Ekonomista
Ekonomista
04 Jun, 2025 - 10:15

O sabor da tradição: SICAL nas Festas de Lisboa

Ekonomista

A SICAL está de volta às Festas de Lisboa com café, tradição e a presença da fadista Cuca Roseta. Uma celebração com alma portuguesa nas Marchas Populares.

Junho chega com cheiro a manjerico, sardinha assada e café. Mas não é um café qualquer, é o SICAL, com 78 anos de história. Este ano, volta a ser o café oficial das Festas de Lisboa, marcando presença num dos momentos mais icónicos do calendário da capital.

Nas ruas enfeitadas de cor, música e emoção, a marca reforça o seu papel como cúmplice dos encontros, das tradições e dos afetos que marcam esta época do ano. Está nos arraiais, nos brindes entre amigos e no final da marcha. Onde há alma lisboeta, há SICAL.

Uma marcha com sabor a fado

A ligação da SICAL à cidade e à cultura portuguesa é tão profunda quanto a da sua embaixadora, Cuca Roseta. Ao som do fado e com o calor dos arraiais, a fadista junta-se mais uma vez à marca numa celebração que também é sua.

“A minha ligação à SICAL é natural. Crescemos juntas nesta missão de valorizar a tradição – o sabor do café, o som do fado, a alma das festas populares”, partilha Cuca, que vê nos Santos uma das expressões mais vibrantes da alma lisboeta. “Nos Santos, Lisboa é ainda mais intensa, e é um privilégio viver isso com uma marca que conhece tão bem o coração português.”

De Lisboa para o mundo

Durante o mês de junho, a presença da marca será sentida nas ruas de Lisboa, nos principais bairros da cidade, acompanhando as comemorações do Lisboa Cultura.

A campanha OOH, desenvolvida pela agência WOLT, estará visível em outdoors, com uma forte componente emocional e visual que convida todos a viver os Santos, porque “a Tradição está viva e o café é SICAL”.

SICAL: mais que café

Criada por especialistas, a marca aposta nas melhores origens desde sempre. A icónica Baiana continua a representar a sua alma. Agora com imagem renovada, mais leve e moderna, sem esquecer o essencial: a origem.

Desde a sua origem, a SICAL apostou sempre numa comunicação inovadora, que já lhe valeu a conquista de um prémio no Festival Internacional de Publicidade de Nova Iorque, sendo a única marca do setor dos cafés a ser distinguida num Festival Internacional de Publicidade.

Nos anos 50, a marca adotou como endorsers os atores António Silva e Vasco Santana, ficando para a história a assinatura “SICAL, o tal do gostinho especial”. Na década de 60 evoluiu para os filmes de animação, e no final da década de 80 a assinatura da marca passa a ser “As Origens do Café”. Esta assinatura é acompanhada pelo lançamento de lotes de Origens, sendo a primeira marca de cafés neste segmento.

Em 2019, a SICAL apresenta-se com um logótipo renovado, com uma Baiana mais jovem, positiva e confiante que expressa o respeito pelas origens. É a partir desta nova Baiana que toda a imagem da marca foi também renovada, com novo grafismo e novas cores, desde as chávenas aos espaços e esplanadas, todo o mood reflete mais naturalidade e conforto, quer pelas cores, quer pelos materiais utilizados.

A nova imagem da marca mantém a assinatura que a marca usa desde 2012: “O Café está na Origem”.

Veja também