automática de matrículas e consulta de bases de dados.
Os condutores portugueses devem estar particularmente atentos, uma vez que Portugal se destaca como o segundo país com mais condutores multados em território espanhol.
O excesso de velocidade lidera as infrações mais comuns de portugueses em Espanha, mas outras práticas também resultam em coimas significativas, como a não utilização do cinto de segurança, o desrespeito por sinais luminosos, a condução sob efeito de álcool ou substâncias psicotrópicas ou o uso indevido do telemóvel durante a condução.
Espanha: conhecer para evitar multas

Compreender os limites de velocidade vigentes em Espanha é essencial para uma viagem sem surpresas.
Assim, nas autoestradas é de 120 km/h (igual a Portugal), nas estradas com separador central é 100 km/h, nas estradas convencionais o limite é de 90 km/h (reduzido desde 2019) e nas zonas urbanas o máximo são 50 km/h (em algumas áreas específicas apenas 30 km/h).
Refira-se ainda que os radares móveis em Espanha têm uma margem de erro de 7 km/h em estradas com velocidade máxima inferior a 100 km/h. Quando a velocidade máxima excede 100 km/h, aplica-se uma margem de 7%.
Como pagar multas em Espanha
Graças à plataforma EUCARIS, as infrações rodoviárias cometidas em qualquer país da União Europeia são comunicadas automaticamente à nação de origem do veículo. Isto significa que qualquer infração cometida em Espanha chegará inevitavelmente a Portugal.
A Direção-Geral de Trânsito espanhola oferece um desconto de 50% no valor da multa se esta for paga no prazo de 20 dias após a receção da notificação. Este desconto constitui um incentivo significativo para a regularização rápida da situação.
As infrações cometidas em Espanha não afetam o sistema de pontos da carta de condução portuguesa, embora a coima deva ser paga integralmente.
O pagamento pode ser efetuado através do portal da DGT , uma plataforma que permite aos condutores regularizar imediatamente a sua situação.
Cuidados essenciais para condutores portugueses
- Verifique a documentação. Certifique-se de que a carta de condução, documento do veículo, seguro e inspeção periódica estão válidos
- Equipamento obrigatório. Leve um triângulo de sinalização (dois se pretender residir em Espanha)
- Colete refletor. Embora não seja obrigatório para estrangeiros dentro do veículo, é essencial caso tenha de sair para a estrada
Durante a viagem
- Respeite rigorosamente os limites de velocidade. Os novos radares podem detetá-lo a mais de um quilómetro, tornando inútil qualquer tentativa de travar à última hora
- Atenção à sinalização local. Especialmente em zonas urbanas onde o limite pode ser de 30 km/h
- Evite utilizar o telemóvel. A fiscalização desta infração intensificou-se significativamente
- Não partilhe localizações de radares ou operações STOP. As consequências podem ser extremamente pesadas
- Mantenha velocidade constante. O sistema de radares em cascata pune quem trava e volta a acelerar
Portagens e estacionamento
A maioria das estradas da rede nacional espanhola é gratuita, mas algumas autoestradas, especialmente junto às grandes cidades, podem ter portagens com tarifas mais elevadas nas horas de ponta.
Quanto ao estacionamento lembre-se que nas zonas azuis o estacionamento é pago por tempo limitado, enquanto que as zonas verdes se destinam a residentes, com regras específicas.