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Um guia para tempos complicados
Tatiana Carvalho
Tatiana Carvalho
24 Fev, 2021 - 12:15

Beber café em jejum: será mesmo a melhor forma de começar o dia?

Tatiana Carvalho

Esqueça o hábito de beber café em jejum e comece a comer um bom pequeno-almoço, ainda que não lhe apeteça muito. Saiba porquê.

Mulher a beber café em jejum

Para muitas pessoas é extremamente difícil evitar beber café em jejum e fazer do pequeno-almoço a refeição mais importante do dia, ainda que esta seja a recomendação número 1 dos nutricionistas e mães em qualquer lugar do mundo.

Muitas vezes é mais fácil apostar numa chávena de café para começar bem o dia em vez de consumir uma refeição completa com cereais, ovos e tostas.

A falta de apetite pela manhã não é incomum e tem uma explicação: quando acordamos o estômago está vazio e ainda não se encontra 100% em funcionamento. Porém, saltar a primeira refeição do dia não faz bem à saúde e ao metabolismo e é necessário comer qualquer coisa mesmo sem muita fome.

Evite beber café em jejum

Chávena de café expresso

Não falta quem aposte numa boa chávena de café preto em alternativa aos cereais, por exemplo. É normal que o café seja visto nesta situação como um substituto que fornece muita energia.

O problema de beber café em jejum é que a bebida não contém calorias, quando consumida pura, e por isso, não fornece energia. O que é sentido pelo corpo é apenas o efeito da cafeína.

Como preparar o corpo para o pequeno-almoço

Para quem acorda com náuseas e não consegue pensar em comida antes da primeira chávena de café, existem algumas dicas que podem facilitar a mudança de hábitos.

Certas opções funcionam de maneira a preparar o estômago e o metabolismo para o dia que se inicia. Uma delas é beber um copo de água com o sumo de 1 limão como primeira atividade do dia, antes mesmo do banho. Outra sugestão é um copo cheio de sumo de laranja natural, de preferência feito recentemente para aproveitar todos os nutrientes.

É crucial que o corpo receba alguma dose de energia logo no início do dia, ainda que seja em estado líquido. O sumo de laranja, por exemplo, fornece a glucose necessária para impulsionar a energia e uma dose generosa de cálcio e vitamina c.

As melhores opções para o pequeno-almoço

As sugestões mais saudáveis incluem cereais, frutas, leite e sumo, e não recomendam beber café em jejum. Contudo, comer sempre a mesma coisa pode enjoar.

Para esses dias, experimente comer qualquer comida. Não precisa de ser a comida pensada para o pequeno-almoço, afinal, se estava bom o suficiente para o seu jantar, também irá servir para a primeira refeição do dia. O estômago não fará diferença entre alimentos. Para o corpo, comida é simplesmente comida.

É claro que nesta recomendação não estão incluídos itens como: bebidas açucaradas, cereais com açúcar, doces e salgados de pastelaria, alimentos industrializados e fast-food.

Não desista

Talvez leve algum tempo para que o hábito de beber café em jejum seja ultrapassado, no entanto, os benefícios de consumir o pequeno-almoço serão rapidamente sentidos pelo corpo e podem fazer toda a diferença na sua rotina.

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